Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2018

Em busca de Homer

Imagem
Em Sodoma e Gomorra (quarto volume de In Search of Lost Time ), a avó de Proust declarou sua rejeição de uma Odisséia em que os nomes dos deuses não apareceram em sua forma latina em vez do grego correspondente. Hoje, uma tradução das obras de Homero em que Minerva apareceu em vez de sua homóloga grego, Athena nos fazia olhar para ela com suspeita, mas para a avó de Proust, essa era a característica que a consolava diante de movimentos modernos que apostaram em usar o Versão grega dos nomes dos deuses: audácia dos novos tempos e traduções que não lhe dão a confiança daquele cuja leitura sempre a acompanhou, porque cada geração tem sua própria tradução dos clássicos.

Escritor Marcelo Mirisola volta a explorar obsessões e autoficção no novo livro "Como Se Me Fumasse"

Imagem
por Guilherme Sobota - Agência Estado Em uma das cenas do novo romance de Marcelo Mirisola, "Como Se Me Fumasse", o pai do narrador olha para rascunhos espalhados pela sala e, ao descobrir que se tratam de escritos de ficção, vaticina: "Isso e merda são mesma coisa". A discussão do que é memória e do que é imaginação na prosa de Mirisola é um dos fatores que marcam a carreira do escritor, cujo primeiro livro foi publicado há 20 anos ("Fátima Fez os Pés para Mostrar na Choperia"). A despeito de quem acha que o gênero - autoficção - já se esgotou, ele é categórico. "É a soberba dos críticos diante da autoficção que está esgotada", diz, numa troca de e-mails. "Eles não aguentam mais desqualificar o gênero E eu sigo firme e forte, continuo azucrinando a vida e a 'autoridade' deles", completa. A questão é que "Como Se Me Fumasse", seu oitavo romance, segue vencendo ao apostar mais fichas na mesma mão: levar a narrativa em …

O Brasil no Oscar

Imagem
O animador Carlos Saldanha concorre na categoria de animação com 'O Touro Ferdinando' e o Rodrigo Teixeira, um dos produtores de 'Me Chame pelo Seu Nome', um dos nove concorrentes a melhor filme. Cena do filme "Me Chame Pelo Seu Nome". (Divulgação)
Tem brasileiro no Oscar. Aliás, dois. O animador Carlos Saldanha concorre na categoria de animação com O Touro Ferdinando. É azarão, porque por mais encantador que o filme possa ser para o público infantil, existem animações melhores (mais adultas?) na disputa - Viva - A Vida É Uma Festa e Com Amor, Van Gogh. O outro é Rodrigo Teixeira, um dos produtores de Me Chame pelo Seu Nome, do italiano Luca Guadagnino, um dos nove concorrentes a melhor filme.
Apresentado por Andy Serkis e Tiffany Haddish - ela errou muito os nomes -, o anúncio dos indicados para o 90º prêmio da Academia reafirmou A Forma da Água como favorito, com 13 indicações, incluindo melhor filme, diretor (Guillermo Del Toro) roteiro (do cineasta), atri…

Papa condena 'mal' de notícias falsas e seu uso para ganhos políticos

Imagem
Mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi publicada nesta quarta-feira. Francisco condena o uso manipulativo de redes sociais. (Vatican Media)
Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco condenou nesta quarta-feira o "mal" das notícias falsas, dizendo que jornalistas e usuários de redes sociais devem rejeitar e desmascarar "táticas de serpente" manipuladoras que fomentam a divisão para servir a interesses políticos e econômicos.
"Notícias falsas são um sinal de atitudes intolerantes e hipersensíveis e levam apenas a difusão de arrogância e ódio. Esse é o resultado final da mentira", disse Francisco, no primeiro documento do papa sobre o assunto.
A declaração foi emitida após meses de debate sobre o quanto notícias falsas podem ter influenciado a campanha presidencial dos Estados Unidos em 2016 e a eleição do presidente norte-americano, Donald Trump.
O documento, chamado "A verdade irá libertá-lo --notícias falsas e…

Abertas inscrições para composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Imagem
Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil Organizações da sociedade civil podem se candidatar a 21 vagas para composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. O prazo para inscrição se estende até o dia 19 de março. Há 15 anos, a entidade reúne representantes da sociedade e do governo para auxiliar a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) em suas articulações. Para concorrer a uma vaga no conselho, a entidade interessada deve atuar há pelo menos dois anos na promoção e defesa dos direitos da mulher, desenvolvendo atividades em quatro estados ou duas regiões do país. As vagas estão divididas em duas categorias: 14 serão destinadas a redes e articulações feministas e 7 a organizações de caráter sindical, associativo, profissional ou de classe. Para Lucia Helena Rincon, conselheira da União Brasileira de Mulheres (UBM), a instabilidade política tem contribuído para retrocessos na área. "Temos procurado defender politicas de atenção à mulher que tivemos nos g…

Efeitos das mudanças climáticas no mundo são tema de mostra no Museu do Amanhã

Imagem
Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Exposição: Ameaçados – Planeta em Transformação é aberta ao público no Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio -Tomaz Silva/Agência Brasil Na exposição principal do Museu do Amanhã, os efeitos das ações humanas sobre o planeta Terra têm lugar de destaque, o que é chamado de antropoceno, termo formulado pelo cientista Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de 1995. Esse é o tema da nova exposição temporáriaAmeaçados – Planeta em Transformação, aberta nessa terça-feira (23) no museu. A mostra reúne 30 imagens do fotógrafo brasileiro Érico Hiller, que há dez anos percorre o mundo registrando as transformações no meio ambiente resultantes das modificações climáticas. Os efeitos dessas mudanças nas Ilhas Maldivas, pequeno país arquipélago localizado no Oceano Índico, e os poucos caminhos ainda exuberantes da Mata Atlântica brasileira são algumas das realidades documentadas pelo olhar do fotógrafo. Outra imagem de destaque é a progressiva redução…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira