Pular para o conteúdo principal

Após relato de irmã em rede social, autista realiza desejo de ganhar quebra-cabeça

POR SARAH MOTA RESENDE
André Pavan, 30, tem síndrome do X frágil, anomalia genética que provoca retardo mental, entre outras consequências, e espectro autista. Fã do desenho animado Dora, a Aventureira –em especial do episódio “ABC dos Animais”, que fez a família comprar até o DVD–, ele queria muito um quebra-cabeça com todos os personagens da animação.
“O André não tinha nenhum brinquedo porque a gente achava que ele não gostava. Mas há mais ou menos dois anos, estávamos numa loja infantil quando ele insistiu para que eu comprasse um quebra-cabeça da Dora, a Aventureira. Comprei meio descrente, achando que ele não fosse ligar, mas o André montou o jogo com muita facilidade. A partir daí, nós começamos a comprar vários quebra-cabeças, aumentando um pouco as peças”, diz a irmã Camila Pavan, 26, à Folha.
Foi no último Natal que André pediu de presente uma versão do game com todos os personagens.
Sem sucesso na busca pelo brinquedo, a irmã resolveu perguntar num grupo de compra e venda entre mulheres no site de relacionamento Facebook se alguém fazia a peça personalizada.
Camila não conseguiu apenas a encomenda específica.
Após a publicação do pedido, a jovem recebeu, de modo privado, a mensagem de uma garota que perguntava seu endereço.
“Uma menina que trabalha no canal de TV por assinatura que transmite o desenho entrou em contato comigo dizendo que queria mandar ‘algumas coisinhas'”.
No dia seguinte, um motoboy tocou a campainha da família Pavan com a encomenda: uma sacola de produtos da Dora, a Aventureira.
Era quebra-cabeça, livro, lousa, caderno, lápis de cor, giz de cera, canetinha, estojo, agenda, caneca; tudo da animação.
“Quando viu o presente, André abriu um sorrisão. Ele não compreendeu muito bem o que e como aconteceu, mas sabe que é muito querido”.
SUCESSO E EMOÇÃO ENTRE INTERNAUTAS
Compartilhada em um grupo no Facebook, a história comoveu navegantes online.
“Estou arrepiada”, comentou uma usuária da rede. “Por mais notícias assim”, disse outra pessoa.
Até a publicação deste texto, o relato já tinha 4 mil reações e mais de 200 comentários.
AMOR DE IRMÃO
Camila é quatro anos mais nova que André. Enquanto ela concluiu a faculdade de arquitetura, ele frequenta uma escola especial, faz natação, fisioterapia e aulas de fono, além de cantar e assistir televisão –fora a Dora, André também é fã de Chaves, de O Fantástico Mundo de Bobby, de A Bela e a Fera e adora assistir antigos programas da Mara Maravilha e da Eliana.
“Quando criança, eu era bem ciumenta porque não entendia o motivo dele ter mais atenção, mas, mesmo assim, sempre fui protetora. Um dia, nosso pai chegou pra nos buscar na aulinha da igreja e eu estava com dedo apontado na cara de um menino falando que se ele mexesse de novo com meu irmão, eu meteria a mão na cara dele”.
Hoje, Camila mantém perfis dedicados ao irmão nas redes sociais Facebook e Instagram e ajuda os pais na criação e cuidados com André.
“O Andre é feliz assim porque ele sabe que nós o amamos muito e sempre vamos querer o melhor para ele”.
Folha UOL

Comentários