Postagens

Mostrando postagens de Agosto 23, 2018

Obras do Prêmio Jorge Amado de Literatura 2017 são reunidas em coletânea

Imagem
As obras premiadas da edição 2017 do Concurso Prêmio Jorge Amado de Literatura se tornaram uma coletânea e foi lançada neste mês pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB). O intuito da coletânea é estimular a leitura e também a produção literária dos alunos matriculados no Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) . 
Ela pode ser acessada por qualquer pessoa através do site da Smed, e é possível conhecer os trabalhos dos vencedores de todas as categorias, entre elas: poesia, contos, romances, videoclipe e história em quadrinhos. As obras foram divulgadas na coletânea para que os novos participantes do concurso possam se estimular em participar do Premio, que é voltado aos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino e nas escolas comunitárias conveniadas com a Prefeitura. A edição 2018 do prêmio está com as inscrições abertas até o dia 27 de agosto e …

Famoso grupo de bonecos chega a Fortaleza com espetáculo

Imagem
por Adriana martins - Editora assistente Ainda havia material pelo chão e paredes a serem preenchidas. Mas mesmo durante a montagem, a "Mostra Mundo Giramundo" já deixa claro a preciosidade de sua passagem pela capital cearense. Com pouco mais de 10% do acervo total do Museu Giramundo - equipamento que guarda os 1.500 bonecos e outros itens do famoso grupo mineiro, localizado em Belo Horizonte - a exposição aterrissa na Caixa Cultural Fortaleza, após passar por Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. A abertura ao público acontece nesta sexta (24), e a visitação segue até 21 de outubro, com apresentação de espetáculo de 24 a 26 de agosto e de 12 a 14 de outubro, além de palestra neste domingo (26) e no dia 14/10. Espalhados pela sala de exposições da Caixa estão em torno de 150 bonecos que representam a trajetória de quase 50 anos do Giramundo, definido por Beatriz Apocalypse não mais como um grupo de teatro de bonecos, mas "de bonecos", frente a sua…

Quem foi Senador Pompeu, que nasceu há 200 anos, virou nome de rua e mudou o Ceará

Imagem
Há 200 anos nascia um das figuras mais importantes para a história do Ceará. Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, o Senador Pompeu, foi pioneiro de planos e práticas que revolucionaram o Estado. Para comemorar a data, a professora Angela Gutiérrez, trineta do homenageado, relembrará a vida do Senador do Império na noite desta quinta-feira, 23. O evento é uma realização do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Nascido em 6 de junho de 1818 em Santa Quitéria, interior do Estado, o filho da cearense Jeracina Isabel de Sousa e do potiguar Thomaz Aquino de Sousa passou boa parte da infância e adolescência residindo no município. Carregava no sobrenome a importância de ser parte de uma família intelectual e respeitada. Aos 18 anos, Thomaz Pompeu viajou para estudar Direito em Olinda-PE, onde também se formou padre.  
A historiadora Berna Carolina relata que a vida política de Pompeu foi impulsionada por um grande mentor, Francisco Gregório T…

Música popular brasileira em concerto no Teatro Tapera das Artes

Imagem
O músico Ricardo Herz irá compartilhar conhecimento com os aprendizes da Tapera das Artes e outras instituições da Plataforma Sinfonia do Amanhã, a partir do dia 27, através de aulas, palestras e oficinas Foto: Divulgação / Assessoria A técnica de Herz leva ao instrumento o resfôlego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, a sexta atração da programação do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Contraponto Harmônico traz Ricardo Herz, violinista que reinventou o violino brasileiro, misturando ritmos do Brasil e da África e o sentido de improvisação do jazz. O projeto é desenhado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental brasileira e internacional, permitindo um intenso aprofundamento da paisagem sonora, ao mesmo tempo em que promove e estimula a regionalização da produção artística com va…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária