Postagens

Mostrando postagens de Outubro 13, 2017

Glorioso Brasil

Imagem
Gonzaga Mota* A Divina Comédia é um poema épico e teológico da literatura mundial, escrita pelo italiano Dante Alighieri (1265-1321). É formado por três partes: inferno, purgatório e paraíso, relatando em versos a história da conversão do pecador a Deus. Nossa intenção, neste pequeno texto, é estimular o leitor a ler a obra de Dante e fazer uma analogia com o que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil e em muitas regiões do mundo. Jamais teria a audácia de, em 22 linhas, analisar o mencionado poema, que é apresentado em centenas de páginas. Todavia, Dante percorreu, na imaginação, o inferno e o purgatório, acompanhado por Virgílio, escritor de Eneida no século I a.C., representando a Sabedoria Humana, e, ao lado da mulher amada Beatriz (Sabedoria Divina), percorreu o paraíso. Em síntese, Dante passou por lugares do pecado e da purificação e alcançou o reino da beatitude, ou seja, foi do inferno ao paraíso. Não desejamos tanto para o mundo e para o Brasil. Mas almejamos, compatibiliz…

Morre o poeta e violeiro Anacleto Dias, parceiro de Patativa do Assaré

Imagem
por Juazeiro do Norte. O poeta e músico Anacleto Dias, natural de Assaré, faleceu por volta das 21 horas desta quinta-feira (12), aos 92 anos. Anacleto estava internado no Hospital Regional do Cariri há 45 dias em decorrência de uma pneumonia e veio ao óbito por causa de insuficiência pulmonar. O artista começou a tocar aos treze anos e, ainda na adolescência, formou dupla com o poeta Patativa do Assaré. A família informou que o corpo do repentista será velado no Centro de Velório Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte. O sepultamento acontecerá no cemitério do Socorro, no mesmo Município, por volta das 16 horas. Trajetória Anacleto Dias de Oliveira nasceu no sítio Cacimbas, no 17 de abril de 1925. Na época a comunidade pertencia ao município de Assaré, hoje é território de Tarrafas. Ele aprendeu a tocar viola aos 13 anos, através de livro com notas musicais e já era cantador de improviso. Com 15 anos já tinha o seu próprio violão e fez parceria com Patativa do Assaré. A…

Terceira edição do Vida&Arte Convida terá literatura como protagonista na Livraria Cultura

Imagem
O Vida&Arte Convida chega à terceira edição na Livraria Cultura de Fortaleza neste sábado, 14, e terá uma uma programação dedicada exclusivamente para a literatura. O evento terá entrada gratuita, com início às 15 horas. O convidado especial desta edição será o escritor carioca Raphael Montes. Considerado uma revelação da literatura policial no Brasil, ele fará parte de uma entrevista aberta em um bate-papo com a escritora Socorro Acioli, às17 horas. Logo depois, às 19 horas, ele fará uma sessão de autógrafos para os fãs. Raphael é autor quatro livros de suspense, todos com direitos de adaptação vendidos para o cinema atualmente. 'Suicidas", seu primeiro romance publicado, foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010 e do Prêmio São Paulo de Literatura 2013. A segunda obra, "Dias Perfeitos", é vendido em 22 países e foi escolhido como Livro do Mês na Amazon dos Estados Unidos. O escritor também assina roteiros para  a televisão, como de "Supermax"…

EU POSSO TUDO

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Eu posso tudo. Estou coberto sob um manto de proteção que ninguém é capaz de me alcançar. E nada pode me atingir e, caso atinja, não provocará nada mais que pequenos arranhões, que logo cairão no completo esquecimento.
Eu posso tudo. Eu posso cometer qualquer crime que eu quiser, quando e onde bem o desejar: estelionato, furto, roubo, corrupção, desacato, desobediência, extorsão, ameaça, constrangimento ilegal, crimes de colarinho branco, contra o sistema financeiro, crimes ambientais... Eu posso até cometer crimes hediondos, insuscetíveis de graça, anistia e mesmo os crimes inafiançáveis, como o racismo, o terrorismo, o tráfico de drogas, homicídio qualificado, latrocínio, estupro, extorsão mediante sequestro... Nesse caso, tenho que ter apenas o cuidado de não ser pego em flagrante. O rol de minhas possibilidades é tão extenso que até a mim assusta. Então percebo o quão tolo estou sendo e digo para mim mesmo que tenho de aproveitar essas regalias a mim conc…

15ª edição da Restaurant Week chega a Belo Horizonte

Imagem
Nesta temporada, o evento vai convidar os chefs dos melhores restaurantes da capital mineira a surpreenderem os clientes, usando como inspiração o tema "Temperos do Quintal". L'Entrecôte Executive, do restaurante L'Entrecôte de Paris, de BH. (Divulgação)
Com o tema “Temperos do Quintal”, um dos festivais gastronômicos mais esperados em BH vai instigar os chefs a criarem pratos com produtos cultivados por produtores locais, prestigiando a agricultura local e suas peculiaridades
Reunir grandes grupos de amigos nos melhores restaurantes da cidade, celebrar a boa gastronomia e ainda pagar um valor bem abaixo do usual. Esta é a proposta da Restaurant Week, tradicional festival gastronômico que chega à sua 15ª edição em Belo Horizonte entre os próximos dias 13 de outubro e 5 de novembro. Nesta temporada, o evento vai convidar os chefs dos melhores restaurantes da capital mineira a surpreenderem os clientes, usando como inspiração o tema “Temperos do Quintal”. “Nossa meta é…

Jaceguai, 27, e os berços da MPB

Imagem
A Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi) lança neste sábado, dia 14/10, o livro "Jaceguai, 27", de Leila Affonso e Jorge Fernando dos Santos. Os autógrafos terão início às 11h, com entrada franca. Nas reuniões da Jaceguai revelaram-se os talentos de Sidney Mattos, Lucinha Lins, Aldir Blanc, Rolando Faria e Gonzaguinha. Foto (Acervo/Leila Affonso) No final da década de 1960, surgiu no Rio de Janeiro o Movimento Artístico Universitário (MAU), que marcaria a história da MPB. Formado por jovens talentos como Aldir Blanc, Celia Vaz, Cesar Costa Filho, Eduardo Lages, Gonzaguinha, Ivan Lins, Lucinha Lins, Marcio Proença, Ruy Maurity e outros, o grupo se articulou a partir dos festivais universitários da TV Tupi e daria origem ao programa “Som Livre Exportação”, da Rede Globo.
A história desse importante capítulo da MPB começou na Rua Jaceguai, 27, no tradicional bairro carioca da Tijuca, e é o tema do novo livro do escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos. Autor …

Prêmio Nobel da Paz 2017 põe em foco a luta pelo fim da utilização de armas nucleares

Imagem
A campanha internacional para proibir as armas nucleares (ICAN, na sigla em inglês) recebeu na sexta-feira, 6 de outubro, o Prêmio Nobel da Paz de 2017. Trata-se de uma coalizão de organizações não governamentais de cerca de 100 países. A organização recebe o prêmio por seu trabalho em chamar a atenção para as consequências catastróficas do uso de armas nucleares e por seus esforços para chegar a um tratado que proíba esse tipo de armas. O comitê norueguês fez sua escolha este ano entre 318 candidaturas, sendo 217 individuais e 103 de organizações. O ganhador sucede o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, destacado por seus “esforços decididos” em levar a paz a seu país após 52 anos de conflito armado. Todos os Estados, organizações internacionais e organizações da sociedade civil devem reconhecer que “é um imperativo humanitário universal banir as armas nucleares, mesmo para os Estados que não as têm”, afirma, na página do Facebook, a Campanha Internacional para a Abolição das …

Dia dos Professores: “São eles capazes de propor transformações importantes para o Brasil”

Imagem
No próximo domingo, 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores. A data é marcada por homenagens ao redor do país, mas um dia no ano está longe de ser suficiente para celebrar o trabalho docente e discutir as situações enfrentadas por eles no dia a dia. Por isso, o portal da CNBB convidou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner para bater um papo conosco sobre esse dia.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra: Como o senhor vê a celebração do “Dia dos professores” neste momento pelo qual o Brasil atravessa uma crise histórica? As pessoas que assumem o magistério são vitais para a sociedade. Os professores e as professoras têm a missão de formar e dar um suporte intelectual e profissional às crianças e jovens. Eles tem uma responsabilidade com o futuro do país, especialmente no que se refere à transmissão dos valores bailares como a solidariedade, a justiça, a democracia, a inserção social, o respeito pela sexualidade, a tolerância, a transcen…

Manifestantes protestaram por liberdade de expressão em frente a museu no Rio

Imagem
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Ato Arte Pela Liberdade contou com atividades para as crianças na Praça Mauá, zona portuária da capital fluminense Tomaz Silva/Agência Brasil Um protesto reunindo artistas plásticos, atores, músicos e ativistas sociais foi realizado em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR), contra a censura e pela liberdade de expressão. O ato foi organizado pelas redes sociais e chamou a atenção de quem passava pelo local, ao lado da Praça Mauá, que nesta quinta-feira (12) estava repleta de pessoas curtindo o feriado de Nossa Senhora de Aparecida e também Dia das Crianças. Com faixas e cartazes defendendo a democracia e protestando contra a censura, os manifestantes realizaram diversas atividades em frente ao museu, incluindo oficinas de culinária e pintura para crianças. O MAR foi um dos pivôs da polêmica em torno da exposição de temática LGBT Queermuseu. A mostra foi cancelada em setembro em Porto Alegre, onde acontecia no Centro Cultural Santander, e ch…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil