Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 5, 2014

Livro - Francisco, um Sinal para o Mundo: Voto congratulatório ao Padre Geovane Saraiva

Desa Maria Nailde Pinheiro NogueiraTribunal de Justiça do Estado do Ceará - Poder Judiciário A desa Maria Nailde Pinheiro Nogueira propôs à Câmara voto congratulatório ao Padre Geovane Saraiva pela publicação e lançamento do livro sobre o Sumo Pontífice: "Francisco,  um sinal para o mundo". Acostaram-se ao voto os demais integrantes dessa Câmara. 

Tapete vermelho de Gramado terá Juliana Paes, Santoro e Gagliasso

Artistas nacionais e latinos já confirmaram presença no Festival de Cinema.  Evento começa nesta sexta-feira (8) na cidade da serra gaúcha. Do G1 RS Juliana Paes irá a Gramado (RS) em agosto para Festival de Cinema (Foto: Carol Caminha/TV Globo)

Francisco acena para a Teologia da Libertação

domtotal.comPapa retira a punição de João Paulo II ao sacerdote e ministro sandinista Miguel D'Escoto.O papa Francisco abre um novo capítulo rumo ao acolhimento de sacerdotes e teólogos punidos pelo Vaticano. Por Juan G. Bedoya* 

Sabia-se que o papa Francisco não era muito amigo dos teólogos e padres seguidores da Teologia da Libertação, tachados tantas vezes de comunistas, mas ele está dando passos inequívocos para reabilitá-los ou, pelo menos, livrá-los de passadas execrações ou excomunhões. É fato que conviveu com muitos deles na Argentina, sua terra natal, quando era o prelado superior da ordem dos Jesuítas, e que viveu a experiência de sua própria congregação ser o grande viveiro dessa corrente teológica e pastoral em toda a América Latina. Alguns sacerdotes que estavam sob seu comando sofreram na época brutal perseguição da ditadura militar, com sequestros, torturas e até mortes.
A Rádio Vaticano deu a notícia, nesta segunda-feira, de um novo episódio de compreensão ou, pelo …

III Congresso Internacional de Direito Ambiental

domtotal.com Atenção! 1º lote, para pagamento até 06/08, é de R$ 50,00 (alunos, ex-alunos e docentes da Escola) e R$ 100,00 (demais participantes). Estão abertas as inscrições para o III Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que será promovido pela Escola Superior Dom Helder Câmara nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Neste ano, o evento discutirá a temática ‘Estado Socioambiental e Economia: um debate constitucional’, reunindo os maiores especialistas do Direito Ambiental e áreas relacionadas.

De acordo com a professora Beatriz Souza Costa, que participa da comissão organizadora, o assunto se monstra importante, primeiramente, para esclarecer o significado do termo socioambiental e, posteriormente, sua ligação intrínseca com a economia. “A obviedade da sobrevivência humana, como consumidores da natureza, envolve a economia (que visa o lucro com essa necessidade). Todavia, a partir da certeza da escassez de recursos naturais, a produção e o consumo de…

Papa traça 'caminho para a unidade', diz Bianchi

domtotal.com Francisco quer permitir uma maior unidade entre a Igreja católica e ortodoxa, diz conselheiro. Por Hannah Roberts
O papa Francisco quer reformar o papado para permitir uma maior unidade entre a Igreja católica e ortodoxa, afirmou um conselheiro sênior recém-nomeado. Enzo Bianchi, nomeado no dia 22 de julho como consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, disse que o papa poderia permitir que um conselho de bispos, incluindo bispos ortodoxos, ajudem a governar a Igreja. Uma reforma do Sínodo dos Bispos e um crescimento da sinodalidade dentro da Igreja Católica aumentaria consideravelmente a oportunidade para a união entre Roma e as Igrejas Ortodoxas, fazendo com que o papado seja menos "monárquico", e a Igreja Católica, menos centralizada. Bianchi, prior do Mosteiro de Bose, no nordeste da Itália, disse: "Acredito que o papa quer alcançar a unidade através da reforma do papado". O Papa Francisco sente que a união com as Igre…

Igreja italiana reza pelos cristãos perseguidos

domtotal.com Confederação Episcopal um dia de oração pelos cristãos vítimas de perseguição. Roma - Respondendo ao que foi denunciado pelo papa, ou seja, que "há mais cristãos perseguidos hoje que nos primeiros séculos do cristianismo", a Conferência Episcopal Italiana promove para o dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção, um dia de oração pelos cristãos vítimas de perseguição. Todas as comunidades eclesiais - refere uma nota da Presidência CEI - são convidadas a "unirem-se em oração como sinal concreto de participação e proximidade àquele que estão sofrendo por causa de repressões”.

"Um autêntico Calvário - continua o comunicado - une os batizados em países como Iraque e Nigéria, onde são marcados por causa da sua fé e sujeitos de contínuos ataques por parte de grupos terroristas; expulsos de suas casas e expostos a ameaças, assédios e violências, eles conhecem a humilhação gratuita da marginalização, do exílio e também da morte. Suas igrejas são profanadas: relíq…

Card. Parolin: "Coréia, de terra de missão, tornou-se missionária"

Igreja > 2014-08-05 18:27:44




Roma (RV) – "Graças também à garantia da plena liberdade religiosa, a Igreja na Coréia transformou-se em uma planta vigorosa com tantos ramos. De terra de missão, tornou-se missionária”. Foi o que declarou o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, em entrevista concedida à revista ‘Famiglia Cristiana’, ao traçar um panorama do país asiático a ser visitado pelo Papa Francisco, de 14 a 18 de agosto.

Mesmo com as dificuldades encontradas pelos cristãos na China, Coréia do Norte e Vietnã, Dom Parolin apresentou um quadro encorajador da Igreja no Oriente, sobretudo na Coréia: “Uma pesquisa recente – observa o Cardeal Secretário de Estado - revelou que a Igreja Católica na Coréia, com os seus 5.442.996 fiéis (eram 250 mil em 1955) em uma população de 52.127.386 habitantes (10,4%) é a organização religiosa com maior influência na sociedade local”.

Dom Parolin explicou que a contribuição da Igreja Católica ao desenvolvimento da Coréia nos vários setores…

O "milagre da neve" de volta à Basílica Santa Maria Maior

Igreja > 2014-08-04 17:26:17



Roma (RV) – Nesta terça-feira, 5 de agosto, será reevocado diante da Basílica Santa Maria Maior, o milagre da Nossa Senhora da neve, que remonta ao ano de 358 d.C. O idealizador da iniciativa, o arquiteto Cesare Espósito, dedica o já tradicional espetáculo de luzes e música de 2014 ao Papa Francisco, “porque – explica – ele comoveu o mundo levando da sua riqueza aos corações e a esperança à humanidade, defendendo os humildes”.

Segundo a tradição, Maria apareceu em sonho a um nobre patrício e à sua mulher, que não tendo filhos, haviam decidido construir uma igreja em seu nome. Um milagre indicaria a eles o local da construção. O Papa Liberio teve o mesmo sonho e, no dia seguinte, ao dirigir-se ao Esquilino, encontrou-o coberto de neve. O Papa mesmo demarcou o perímetro da edificação e a igreja foi levantada custeada pelo casal, passando a ser conhecida como Igreja de Santa Maria ‘Liberiana’ ou popularmente ‘ad Nives’.

A partir das 21 horas o espaço da Praça…

“A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”

Padre Evaldo César de Souza, C.Ss.R., 05 de Agosto de 2014 às 08h07.Atualizada em 05 de Agosto de 2014 às 08h42. Enviar por e-mail 1 Foto de: redentoristas.com.br

Crianças estão sendo ignoradas em acordos

domtotal.comEfeitos da mudança climática estão cada vez mais visíveis e extremos afetando vidas em todo o mundo.Direito das crianças nas políticas sobre o clima é discutido. Afirmação é do Unicef, ao lançar relatório inédito; agência afirma que crianças formam 80% das mortes atribuídas a mudanças do clima; 175 milhões de menores serão afetados pelos efeitos na África e sul da Ásia.
As crianças formam o grupo mais afetado pelas mudanças climáticas e ainda assim, continuam a ser "ignoradas" durante as negociações de alto nível sobre o tema.
A afirmação é do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, que lançou um relatório inédito onde discute os direitos das crianças nas políticas sobre o clima.
Efeitos Extremos
Na próxima década, 175 milhões de crianças do sul da Ásia e de África serão afetadas por desastres relacionados ao clima, o que poderia levar a 250 mil mortes de menores em cada ano.
O diretor do Unicef diz que os efeitos da mudança climática estão cada vez mais visíveis e …

Tese - mestrado: Acompanhe defesa nesta terça-feira

domtotal.com A TV Dom Total transmite nesta terça-feira (5), às 14h, a defesa de dissertação de Michele Aparecida Gomes, aluna do curso de mestrado em Direito Ambiental da Dom Helder Câmara.

O trabalho tem como título ‘Disposição final dos resíduos urbanos e sustentabilidade’ e foi orientado pelo professor José Adércio Leite Sampaio.

Também participam da banca, como examinadores, Beatriz Souza Costa, pró-reitora de pesquisa da Escola; e Carlos Magno de Souza Paiva, da PUC-Minas.