Postagens

Mostrando postagens de Novembro 3, 2017

Escritor com síndrome de Down impactou o Congresso dos EUA com esta mensagem

Imagem
(ACI).- Frank Stephens conseguiu captar a atenção mundial sobre a dignidade da vida das pessoas com Síndrome de Down no Congresso dos Estados Unidos, quando afirmou que a ideia de abortar os filhos ao descobrir que eles nascerão com Síndrome de Down é “profundamente influenciada por um preconceito ultrapassado”. A recente intervenção de Frank Stephens no Congresso dos Estados Unidos não deixou ninguém indiferente. Em apenas alguns dias, o seu discurso, cheio de razões e emoção, deu a volta ao mundo. Frank Stephens é ator, escritor, porta-voz da Global Down Syndrome Foundation e membro da equipe administrativa de Special Olympics no estado da Virgínia. Com um discurso de apenas 7 minutos clamou contra a “solução final” contra as pessoas com síndrome de Down. O seu discurso na Câmara de Deputados dos Estados Unidos ocorreu durante uma comissão sobre investigação científica, questão que Stephens aproveitou para fazer uma introdução brilhante ao seu discurso. “Para que não haja confusão,…

Filho da escritora Lya Luft morre em Florianópolis durante surfe

Imagem
Por G1 SC André Luft sofreu parada cardiorrespiratória enquanto surfava em Florianópolis (Foto: Bombeiros/Divulgação) Um dos filhos da escritora Lya Luft morreu em Florianópolis na tarde de quinta-feira (2). André Luft , de 51 anos, estava surfando quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe do Arcanjo do Corpo de Bombeiros foi acionada às 12h na Praia do Moçambique. Durante 40 minutos, a equipe médica realizou procedimentos de reanimação cardiopulmonar, sem sucesso. “A esposa informou que ele tinha doença cardíaca, que passou por um cateterismo há cerca de um mês e que estaria liberado para a prática de exercício físico”, detalha o coronel Diogo Losso, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, na praia havia outros surfistas e um guarda-vidas civil de folga que iniciaram os procedimentos de reanimação até que a equipe do Arcanjo chegasse. O Instituto Médico Legal esteve no local. Luto Pelo Facebook, a escritora Lya Luft, que tem outros dois filhos, lamentou a morte de André. “Pe…

Sistema gratuito para solicitar certidão negativa online é ampliado pelo TJCE

Imagem
O atendimento para pedir a certidão negativa cível e criminal de 1º grau sofreu mudança. A Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ampliou o serviço desde sábado (28). A alteração veio por meio da implantação de nova versão do sistema Certidão Negativa e Criminal (CNC). A nova medida vai proporcionar comodidade e economia de tempo. Não será mais preciso se descolocar às unidades judiciárias da capital para solicitar o serviço, que segue sendo gratuito. A ação faz parte do projeto estratégico “Desenvolvimento de Sistema de Requerimento e Emissão ‘Eletrônica de Certidões”. Para fazer uma solicitação, é necessário acessar o site do TJCE . Em seguida, entrar na aba “cidadão” e clicar em “certidão negativa”. “Essa ferramenta será mais um serviço para o cidadão, que poderá requerer sua certidão via online, ou seja, sem a necessidade de comparecer ao Fórum no setor correspondente para solicitá-la. O serviço já era disponível para o 2º Grau, e agora contempla também o 1º…

Resumo histórico

Imagem
Gonzaga Mota*
A origem da moeda está relacionada com a evolução dos sistemas econômicos. A natureza dinâmica das atividades produtivas e as forças de mercado forçaram o surgimento da moeda. Os sistemas mais rudimentares caracterizavam-se pela ausência de trocas e consequentemente de moeda. Tendo-se, portanto, a chamada economia natural. As pessoas eram autossuficientes (tipo Robinson Crusoé, no romance de Daniel Defoe). Os níveis de poupança nulos implicavam na estagnação daquelas comunidades. Como segundo tipo de sistema, surgiu a economia de escambo, as trocas de bens eram realizadas diretamente, sem a existência de intermediários. Foi o início da especialização (divisão do trabalho). Apesar da evolução, a economia de escambo apresentava uma série de problemas, impedindo uma expansão mais acelerada da produção, tais como: indivisibilidade dos bens, coincidência de interesses, dificuldade de transportes, dentre outros. O terceiro tipo foi chamado de economia monetária, havia intermed…

