Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2019

Autores repudiam Festival de Literatura Marginal e deixam programação

Imagem
Festival de Literatura Marginal (Felim) realiza a partir desta quinta-feira (21) sua primeira edição em Belo Horizonte, tendo a autora de Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus (1914-1977), como homenageada, o carioca Chacal como convidado e 67 autores e/ou coletivos literários de Belo Horizonte manifestando publicamente – com uma “nota de repúdio” divulgada ontem via redes sociais – sua discordância com a condução da iniciativa.
“Convidamos os idealizadores do festival para vivenciar a cena de poesia falada de perto, conhecer o trabalho que há anos é realizado nas escolas, nas ruas e espaços da cidade. Conhecer a realidade dos poetas marginais e sentir na pele a dificuldade que é publicar, ir e vir, tomar pulão, pular catraca, manguiar no rolê e ainda elaborar todas essas violências através dos versos. Convidamos os idealizadores do festival a construir coletivamente, como temos feito, e compreender que a oralidade, nossa maior riqueza, parte do diálogo, da escuta e é parte fund…

Livro escrito por Marielle Franco será lançado em São Félix, no recôncavo baiano

Imagem
Foto: Divulgação O livro "UPP - Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro", escrito por Marielle Franco, vereadora que morreu em março de 2018 (veja aqui), será lançado em São Felix, no recôncavo baiano nesta sexta-feira (22).
O evento acontecerá na Casa de Cultura Américo Simas, das 16h às 21h com entrada gratuita. Toda renda das vendas do livro será revestida para a família da escritora.
Na obra literária, Marielle fala sobre o problema da militarização do espaço público e a implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), e também aborda os impactos da implantação na cidade do Rio de Janeiro.
Durante o evento de lançamento, irá ocorrer a leitura do livro e intervenções artísticas realizadas por grupos de São Felix. 
Bahia Notícias

Sérgio Poroger (SP) lança o livro "Cold Hot" no Museu da Fotografia Fortaleza

Imagem
O lançamento ocorre no próximo sábado (23). A publicação traz um ensaio sobre a passagem do autor pelos locais musicais do Sul dos Estados Unidos O fotógrafo e jornalista Sérgio Poroger tinha, desde pequeno, o sonho de viajar pelos Estados Unidos de carro. Voltado à fotografia, ele resolveu concretizar o plano no fim de 2014. A "road trip" teria um foco: registrar a musicalidade da região Sul do país norte-americano. "Foi uma viagem louca, estonteante. Viajei quase quatro mil quilômetros, por 17 dias, visitando vários estados. Comecei pela Geórgia, depois fui pro Tennessee, Mississipi, Louisiana, Texas", recapitula o fotógrafo. O ensaio da viagem virou livro ("Cold Hot", Editora Alfaiatar, 2016), e agora Sérgio Poroger lança o trabalho no Museu da Fotografia Fortaleza (Varjota) neste sábado (23), às 14h. Em paralelo, ele divulga a sequência do projeto: a exposição Cine Mu(n)do, focada nos locais identificados com o cinema de outros lugares dos Estados Un…

Filmes brasileiros disputam com 'Roma' nos Prêmios Platino

Imagem
Platino consagra as melhores produções cinematográficas ibero-americanas do último ano. O Grande Circo Místico (coprodução com Portugal) está na disputa de melhor filme de ficção. (Divulgação)
O filme mexicano Roma, do cineasta Alfonso Cuarón, que lidera as indicações ao Oscar de 2019 competindo em 10 categorias, foi o mais lembrado também entre os indicados aos Prêmios Platino, que consagra as melhores produções cinematográficas ibero-americanas do último ano.

Os indicados para a edição deste ano da premiação foram revelados esta semana e Roma lidera, competindo em 10 categorias incluindo melhor filme de ficção e melhor diretor.

Na categoria de melhor filme de ficção, Roma concorre com algumas produções brasileiras, Benzinho (coprodução com Uruguai) As Herdeiras (coprodução com Paraguai e Uruguai), O Grande Circo Místico (coprodução com Portugal), Pedro e Inês (também com coprodução com Portugal), Vermelho Sol (coprodução com Argentina) e Tarde Para Morrer Jovem (coprodução com Chile e…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”