Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Estudantes nordestinas combatem machismo com literatura de cordel

Imagem
Marcelo Testoni Colaboração para Universa 13/01/2020 04h00
Estudantes do ensino médio de uma escola em Cascavel, município com 85 mil habitantes no interior do Ceará, descobriram uma forma criativa de colocar em pauta o feminismo e as várias formas de discriminação. Para isso, elas passaram a produzir literatura de cordel, típica da região, baseada nesses temas. O projeto, batizado de Dice, em referência à deusa grega da justiça, não tem tido impacto apenas na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, onde estudam. Com ele, as alunas conseguiram trazer os temas para o debate e mudar algumas dinâmicas escolares e até detalhes do currículo escolar. Graças à iniciativa, a escola foi finalista da premiação nacional Desafio Criativos da Escola 2019, promovida pelo "Design for Change", movimento global que estimula crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade por um mundo melhor. A ideia surgiu em 2017, depois que um grupo de meninas com entre 15 e 18 anos…

“Tragédias BR”: Peça em cartaz une literatura e teatro documentário

Imagem
Produção traz o drama e o trágico nacional, e demonstra como a sociedade atual ainda reflete o cotidiano das décadas passadas Com um texto baseado em três grandes obras modernas da literatura dramática brasileira, o Grupo Casa apresenta pela segunda semana a peça “Tragédias BR”, tomada por atores vestidos “à la black tie”, interpretando personagens carregados das vivências cotidianas. Conflitos familiares, românticos, políticos e religiosos fundamentam o enredo, que tem um fundo trágico, informativo e até sarcástico. As obras “Eles Não Usam Black Tie” de Guaniere (1958), “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues (1960) e “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes (1960) baseiam “Tragédias BR”, e trazem um clima muito brasileiro e atual à montagem. O cenário, os figurinos e a trilha sonora, pensados com muito cuidado, complementam a ‘realidade’ da peça. Com uma luz dramática e um palco que trabalha a profundidade em dois planos, o público pode se concentrar na cena, e ainda apreciar inte…

Devoção e culto a Nossa Senhora de Nazaré poderão se tornar patrimônio da humanidade

Imagem
NAZARÉ, 14 Jan. 20 / 11:00 am (ACI).- Muito presente em países lusófonos, especialmente Brasil e Portugal, a devoção e o culto a Nossa Senhora de Nazaré poderão se tornar em breve Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Isso se deve ao fato de que, entre 24 e 26 de janeiro, acontecerá na cidade de Nazaré (Portugal), o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, ocasião em que será lançada a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). De acordo com o site do Encontro, “o culto a Nossa Senhora de Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições Marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil”. Em terras brasileiras, esta devoção se manifesta, sobretudo, no Círio de Nazaré, em Belém (PA), …