Eventos e projetos voltados à leitura, incluindo uma nova biblioteca, enriquecem o cenário na cidade

Imagem
Com ascendência no século XVIII, mais precisamente nos salões franceses ou nos grupos americanos de estudiosos da Bíblia, no Brasil os clubes de leitura têm como ancestrais os saraus do século XIX, hábito que veio na bagagem da corte portuguesa, com a chegada da família real. Dispensando a pompa dos seus antepassados, hoje as agremiações ganham cada vez mais destaque, contando com a ajuda da tecnologia digital. "Clubes de leitura não são novidades. Ele existem em diversos países e estados", afirma o escritor e produtor cultural Talles Azigon, identificando o surgimento de "uma nova onda" dessas agremiações nos últimos quatro anos, por força da internet. "As pessoas têm necessidade de se encontrar", atesta, justificando o aumento desses clubes, que congregam pessoas de diferentes idades e temáticas diversas. > Espaços abertos  No último dia 25, por exemplo, o assunto foi tema de mesa-redonda dentro da Semana do Livro e Biblioteca, realizada em outubro e…

A felicidade não está em ter ou se tornar alguém

Imagem
No Angelus dessa quarta-feira, o Papa Francisco falou sobre a santidade Nesta quarta-feira (01/11), o Papa não realizou a tradicional Audiência Geral para rezar o Angelus na Solenidade de Todos os Santos. Na alocução que precedeu a oração mariana, o Pontífice falou das características dos santos, afirmando não se tratar de “modelos perfeitos”, mas de pessoas tocadas por Deus. “Podemos compará-los com os vitrais das igrejas, que fazem entrar a luz em diferentes tonalidades de cor. Os santos são nossos irmãos e irmãs que acolheram a luz de Deus em seu coração e a transmitiram ao mundo, cada um segundo a própria ‘tonalidade’. Mas todos foram transparentes, lutaram para retirar as manchas e as obscuridades do pecado, de modo que a luz de Deus pudesse passar. Este é o objetivo da vida, também para nós.” A felicidade, acrescentou o Papa, não está em ter ou se tornar alguém. A verdadeira felicidade é estar com o Senhor e viver por amor. Os ingredientes para a vida feliz se chamam bem-aventu…

Festival de dança contemporânea tem apresentações gratuitas no Rio de Janeiro

Imagem
Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Espaços culturais do Rio de Janeiro, como o Circo Voador e a Escola de Artes Visuais do Parque Laje, serão ocupados a partir de hoje (3) por espetáculos de dança contemporânea que fazem parte do Festival Panorama. O primeiro módulo da programação vai até o dia 12 de novembro e tem apenas apresentações gratuitas ou com ingressos de até R$ 20. O festival retorna com mais dois módulos, em dezembro e janeiro. Participam do festival companhias de dança internacionais e brasileiras. As nacionais participam pela primeira vez da mostra Panorama.br, que estreia este ano e reunirá dez grupos de diversas partes do país. No primeiro dia, a programação terá o espetáculo suíço Sing The Positions, que se apresenta às 19h no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá. A entrada custa R$ 20 a coreografia reune dois bailarinos durante 50 minutos, em um jogo de músicas e texturas sonoras. A classificação etária é livre. Em seguida, o centro cultural recebe o es…

Desigualdade entre homens e mulheres aumenta; Brasil cai 11 posições em ranking

Imagem
Lidia Neves – Repórter da Agência Brasil De acordo com pesquisa, principal piora foi constatada no mercado de trabalhoArquivo/Agência Brasil Depois de uma década de progresso lento, mas contínuo, em direção à igualdade de gênero, pela primeira vez o Fórum Econômico Mundial constatou aumento das disparidades entre homens e mulheres no planeta. A informação consta do Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2017, divulgado hoje (2) pela organização. Por causa da queda da participação feminina na política, o Brasil caiu 11 posições em apenas um ano. O estudo indica que 68% da desigualdade de gênero no planeta foi combatida, contra 68,3% em 2016 e 68,1% em 2015. Todos os quatro pilares do relatório apresentaram piora na comparação entre homens e mulheres: acesso à educação, saúde e sobrevivência, oportunidade econômica e empoderamento político. Até o ano passado, os dois últimos itens vinham apresentando evoluções. Pelo cálculo atual, seriam necessários 100 anos para acabar com a desigu…

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Candidatos chegam a local de prova do Enem  Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro. Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências