Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2017

Cinebiografia apresenta vida do cardeal Bergoglio antes do papado

‘Papa Francisco: Conquistando Corações’ vai da infância à vida simples como cardeal. Filme baseado em livro sobre a vida de Jorge Mario Bergoglio é feito com carinho. (Divulgação) Por Neusa Barbosa Há quatro anos no Vaticano, o primeiro papa argentino, Francisco, tornou-se uma referência entre os líderes mundiais, por suas manifestações contra a desigualdade e a pobreza. Era questão de tempo ver cinebiografias suas nas telas, o que acontece agora em “Papa Francisco: Conquistando Corações”, um título nacional que não deixa dúvidas quanto ao caráter elogioso da obra do diretor Beda Docampo Feijóo. Baseado em livro de Elisabetta Piqué, o filme dispõe-se a contar a história de Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, desde a infância, numa família de classe média de origem italiana, passando pela adolescência, quando descobriu a vocação religiosa – para desespero de sua mãe, que sonhava vê-lo médico. A história não se detém muito nesse período e sim na vida adulta do já cardeal de Buenos Ai…

A Palavra de Deus

Gonzaga Mota*
Diz-se que a Bíblia é o Livro mais vendido no mundo. Todavia, não sei se é o mais lido e interpretado. Suas mensagens são profundas, exigem muita reflexão, mas quando são entendidas percebem-se as manifestações do bem e do mal, a necessidade de respeitar Deus, mediante o exemplo de Jesus Cristo, bem como a busca de uma vida saudável sem ódio e com amor. Nos 73 Livros Bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo) encontram-se disseminadas, para meditação, as 7 virtudes morais, sendo  3 teologais e 4 cardinais (ou cardeais), complementares, representando o Espírito Santo na vida das pessoas. Quais sejam:1. “Fé”, através dela os cristãos creem em Deus; 2. “Esperança”, com a graça do Espirito Santo, esperam a vida eterna no Reino de Deus e 3.”Caridade”(ou amor), ou seja, “amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”. Virtudes cardinais -1. “Prudência”, é a ação correta e equilibrada; 2. “Temperança”, é a moderação, o auto-controle e a renúncia;  3.”Fo…

Estrelas além do tempo: lutar contra o preconceito é uma obrigação

Sinopse:Enquanto os EUA disputam com a Rússia o envio do primeiro homem ao espaço, a NASA encontra em um grupo de matemáticas afro-americanas o talento que foi responsável pelas maiores operações na história dos EUA. Baseado na história real de três dessas mulheres, conhecidas como “computadores humanos”, o longa mostra como foi o lançamento do astronauta John Glenn em órbita. Dorothy Vaughn, Mary Jackson e Katherine Johnson superaram preconceitos de raças e de gênero e se transformaram em heroínas. Três mulheres negras conseguem o que era pensado ser impossível durante a década de 1960 no estado da Virgínia (EUA): serem melhores que os homens brancos na NASA.
–– ADVERTISEMENT ––

O ótimo filme baseado em fatos reais nos mostra como a segregação racial cria barreiras na humanidade, e ao mesmo tempo, que devemos lutar contra essas injustiças ainda que de forma escondida. Além do preconceito pelo sexo, as três mulheres negras sofriam o preconceito pela cor, mesmo mostrando suas capacidad…

Após relato de irmã em rede social, autista realiza desejo de ganhar quebra-cabeça

POR SARAH MOTA RESENDE André Pavan, 30, tem síndrome do X frágil, anomalia genética que provoca retardo mental, entre outras consequências, e espectro autista. Fã do desenho animado Dora, a Aventureira –em especial do episódio “ABC dos Animais”, que fez a família comprar até o DVD–, ele queria muito um quebra-cabeça com todos os personagens da animação. “O André não tinha nenhum brinquedo porque a gente achava que ele não gostava. Mas há mais ou menos dois anos, estávamos numa loja infantil quando ele insistiu para que eu comprasse um quebra-cabeça da Dora, a Aventureira. Comprei meio descrente, achando que ele não fosse ligar, mas o André montou o jogo com muita facilidade. A partir daí, nós começamos a comprar vários quebra-cabeças, aumentando um pouco as peças”, diz a irmã Camila Pavan, 26, à Folha. Foi no último Natal que André pediu de presente uma versão do game com todos os personagens. Sem sucesso na busca pelo brinquedo, a irmã resolveu perguntar num grupo de compra e venda …

Documentário sobre mulheres da periferia é exibido neste fim de semana em SP

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a estreia do documentário Nós, Carolinas questiona a invisibilidade de moradoras da periferia da cidade de São Paulo. Na última quarta-feira (8), o coletivo "Nós, mulheres da periferia" lançou o filme, que apresenta vivências de mulheres moradoras de quatro regiões diferentes da cidade. A obra entra em circuito durante o mês de março e percorre justamente a periferia da capital.

O nome do filme homenageia Dona Carolina, de 93 anos, uma das entrevistadas e personagem do documentário. Além de fazer menção honrosa à escritora Carolina Maria de Jesus, nome importante da literatura negra e autora do livro Quarto de Despejo - o Diário de uma Favelada. “Dona Carolina era uma senhora de 93 anos, negra, com uma história de vida muito forte e com um discurso muito forte, então Dona Carolina sempre foi muito especial para a gente. E no meio do ano passado, Dona Carolina faleceu. [Ela] rep…

Estudantes poderão concorrer a vagas não preenchidas do Fies a partir do dia 20

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Estudantes interessados em obter financiamento estudantil poderão concorrer a partir do dia 20 deste mês às vagas não preenchidas no processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página do Sistema de Seleção do Fies, o FiesSeleção, na internet. Neste semestre, o Fies ofereceu 150.538 vagas para 1.599 instituições, abrangendo 29.293 cursos. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou quantas são as vagas remanescentes, uma vez que o processo regular ainda não foi finalizado. Estão abertas até dia 17 as inscrições da lista de espera. As vagas remanescentes são voltadas para candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter tirado nota zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-…