Postagens

Mostrando postagens de Setembro 3, 2018

I Bienal Internacional de Teatro do Ceará chega a Fortaleza com espetáculos e ações formativas

Imagem
Após passar por Sobral e Juazeiro do Norte, a segunda etapa da I Bienal Internacional de Teatro do Ceará (BITCe) chega à Capital para uma programação que acontece, de hoje a quarta-feira, 5, nas dependências do Theatro José de Alencar e Teatro da Boca Rica.  Teatro, Mito e Feminino: Conexões é o tema que interliga os espetáculos - solos, em sua maioria - e as ações formativas, que ganharam corpo a partir das inquietações de Rejane Reinaldo, pesquisadora, feminista e diretora do Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica, à época de seu Doutorado, cuja tese foi defendida durante permanência no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). "Havia uma ideia antiga de fazer uma bienal de teatro. Porque já existe uma do livro, existe bienal da dança, então achei que o teatro também merecia uma bienal. Fiquei pensando uma forma de realizar até que, de 2011 a 2015, fiquei trabalhando na Bahia e comecei a discutir essas pesquisas. Daí surgiu …

Museu Nacional abrigava fóssil Luzia, esqueleto mais antigo das Américas

Imagem
Embora possua um dos mais importantes acervos de História Natural da América Latina, o museu chegou aos 200 anos simbólica abandonado.


A descoberta de Luzia mudou as principais teorias sobre o povoamento das Américas. É considerado o maior tesouro arqueológico do país. (Divulgação) O maior tesouro do Museu Nacional, que foi atingido por um incêndio na noite desse  domingo (2), é o esqueleto mais antigo já encontrado nas Américas, com cerca de 12 mil anos de idade. Achado em Lagoa Santa, em Minas Gerais, em 1974, trata-se de uma mulher que morreu entre os 20 e os 25 anos de idade e foi uma das primeiras habitantes do Brasil.
O crânio de Luzia e a reconstituição de sua face - revelando traços semelhantes aos de negros africanos e aborígines australianos - estão em exibição no museu. A descoberta de Luzia mudou as principais teorias sobre o povoamento das Américas. É considerado o maior tesouro arqueológico do país.
O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do País - complet…

Falece o poeta Horácio Dídimo

Imagem
Horácio Dídimo tinha 83 anos. ( Foto: divulgação ) Na manhã desta segunda-feira (3) foi comunidado pelo próprio filho do poeta Horácio Dídimo, Luciano Dídimo, o falecimento de seu pai. Ele havia sido internado na UTI do hospital da Unimed de sexta para sábado "devido a problemas renais e algumas outras complições da idade", afirmou Fernanda Diniz, uma das autoras do livro "Horácio Dídimo em Estudo". O velório acontece na Comunidade Católica Face de Cristo (Rua Dr. Edmilson Barros Oliveira, 191 - Dionísio Torres, Fortaleza - CE).
Homenagem em vida O autor, professor, ensaísta e poeta Horácio Dídimo foi homenageado recentemente com um livro sobre sua obra. A produção faz parte da Coleção Ceará: Autor e Estudos críticos.  Formada por um grupo de pesquisadores que se reúnem anualmente para estudar a obra de um autor cearense, o livro foi organizado por Cintya Kelly Barroso Oliveira, Fernanda Maria Diniz da Silva e Francisco Wellington Rodrigues Lima.
Diário do Nordeste

Shopping inaugura “Cantinho Solidário” para receber doações de livros, roupas e brinquedos

Imagem
A ação visa estimular a solidariedade entre os clientes e colaboradores. As doações serão destinadas a instituições beneficentes Pensando em incentivar as boas práticas entre clientes e colaboradores, o Shopping Parangaba inaugurou o “Cantinho Solidário” para receber doações de livros, brinquedos e roupas que serão destinadas a intuições beneficentes. O espaço está localizado no piso L1, ao lado da loja Tantinho de Gente. “O projeto nasceu da necessidade de realizar mais um impacto social nesta região. Queremos envolver nossos colaboradores e clientes nessa campanha, pois ajudar o próximo é algo motivador, e estamos felizes por abrir um espaço para arrecadações. Às vezes temos bens acumulados em casa e que já não utilizamos, mas que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas”, diz Felipe Bahiana, gerente de marketing do Shopping Parangaba. A primeira arrecadação será destinada ao Instituto Renascer, que já tem parceria com o empreendimento na realização do projeto “Levante e Lu…

UFRJ: incêndio no Rio é a maior tragédia museológica do país

Imagem
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo Museu Nacional no Rio, lamentou em nota o incêndio que começou na noite desse domingo (2) e destruiu o prédio histórico. “É a maior tragédia museológica do país. Uma perda incalculável para o nosso patrimônio científico, histórico e cultural.” No texto, a UFRJ se solidariza, em nome do Instituto Brasileiro de Museus, com servidores e pesquisadores do Museu Nacional, no que considera um triste registro da história. “Tamanha perplexidade que toma a todos, nos defronta com o maior desafio dos museus: consolidar e implementar uma política pública que garanta, de forma efetiva, a manutenção e conservação de edifícios e acervos do patrimônio cultural brasileiro”, destaca a nota. O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, informou que terá hoje (3) uma reunião com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e cobrará do governo federal empenho para reconstruir o prédio e o acervo da instituição, qu…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA