Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 8, 2017

ABL elege sua Diretoria para o exercício de 2018. O Presidente será o Acadêmico Marco Lucchesi

A Academia Brasileira de Letras elegeu, dia 7 de dezembro, quinta-feira, sua Diretoria para o exercício de 2018, em sessão Acadêmica ordinária. A posse está marcada para a quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro). Saiba mais A nova Diretoria da ABL MARCO LUCCHESI – Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi, nascido no Rio de janeiro em 9 de dezembro de 1963, é o mais jovem Presidente da Academia Brasileira de Letras dos últimos 70 anos. O mais novo, em toda a história da ABL, foi o Acadêmico Pedro Calmon (1902-1985), que assumiu em 1945, com 43 anos de idade. Escritor muitas vezes premiado, tanto no Brasil quanto no exterior, Lucchesi é autor de uma obra que abarca poesia, romance, ensaios, memórias e traduções. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória. Primeiro filho brasileiro de uma famíli…

Muere William Gass, escritor experimental

Ele disse sobre o seu primeiro romance: "Foi escrito para não ter leitores, embora ele merecia." Desde a publicação de Omensetter's Luck (1966), William H. Gass,nascido em Fargo (Dakota do Sul), em 1924, ficou claro sobre seu propósito com a escrita e a teoria literária: a experimentação. Ele morreu na quarta-feira aos 93 anos de idade devido a um problema cardíaco na cidade universitária, perto de San Luis (EUA). Ele não era um autor de sucesso comercial, mas uma figura de culto. Ele deixou um trabalho prolífico, um rastro de prêmios e influência. Embora ele não gostou do rótulo, ele foi considerado uma das revolucionárias vozes literárias do pós-modernismo no século XX americano, por sua escrita complexa, para quebrar as estruturas do romance tradicional. Mesmo a autoria do conceito de metaficção , ou a maestria literária da própria literatura, de suas artes e a relação do escritor com a escrita lhe foram atribuídas . Gass era um homem literário e um pensador. Ele era u…

O Sermão do Monte

Gonzaga Mota* Nosso objetivo em apresentar esse resumido texto é o de estimular a leitura e a interpretação do "Sermão da Montanha", evidenciado no Evangelho de Mateus, capítulos 5 a 7 da Bíblia Sagrada. Nesse Evangelho, Jesus é o Messias, Salvador do mundo, enviado por Deus. Ao perceber uma multidão que o acompanhava, ao lado dos seus 12 discípulos, subiu a um Monte e passou a ensinar os princípios básicos do Cristianismo, em busca do caminho, da verdade e da vida. "Quid ergo dicit"? (E que diz?). É evidente que destacamos alguns itens, deixando a exegese bíblica a critério e pesquisa do leitor. As bem-aventuranças são sentenças refletindo a procura da verdadeira felicidade. Nelas podemos identificar o orgulho e a vaidade de espírito, a esperança, a alegria, a justiça, a misericórdia, a simplicidade de coração, a paz, etc, enfim citações para análise profunda, visando a seleção de sentimentos que nos conduzam ao amor, ao "Reino do Céu". Outros ensinament…

Regionalismo e espiritualidade são o mote dos trabalhos de Mino, expostos no Shopping Iguatemi

Multifacetado. Assim pode ser definido Hermínio Macêdo Castelo Branco, mais conhecido como Mino. Escritor, cartunista, quadrinista e pintor, esses são alguns dos talentos do artista plural, que terá suas pinturas em exposição durante o mês de dezembro no Shopping Iguatemi. A "Iguatemino", I Exposição de arte do Mino no Iguatemi, fica no piso L2, vizinho a loja Kalunga, das 10h às 22h. Com visitação gratuita no espaço do shopping Iguatemi, os preços das obras são divididas em três categorias. A "Top", onde ficam os quadros mais caros, a categoria "Pop", preço intermediário, e a escala "Gift", que são os quadros mais em conta para o bolso. É uma categoria "para as pessoas que amam a arte e que não podem comprar. Um produto de baixo custo, mas de alta qualidade, para se presentear e presentear outras pessoas", explica o artista. Mais reconhecido por seus trabalhos em formato de quadrinhos, Mino permite conhecê-lo, como pintor quando reso…

A ausência das mulheres no prêmio Nobel

As estatísticas dos prêmios Nobel apontam um desfavorecimento às mulheres, que recebem apenas uma medalha de cada 20. Apesar de uma recente melhora, nos últimos dois anos nenhuma mulher recebeu o prestigiado prêmio, que será entregue neste domingo, 10 dezembro. As distinções científicas de Medicina, Física e Química, de Literatura e de Economia serão entregues na Suécia, e o da Paz, na Noruega, dois países que se reivindicam feministas e se orgulham por nortear os demais no caminho para a igualdade. No entanto, embora o número não tenha deixado de aumentar desde a primeira edição, passando de quatro premiadas entre 1901 e 1920 para 19 entre 2001 e 2017, as mulheres Nobel - 48 no total - representam pouco mais de 5% dos 896 premiados de ambos os sexos. Dos reconhecimentos originais - o de Economia foi instituído em 1968- , o de Física e o de Química são os mais "misóginos", tendo apenas premiado duas e quatro mulheres respectivamente. Paradoxalmente, a única mulher da Histór…

Alunos do Estado terão carteira de motorista gratuitamente

Alunos de 14 escolas da rede pública estadual estiveram ontem no Palácio da Abolição durante o lançamento do projeto CNH Popular Estudantil. A ação contemplará estudantes de todo o Ceará com oferta de carteiras de motorista (das categorias A e B) gratuitas. O objetivo do programa é estimular o estudo facilitando o acesso ao documento para quem não tem condições financeiras de adquiri-lo. Serão distribuídas 4 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ainda neste ano e outras 4 mil em março de 2018, para alunos que concluíram o 3º ano do ensino médio no começo de 2017 e no fim, respectivamente. Para se utilizar do benefício, o estudante deve ter pelo menos 80% de frequência e estar entre as melhores médias de seu colégio.  O número de carteiras de motorista disponibilizado será proporcional ao de alunos em cada escola. Segundo o secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar, serão disponibilizadas, no mínimo, cinco CNHs para cada instituição.  A estudante Fernanda Nascimento, 17,…

TV O POVO passa a transmitir o Canal Futura

Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP), pegou emprestadas palavras do filósofo e professor Rubem Alves (1933 – 2014) para ilustrar o anúncio da parceria entre TV O POVO e o Canal Futura. “Quando a gente ensina, a gente continua a viver na pessoa que foi ensinada”, citou a jornalista ontem, durante a realização da 17ª edição do Prêmio Delmiro Gouveia, no Hotel Gran Marquise. A partir do próximo dia 13, a TV O POVO passa a transmitir o canal educativo da Fundação Roberto Marinho. “O Canal Futura é uma das mais exitosas iniciativas em educomunicaçao do País. Além disso, o Futura é fruto de uma parceria com entidades empresariais e grandes atores da iniciativa privada”, completou Luciana, comemorando a sintonia entre as fundações. "O modelo que a gente acredita é de parceria que nos coloca no mesmo pé de igualdade diante das possibilidades. Acreditamos no diálogo para construir junto" João Alegria, diretor-geral do Futura Para consolidar a parceria, dois …

Amigos e admiradores destacam a vida e obra de Francis Vale

O cineasta, compositor e escritor paraense Francis Vale morreu em Fortaleza, na madrugada desta sexta, 8, vítima de um câncer. Ele construiu grande parte da carreira no Estado e é considerado um nome fundamental na história e na produção cultural local, com atuação no cinema, com documentários como "Dom Fragoso" (sobre o religioso paraibano) e "Trem da Alegria" (seu mais recente trabalho, que fala sobre o time de futebol de mesmo nome que enfrentou a ditadura), e na música (tendo sido um nome importante na época do chamado Pessoal do Ceará, que reuniu nomes como Belchior, Fagner, Téti e Rodger Rogério, e atuado como compositor). O secretário da cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, destacou a importância de Francis. “Ele é um homem fundamental para a cultura do Ceará. Me ensinou muito, foi meu mestre em ética, estética, cinema, literatura, poesia. É uma perda extraordinária, inestimável”, afirmou em entrevista ao O POVO, por telefone. Em nota, o prefeito Roberto Cláud…

Espetáculo Manual dx Guerrilheirx Urbanx ressignifica e atualiza obra de 1969

O espetáculo de formatura do 3º ano do Curso Técnico em Arte Dramática, do Cefart, estará em cartaz até o dia 17 de dezembro. No palco, 13 atores, ora interpretam, ora performam histórias de confrontos, desconstruções, críticas e diálogos. (Divulgação)
Figuras históricas e símbolos de diferentes gerações, que jamais dialogariam na linha do tempo tradicional, se encontram em Manual dx Guerrilheirx Urbanx, espetáculo de formatura dos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Arte Dramática, do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – Cefart.
Com direção de Marina Viana, e codireção de Henrique Limadre e Cléo Magalhães, a montagem é inspirada no Manual do Guerrilheiro Urbano, do político, guerrilheiro e escritor brasileiro Carlos Marighella, e propõe o encontro de Frida Kahlo, Maria Bonita, Lampião, Dandara, Hitler, Joana d'Arc e tantos outros nomes históricos que se conectam em um espaço atemporal, confrontam diversos discursos, criando, assim, uma revoluçã…

Desigualdade, o verdadeiro desafio

A desigualdade, em países ocidentais, nunca foi tão alta, exceto, talvez, na véspera da Primeira Guerra Mundial. Na Itália, também por causa do reduzidíssimo crescimento, há vinte e cinco anos a renda da classe média está estagnada ou em queda. (AFP)
Por Emanuele Felice*
A esquerda está em crise em toda a Europa. Mas a economia do velho continente nunca esteve tão bem, desde que passou a usar o euro. Aparentemente, é um estranho paradoxo. Nunca visto antes. Basta pensar que, nos anos 1930, quando o maior país da Europa lastimavelmente entregou-se aos cuidados hitlerianos, estávamos no meio de uma crise econômica sem precedentes. Agora não é mais assim: talvez a economia não conte mais nada nas escolhas dos eleitores? A economia ainda conta. Mas para resolver o enigma, é preciso olhar mais de perto os números do crescimento, entender quem se beneficia e quem perde.
Descobrir-se-á, então, que a desigualdade, em países ocidentais, nunca foi tão alta, exceto, talvez, na véspera da Primeira…

Ucrânia celebrará o Natal no dia 25 de dezembro pela primeira vez na história

O país celebrava o Natal de acordo com o calendário grego O Natal na Ucrânia será diferente este ano, isso por causa de uma lei ratificada recentemente pelo Presidente do país, Petro Poroshenko, que reconhece como festa nacional o dia de Natal segundo o calendário católico latino. O país celebrava o Natal unicamente de acordo com o calendário grego, empregado pela maioria ortodoxa e pela Igreja Católica Greco Ucraniana, sendo a data da celebração o dia 07 de janeiro. A declaração da festa de Natal em 25 de dezembro foi aprovada com 238 votos pelo Parlamento ucraniano no dia 16 de novembro passado, e significa a celebração de dois natais. A medida permitirá aos católicos de rito latino cumprir suas obrigações religiosas com maior facilidade, assim como beneficiará a outras comunidades cristãs. “Na Ucrânia há por volta de 11 mil comunidades religiosas católicas e protestantes que celebram o Natal segundo o calendário gregoriano, quer dizer, no dia 25 de dezembro”, reconhece o memorando…