Postagens

Mostrando postagens de Setembro 7, 2014

EDUCAR: UMA ARTE AINDA DESCONHECIDA

 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios, 22: 6).
João Amós Comenius (1.592-1.670) em sua Didática Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, no número quinze, nos diz textualmente: “Um dos primeiros ensinamentos, que a Sagrada Escritura nos dá, é este: Sob o sol não há nenhum outro caminho mais eficaz para corrigir as corrupções humanas que a reta educação da juventude.“ Como exemplo, ele cita o provérbio que transcrevemos acima.
Dizendo ele no número dezoito: “Cristo ordena que nós, adultos, nos convertamos como criancinhas, isto é, para que desaprendamos os males que havíamos contraído com uma má educação e aprendido com os maus exemplos do mundo, e regressemos ao primitivo estado de simplicidade, de mansidão, de humildade, de castidade, de obediência, etc. (...) Daí resulta que não há coisa mais difícil que voltar a educar bem um homem que foi mal educado. Na verdade, uma árvore, tal como cresce, alta…

PERDI UM GRANDE AMIGO E GANHEI UM GRANDE AMOR

Dia 29 de junho é o dia consagrado a São Pedro, Padroeiro dos pescadores. No Nordeste Brasileiro é um costume antigo comemorar-se esse dia com festas e acendimento de fogueiras, tanto na zona rural como na zona urbana, principalmente na véspera, do dia 28 para o dia 29.
Ainda adolescente, embora nascido na capital, aproveitava tais festividades para sair com os amigos e quem sabe dançar com uma das garotas pretendidas. Naquele dia 28 de junho de 1963, portanto, véspera do dia de São Pedro não foi diferente, fiquei até muito tarde, ora no sereno em volta da fogueira, ora no salão dançando com uma das garotas presentes. Longe estava de imaginar que, nos dias 29 e dia 30, dois fatos ocorreriam que iriam marcar de forma indelével a minha vida a partir de então.
O meu Avô, João Luís de Castro, já beirando os 100 anos de idade, com quem mantinha uma relação, não só de neto para avô e vice-versa, como também de duas almas com bastante afinidade, possivelmente de outras existências. Dormíamos…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal