Postagens

Mostrando postagens de Maio 12, 2017

Um Deus enlouquecido de amor

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O cristianismo oferece-nos o paradoxo da transitoriedade da vida, à medida que temos a morte como pauta do dia a dia. Por outro lado, sonhamos com a realidade que ultrapassa e vai muito além do mundo, no qual vivemos e não podemos fugir, sendo um mistério de amor indizível da vida em Deus. Compreendido aos olhos da fé, é a realização da criatura humana, na necessidade de se fazer uma forte e bonita experiência de vida a partir do absoluto de Deus, em uma íntima relação com Jesus de Nazaré.  Precisa que seja, de verdade, um marco decisivo na vida do cristão: o de colocar a centralidade da vida em Jesus, o Bom Pastor. É evidente o projeto de Deus a respeito da humanidade, dizendo que a vida é uma vocação, um chamado que implica em uma resposta generosa, a partir da escuta interior.
O nosso Deus é o Bom Pastor que nos conduz pelos caminhos mais seguros, aos prados eternos, a habitar em sua casa (cf. Sl 22). Ele, com sua cruz redentora, assume o sofrimento das pessoa…

Reflexões

Imagem
Gonzaga Mota*
No último pequeno livro que escrevemos – Pensamentos Sobre a Vida – iniciamos a apresentação citando Voltaire: “Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”. Ademais, ressaltamos ser, muitas vezes, mais significativo refletir sobre uma simples frase do que analisar um texto consubstanciando ideias sofisticadas e de difícil interpretação. Pois bem, concentremos nossa meditação tendo por base o momento atual do Estado brasileiro. Lamentavelmente, os três Poderes Constituídos enfrentam dificuldades prejudiciais aos objetivos  da República Federativa do Brasil, conforme o Art. 2º da Constituição Federal, bem como,  o que é indesejável, à nossa juvenil democracia. Sem qualquer conotação partidária, acerca do grau de inquietação nacional, apresentamos, quatro ideias de pensadores relacionadas com atitudes e comportamento das pessoas: 1. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver cresce…

Suplemento Literário do Jornal O Povo, organizado pela acadêmica e jornalista Leda Maria

Imagem
Suplemento Especial do O Povo, neste mês das Mães Acesse a Revista Digital completa no link abaixo:
http://digital.opovo.com.br/maebelezapoesia/12/05/2017/p1












Os sonhos de detentos que veem na educação a chance de dar a volta por cima

Imagem
Texto: Felipe Lima “Bandido bom é bandido morto”. A máxima que ecoa nas diversas rodas de conversas e que ganhou força com o advento das redes sociais aparece como a solução para o fim da violência e a punição para aqueles que cometem crimes. Porém, com um pouco mais de razão, o preconceito enraizado no discurso de milhares de pessoas pode ser substituído para “bandido bom (ou ex-bandido) é aquele que estuda”. No Ceará, diversas unidades prisionais ofertam educação para pessoas privadas de liberdade. São aulas desde o ensino básico até a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, cerca de 1.800 pessoas buscam trilhar novos caminhos por meio dos estudos. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), garante a oferta de escolarização em unidades prisionais de todo o Estado. Hoje, há 54 salas de aulas em 50 unidades prisionais, localizadas em 42 municípios cearenses.


Além da educação formal, detentos do …

Museu da Fotografia: instituição recebe novo workshop

Imagem
O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, neste sábado (13), um dos artistas brasileiros que mais utiliza a técnica de fotopintura, o Mestre Júlio Santos, para um workshop. A oficina acontece das 13 às 17h, tem vagas limitadas e custa R$ 50. As inscrições devem ser feitas na recepção do museu, na rua Frederico Borges, 545, Varjota. O contato é (85) 3017.3661. Dono do Áureo Studio, em Fortaleza, Mestre Júlio Santos aprendeu fotopintura com seu pai, Didi, ainda nos anos 60. Ele começou a explorar o processo tradicional, com tintas e pinceis e, no começo dos anos 2000, passou utilizar técnicas digitais, sobretudo o Photoshop, para retocar e mesmo recriar registros, alguns muito afetados pela passagem do tempo. Sua vocação, habilidade técnica, o vasto conhecimento químico e histórico da fotografia e, sobretudo, seu amor em ampliar e preservar a memória afetiva sobre os retratos fazem do Mestre Júlio Santos uma referência na arte da fotopintura. Arte hoje quase perdida, a fotopintura foi muito…

Conheça A Literação, coletivo dos estudantes de Letras da UFC

Imagem
Bárbara Costa Ribeiro,  autora do zine Arara Azul, próximo lançamento do coletivo A LiteraçãoPor Bárbara Costa Ribeiro Em 2015, um grupo de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), alguns amigos entre si, outros apenas conhecidos, partindo de uma percepção comum, sentiram no cérebro um estalo e se perguntaram: “Por que é que a gente não lança um fanzine?”. A percepção comum era justamente o fato de que a maioria dos estudantes de Letras não apenas consumia literatura, mas também produzia a sua literatura, e não encontrava qualquer espaço para expô-la, ou um meio de veiculá-la. A ideia rapidamente reuniu seus adeptos. Os amigos foram chamando outros amigos, conhecidos encontraram conhecidos, todos unidos sob um mesmo ideal, um desejo muito forte: ver a gente que escrevia mostrando a sua cara. Ou melhor, a sua letra. Esse grupo de pessoas juntou seus talentos – uns revisavam, outros tinham muita habilidade manual, outros possuíam o faro nato para a curadoria, ou…

