Abertas inscrições para composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil
Resultado de imagem para Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
Organizações da sociedade civil podem se candidatar a 21 vagas para composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. O prazo para inscrição se estende até o dia 19 de março. Há 15 anos, a entidade reúne representantes da sociedade e do governo para auxiliar a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) em suas articulações.
Para concorrer a uma vaga no conselho, a entidade interessada deve atuar há pelo menos dois anos na promoção e defesa dos direitos da mulher, desenvolvendo atividades em quatro estados ou duas regiões do país. As vagas estão divididas em duas categorias: 14 serão destinadas a redes e articulações feministas e 7 a organizações de caráter sindical, associativo, profissional ou de classe.
Para Lucia Helena Rincon, conselheira da União Brasileira de Mulheres (UBM), a instabilidade política tem contribuído para retrocessos na área. "Temos procurado defender politicas de atenção à mulher que tivemos nos governos democráticos. Tem sido uma queda de braço, onde a secretaria não consegue manter o ritmo anterior", ressaltou.
A conselheira destacou que, como outras integrantes, tem defendido o rodízio na presidência do conselho, já que o regimento vigente ainda impede o revezamento no comando, que coincide com o da SNPM. Segundo Lucia Helena, o grupo busca manter a "esperança em um novo momento, embora nunca tenha sido homogêneo e siga sem consenso", como no caso da PEC 181/2015, que dividiu a população entre pessoas favoráveis e contra o aborto".
O regimento do conselho prevê frequência trimestral de reuniões, mas, de acordo com Lucia, o último encontro foi realizado em agosto do ano passado.
Inscrição
Para concorrer a uma vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, a entidade interessada deve enviar a ficha de inscrição disponível no site da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, junto com ofício endereçado ao conselho, indicando a delegada que participará do colégio eleitoral e a conselheira que a representará. Outros documentos, como relatórios que comprovem o funcionamento da organização, também são requeridos pelo edital.
A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial da União. A secretaria do conselho responderá eventuais dúvidas pelos telefones (61) 3313 7390 e (61) 3313 7079 e pelos e-mails eleicaocndm2018@spm.gov.br e cndm@spm.gov.br. O resultado das entidades selecionadas deve ser divulgado em 19 de abril.

Comentários

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Herança do governo golpista