Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2017

Acontece hoje o evento de lançamento da edição número 36 da Revista Entrevista, um dos mais tradicionais trabalhos do curso de Jornalismo da UFC

Imagem
Acontece nesta terça-feira (28), a partir das 19h, no Auditório Raquel de Queiroz - localizado no Centro de Humanidades II da Universidade Federal do Ceará - o evento de lançamento da edição número 36 da Revista Entrevista, um dos mais tradicionais trabalhos do curso de Jornalismo da UFC.A publicação - promovida pelo curso desde agosto de 1992 - desta vez assume um caráter particular: pela primeira vez, todas as entrevistadas são mulheres. Seguindo esse princípio, foram escutadas e perfiladas a cantora e jornalista Mona Gadelha; a cantora Kátia Cilene; a fotógrafa Karine Garcêz; a apresentadora Lena Oxa; e a jornalista Erilene Firmino.De acordo com o jornalista Ronaldo Salgado, professor, idealizador e orientador do projeto, fazer a revista vir à luz com essa proposta diferenciada de recorte das personagens, pode contribuir para um maior olhar da sociedade quanto à pauta que está sendo reforçada no momento atual."A própria liberdade com que se escolheu o rol de entrevistados para…

Aplicativo instiga ação contra Aedes

Imagem
Buscando estimular a população no combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus, a Universidade Federal do Ceará (UFC) apresenta amanhã a representantes das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Fortaleza, novos produtos educativos disponíveis para smartphones e tablets.Uma das ferramentas, o aplicativo Aedes em Foco, tem como alvo o engajamento das pessoas a partir da formação de "brigadas" em ambientes como condomínios, empresas e escolas, para que as próprias pessoas organizem grupos de busca a focos de criação do mosquito, conforme explica o professor do Instituto UFC Virtual, Henrique Pequeno."O que nos estimulou foi promovermos um maior engajamento das pessoas, para que elas tenham uma identidade maior com a problemática. Ainda existe no imaginário social que esse é um problema para o poder público resolver, mas estamos há 30 anos com esse problema e o processo só tende a piorar. Então desenvolvemo…

Ceará vai se adequar a regras do Governo Federal

Imagem
Beatriz CavalcanteAo Governo do Estado do Ceará resta esperar pela reforma da Previdência da União para poder aplicar as regras aos servidores públicos estaduais. Isso porque estados e municípios terão seis meses de prazo para promoverem mudanças nos sistemas de aposentadoria dos servidores. Se não mexerem nas regras, serão obrigados a se adequar à reforma da Previdência que for aprovada pelo Congresso. Diante disto, Maia Júnior, secretário do Planejamento do Ceará, diz que o Estado já adotou todas as medidas possíveis e que é preciso “aguardar a lei federal”.A ideia da União é estabelecer prazo para que os governos estaduais e municipais façam os seus ajustes, que serão apresentados pelo Governo como emenda à proposta de reforma da Previdência.“A União colocou como condição aos estados a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos gastos. Aprovamos a PEC da sustentabilidade, mais o aumento das alíquotas da contribuição previdenciária. O Estado já criou um fundo de capitalização para …

Morre aos 87 anos Ahmed Kathrada, ex-companheiro de cela de Nelson Mandela

Imagem
Ahmed Kathrada, companheiro de prisão de Nelson Mandela e da luta contra o apartheid (regime de segregação racial) na África do Sul, morreu nesta terça-feira em Joanesburgo, aos 87 anos, ao sofrer complicações após uma cirurgia no cérebro. As informações são da Agência EFE.Membro do Congresso Nacional Africano (CNA) e militante também do Partido Comunista Sul-Africano (SACP), Kathrada foi condenado a prisão perpétua em 1964 ao lado de Mandela e de outros líderes destas organizações, e passou grande parte dos 26 anos que esteve recluso na prisão de Robben Island, por suas atividades contra o regime.Kathrada foi libertado junto com seus companheiros de prisão em 1989, quando o regime segregacionista iniciou as negociações com a resistência negra para dissolver e dar lugar à democracia multirracial.O veterano da luta pelos direitos civis na África do Sul foi eleito parlamentar pelo CNA nas primeiras eleições democráticas, realizadas em 1994, e foi assessor do presidente Mandela, que deix…

Sinal analógico de TV em São Paulo será desligado quarta-feira

Imagem
O sinal de TV analógico será desligado em São Paulo e em 38 municípios da região metropolitana na próxima quarta-feira (29). Balanço parcial da Seja Digital, entidade responsável pela condução do processo de digitalização do sinal de TV, mostra que cerca de 1 milhão de kits com conversor e antena, dos 1,8 milhão disponíveis, foram entregues a pessoas inscritas nos programas sociais do governo federal. A entidade espera que o nível de digitalização chegue a pelo menos 93% para que o sinal seja de fato desligado. Uma pesquisa, feita dois dias antes do prazo, indicará o percentual.Teresinha Borba, 70 anos, não vai precisar de fazer a mudança, pois há dois anos ela ganhou da filha uma TV digital. “O sinal é ótimo. Não tem problema nenhum”, relatou a aposentada que mora na Vila das Mercês, na zona sul da cidade. Ao visitar a exposição Vila Digital, no prédio dos Correios, Teresinha sorriu ao lembrar que é mais velha do que a própria televisão. “No meu tempo só tinha radinho. E demorou um b…

Exibição em Paris ressalta paixão de Picasso por culturas distantes

Imagem
Por Nathalie Kantaris DiazA admiração de Pablo Picasso por civilizações distantes ganhou destaque em uma nova exposição em Paris, com peças da coleção do artista que mostram essa paixão de toda uma vida e seus próprios esboços, esculturas e pinturas inspirados por elas.Intitulada "Picasso Primitif", a mostra pretende exibir "uma visão comparativa de suas obras com aquelas de artistas não-ocidentais" da África, da Oceania, das Américas e da Ásia, de acordo com o museu Quai de Branly.Entre os itens presentes está a pintura "Cabeça de Mulher", na qual a proeminência da testa, os dentes e buracos no lugar das bochechas lembram uma máscara antropomórfica da Costa do Marfim, enquanto uma máscara listrada de formato hexagonal de 1919 parece dar um toque moderno a tais peças tradicionais africanas."Picasso Primitif" estreia na terça-feira e dura até julho.
Reuters

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Um mestre da literatura em Londrina