Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 8, 2016

Resenha do dia: 60 Poetas trágicos, de Sergio Faraco

Para os leitores de Sergio Faraco, a cena que ora descrevo é familiar. Tio Joca, um experiente contrabandista, ensina a seu sobrinho, não mais que uma criança, os segredos de seu negócio, além de lições do que é estar no mundo, do que é ser um homem, dentro da tradição fronteiriça. Depois de comprar.
Zero Hora

Auxiliar de limpeza de 59 anos faz Enem com as filhas e viraliza na web

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Orlando Graciano (de azul) fez a prova acompanhado das filhas (Foto: Michelle Campos/Arquivo Pessoal)










França: oração e jejum pelas vítimas da pedofilia

Paris  - Realiza-se em todas as dioceses da França, nesta segunda-feira (07/11), um dia de oração e jejum pelas vítimas de abuso sexual. Os bispos franceses reunidos, em Lourdes, na assembleia plenária, pedem perdão pelos abusos perpetrados por membros do clero, celebram missa e são informados sobre o balanço das medidas que, em abril deste ano, foram tomadas pela Conferência Episcopal Francesa na luta contra a pedofilia. Jornalistas participam dessa sessão de trabalho. O Bispo de Puy, Dom Luc Crépy, Presidente da “célula permanente” instituída recentemente pelos bispos franceses a fim de coordenar todas as medidas de luta contra a pedofilia no âmbito diocesano, explicou na entrevista ao jornal católico “La Croix” que o dia de hoje é uma resposta ao convite do Papa Francisco que pediu a todas as Conferências Episcopais do mundo para celebrar este dia numa data a ser escolhida. A Igreja na França escolheu esta segunda-feira. “Parece-me simbólico que os bispos rezem todos juntos fazendo…

MPF no Ceará pede anulação da Redação do Enem

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação na Justiça Federal para que a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja anulada. Segundo o MPF, "o vazamento do tema da avaliação violou o tratamento isonômico que dever ser assegurado aos candidatos".
Na ação contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o procurador da República Oscar Costa Filho pede ainda liminar para "suspender os efeitos da validade jurídica da prova de Redação até o julgamento do mérito", segundo informações do MPF. 
O procurador também sustenta que o tema da Redação apareceu em publicação do Ministério da Educação (MEC) divulgada em 2015 para desmentir boato sobre prova naquele ano. Sobre este caso, o ministro da Educação, José Mendonça Filho, negou que tenha havido vazamento da prova e atribuiu a uma suposta "rede de informações falsas", que seria sustentada por "partidos políticos" de oposição ao gov…

Papa denuncia «cumplicidade» com o tráfico humano

O Papa Francisco lançou um apelo à sociedade para que se empenhe na sensibilização, educação e coordenação no combate ao tráfico de seres humanos, uma «praga» que continua a ser alimentada pelos «poderosos interesses económicos» e pelas «redes criminosas», perante «uma certa indiferença e até cumplicidade» do mundo em geral. 
Convidado a dirigir-se aos participantes da II Assembleia da Religious in Europe Networking Aginst Trafficking and Exploitation, que decorre em Roma, Itália, o Pontífice advertiu que é necessário estabelecer uma melhor coordenação de esforços por parte dos «governos, autoridades jurídicas, legislativas e dos trabalhadores sociais», para se conseguir alcançar «o nível de consciência na opinião pública» que permita combater «a gravidade e a extensão do problema». 
Além de ser uma das «feridas» do mundo contemporâneo, o tráfico humano é também uma nova «forma de escravidão» que «viola a dignidade» e constitui «um verdadeiro crime contra a humanidade», sublinhou o Pa…

Epidemia do vírus Zika no Brasil completa um ano com desafio na área de pesquisa

Débora Brito – Repórter da Agência Brasil Na próxima sexta-feira, (11) completa-se um ano desde que o Brasil foi oficialmente atingido por uma das maiores epidemias de sua história. Em 11 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde decretou a epidemia do vírus Zika como Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Naquela data, já se passavam dois meses desde que médicos do Nordeste alertaram para o alto número de nascimentos de bebês com microcefalia em diversos estados. Começava ali um longo período de investigação e angústia para mães, mulheres grávidas e famílias. Pesquisadores de diversas áreas mobilizaram-se até constatar que os casos de microcefalia poderiam estar relacionados a um novo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A zika passou a ser o novo vilão da saúde nacional.
A descoberta
Os primeiros casos de infecção pelo zika no Brasil ocorreram em meados de abril de 2015, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA). O infectologista A…

Projetos da Cáritas beneficiam milhares de brasileiros

Ajuda ao Haiti e assistência aos refugiados são, atualmente, prioridades para a Cáritas Brasileira Luciane Marins Da Redação
A Cáritas Brasileira desenvolve uma série de projetos que beneficiam milhares de pessoas pelo país. Embora suas ações mais conhecidas sejam relacionadas a situações de emergência, como os desastres sócio ambientais, a entidade atua em programas voltados para catadores de material reciclável, refugiados, infância, adolescência e juventude, economia popular solidária entre outros. Em meio às celebrações do jubileu dos 60 anos da entidade, a integrante da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira, Alessandra Miranda, falou ao noticias.cancaonova.com sobre a diversidade dessas ações. Ela explica que, embora diferentes, os programas têm em comum a busca e a garantia dos direitos das pessoas mais empobrecidas, destaca o SOS Haiti e o trabalho com os refugiados como prioridade, conta como é administrado o recurso do Fundo Nacional de Solidariedade e faz um convite para to…