Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2020

Podcast: Deus é maior que tudo

Por Pe. Geovane Saraiva

Admirável mundo novo

Século VII d.F (depois de Ford). Uma sociedade dividida em castas, cada uma delas feliz com o papel que lhe cabe desempenhar para garantir a estabilidade social, sem questionar. Os seres humanos são concebidos mediante fertilização in vitro, a garantir a uniformidade dos indivíduos através de bebês de proveta, os quais são condicionados durante toda a vida, de modo a cumprirem com alegria as suas tarefas, a depender de suas castas: deltas, gamas e ipsilões. O Soma é o remédio garantido a todos para impedir qualquer sentimento de infelicidade. Um governo centralizado e totalitário encarregado de não permitir que a ordem social seja ameaçada. Ensino conduzido e direcionado, inclusive durante o sono. A realidade posta é indiscutível. Os livros e o conhecimento são proibidos. A velhice fisiológica não mais existia. A divindade era Ford. Em 1932, Aldous Huxley publicava Admirável Mundo Novo, discorrendo sobre essa sociedade futurista que, ao longo do tempo, vem se mostrando de uma contemp…

Livro infantil sobre refugiados vai pra sala de aula e dá lição a crianças e adultos no Brasil

O livro ilustrado “A revolução das crianças”, do autor brasileiro Raul Marques, chegou até o Papa Francisco, mas é aquela turma dos pequenos que mais se beneficia com a obra. A personagem Yasmin, uma menina refugiada, encontra os colegas brasileiros e acaba dando uma aula de tolerância e solidariedade sem nem mesmo perceber. Antes da pandemia, o livro percorreu escolas no interior de São Paulo e já impactou cerca de 500 crianças: “a revolução das crianças não é feita com grandes discursos, armas ou guerras, mas com o que existe de mais poderoso no mundo, o amor”. Andressa Collet – Vatican News
A personagem Yasmin, uma pequena refugiada recém-chegada no Brasil, encara o seu primeiro dia de aula na escola e é bem recebida pelos colegas de classe. Na verdade, os pequenos seguiram a lição da professora sobre o tema da migração, numa história contada pelo jornalista e escritor, Raul Marques, de São José do Rio Preto/SP. “Criei essa história com uma série de inspirações. Talvez a mais impor…

A “Capela Sistina da Idade Média” ficou enterrada por cerca de 1200 anos

Enterrada por um terremoto no século 9, a Basílica de Santa Maria Antiqua foi descoberta pelo arqueólogo romano Giacomo Boni há 117 anos Clique aqui para abrir a galeria de fotos
Depois de passar mais de um milênio no subsolo e depois de mais de um século de escavações, um dos mais antigos locais de culto mariano conhecido em Roma reabriu as portas em 2017. Localizada perto do Fórum Romano, a Basílica de Santa Maria Antiqua foi redescoberta pelo arqueólogo romano Giacomo Boni há 117 anos, nas encostas do Monte Palatino. Abrir a galeria de fotos  Paradoxalmente, ter sido enterrado por cerca de 1.200 anos significou a salvação desta Basílica. A maior parte do patrimônio artístico dos séculos VII e VIII foi total ou parcialmente perdida devido ao movimento iconoclasta, de modo que os afrescos que ainda hoje são preservados na basílica são um testemunho único da arte cristã em seus inícios, algo raro não apenas em Roma, mas em todo o mundo. Particularmente digno de nota é um afresco maria…

Documentário traz história épica de amor de Leonard Cohen

Marianne & Leonard: Words of Love mostra uma relação que ultrapassou décadas“Oh, so long, Marianne/ It’s time that we began to laugh /And cry and cry and laugh about it all again.”  A musa de uma das canções mais emblemáticas do canadense Leonard Cohen, So Long, Marianne – do seu álbum de estreia, de 1967 –, foi a dinamarquesa Marianne Ihlen, que ainda inspirou as músicas Hey, That’s No Way to Say Goodbye Bird on the Wire. Agora, essa longa, tocante e inspiradora história de amor – que se estendeu dos anos 60 até a morte de ambos, em 2016, a poucos meses um do outro – pode ser compreendida com o documentário Marianne & Leonard: Words of Love, que recentemente foi disponibilizado para locação no Google Play e no YouTube.  O longa é de Nick Broomfield, que já havia dirigido um documentário sobre um casal célebre da música pop, Kurt & Courtney (1998), a respeito de intrigas no casamento de Kurt Cobain e Courtney Love.  A história de Marianne & Leonard começa em Hidra, na …