Arranha-céus mais alto do mundo será concluído em 2019

Imagem
A construção da Torre Jeddah começou há seis anos, e quando for inaugurado, sua altura vai superar os mil metros, superior à atual Burj Khalifa, também em Dubai. Alwaleed bin Talal observa maquete da Torre Jeddah, no dia 11 de maio de 2017 (AFP)
O arranha-céus mais alto do mundo, em construção em Dubai, será concluído em 2019, um ano mais tarde que o previsto, declarou nesta quinta-feira seu incentivador, o príncipe saudita Alwaleed bin Talal.
A construção da Torre Jeddah começou há seis anos, e quando for inaugurado, sua altura vai superar os mil metros, superior à atual Burj Khalifa, também em Dubai.
"O projeto foi adiado (...), mas será inaugurado em 2019", explicou o príncipe à AFP durante uma visita às obras, às margens do Mar Vermelho.
Alwaleed preside a construtora Kingdom Holding, que lançou o projeto ambicioso, e que sofreu rapidamente os efeitos da crise dos preços do petróleo.
A queda da cotação do petróleo provocou quebras de empresas na Arábia Saudita, entre ela…

Pais de menino do 'milagre' dos pastores de Fátima narram sua cura

Imagem
"Os médicos lhe davam poucas chances de sobreviver", assinalou seu pai. João Batista e sua esposa, Lucila Yurie, se apresentaram para a imprensa. (AFP)
Os pais de um jovem brasileiro narraram nesta quinta-feira em Fátima a história de sua rápida cura após uma grave queda, que se converteu em um "milagre" necessário para canonizar os dois pastores que asseguraram ter visto a Virgem de Fátima há 100 anos.
João Batista e sua esposa, Lucila Yurie, se apresentaram para a imprensa, sem seu filho Lucas, no santuário católico de Fátima, no centro de Portugal, onde o papa Francisco chegará em peregrinação nesta sexta-feira.
"Agradecemos a Deus pela cura de Lucas e sabemos, com toda a fé de nosso coração, que foi obtida graças ao milagre feito pelos pequenos pastores Francisco e Jacinta", disse seu pai, muito emocionado.
Em março de 2013, o menino, então com cinco anos, caiu da janela de uma altura de mais de seis metros e sofreu um grave traumatismo craniano, relembrou…

Paris leiloará seus cadeados do amor para ajudar refugiados

Imagem
Da Agência EFE Os organizadores esperam arrecadar entre 100 mil e 150 mil euros nos 165 lotes à venda, entre os quais estão incluídos cadeados em forma de coração Yago Grela/ Agência EFE/ Direitos reservados Os famosos cadeados da Pont des Arts de Paris, onde apaixonados de todo o mundo deixam uma demonstração de seu carinho e se juram amor eterno, serão leiloados neste sábado (13) na capital francesa para ajudar organizações de apoio aos refugiados. A informação é da Agência EFE. Os organizadores esperam arrecadar entre 100 mil e 150 mil euros nos 165 lotes à venda, entre os quais estão incluídos cadeados em forma de coração, alguns enganchados a uma mini Torre Eiffel, passando por outros com frases escritas em diferentes idiomas. "Ter em sua casa demonstrações de amor de pessoas de distintas partes do planeta e em diferentes idiomas é incrível", disse à Agência Efe Monique, interessada em um painel cheio de cadeados, cujo preço oscilará neste sábado entre 8 mil e 10 mil eur…

O escritor, crítico literário e sociólogo Antonio Candido morreu em São Paulo, aos 98 anos

Imagem
Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil Além de crítico literário, Antonio Candido era professor da USPMarcos Santos/USP O escritor, crítico literário e sociólogo Antonio Candido morreu à 1h40 da madrugada de hoje (12), em São Paulo, aos 98 anos, e seu corpo está sendo velado no Hospital Albert Einstein, em cerimônia que prossegue até as 17h. O hospital não informou a causa da morte. Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e ganhou vários prêmios importantes da literatura como o Jabuti, em duas edições, de 1965 e de 1993; o Juca Pato, em 2007; e o Machado de Assis, em 1993, além do Prêmio Internacional Alfonso Reyes. “Perde o Brasil uma de suas maiores autoridades em estudos de literatura e cultura brasileira, um raro pensador de Brasil”, disse o presidente da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho. O ex-presidente da ABL, Marcos Vila…

Escritora cearense conta em livro como se apaixonou por Lisboa

Imagem
A sessão de autógrafos será nesta sexta-feira (12), na Livraria Cultura. O livro traz relatos da experiência vivida pela autora Rijarda Giandini na capital burguesaFoto: Coletivo PB A escritora cearense Rijarda Giandini foi morar em Lisboa, com a família, há pouco mais de dois anos. O propósito da mudança radical era estudar, mas o seu encantamento pela cidade a fez alçar outros vôos. Apaixonou-se pela capital portuguesa, que já conhecia, mas não com tanta intimidade. A vontade de transmitir o que sentia deveu-se, segunda a escritora, à boa recepção que teve, especialmente da universidade por onde faz um doutorado em História Contemporânea, com outras confluências de uma cidade que, por não ser perfeita, é real e preserva ainda alguns modus vivendi fascinantes que a sociedade brasileira já não cultiva.

Ela confessa que o desejo em compartilhar este momento com outras pessoas era intenso, aliado a outro sentimento que a machucava, a saudade do Brasil, principalmente, dos amigos e da fa…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA