Postagens

Mostrando postagens de Abril 7, 2014

Fiéis recebem com alegria edição de bolso dos Evangelhos oferecida pelo Papa

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Milhares de cópias da edição de bolso contendo os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos foram gratuitamente distribuídas aos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro para a oração do Angelus com o Papa, ao meio-dia deste domingo. 
A distribuição teve a colaboração de voluntários: 150 escoteiros, os seminaristas do Seminário Romano, as Irmãs de Madre Teresa de Calcutá, e outras religiosas e leigos.

Contentes com o presente oferecido pelo Papa Francisco, a Rádio Vaticano colheu o comentário de alguns deles:
"Creio que o presente que o Papa nos dá não é tanto o de ter-nos oferecido estas cópias para fazer com que leiamos a Palavra de Deus, mas porque nessa Palavra encontra-se uma Pessoa, encontra-se Jesus Cristo que nos torna mais plenamente pessoas, mais plenamente humanos e mais capazes de caminhar também rumo ao homem. Mas se não conhecermos quem é o verdadeiro Homem, que é Jesus Cristo, não poderemos chegar lá!"
"É também um convit…

Novo bispo elogia «alma portuense» e pede prioridade aos mais necessitados

Imagem
Entrada solene de D. António Francisco dos Santos na Catedral diocesana com a presença de autoridades e centenas de fiéisDiocese do Porto | Entrada Solene de D. António Francisco dos Santos Porto, 06 abr 2014 (Ecclesia) – O novo bispo do Porto elogiou hoje a “alma” da população local e pediu um esforço conjunto em favor dos “frágeis, os pobres e os que sofrem” que envolva a Igreja e a sociedade. “Grande é a alma portuense, solidária e exemplar, até para o todo nacional”, disse D. António Francisco dos Santos, na Catedral diocesana, na homilia da Missa que assinalou a sua entrada solene. O sucessor de D. Manuel Clemente, nomeado pelo Papa Francisco a 21 de fevereiro, destacou as caraterísticas próprias de um “povo consistente e nortenho”, em particular a sua “tenacidade” e “criatividade” face às dificuldades, que são motivo de “esperança forte” para o futuro. D. António Francisco dos Santos referiu-se particularmente à “capacidade de criar, empreender e inovar” com que se tem consegui…

Papa visitou paróquia de São Gregório Magno, com várias instituições sociais

Imagem
Francisco alertou para «necrose espiritual»D.R. Roma, 06 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje a paróquia de São Gregório Magno, na zona ocidental de Roma, e disse que só o “poder de Jesus” pode ajudar a superar o que denominou como “necrose espiritual”. “Todos nós temos dentro zonas do coração que não estão vivas, que estão mortas. Alguns têm muitas partes mortas no coração, uma verdadeira necrose espiritual”, disse, na homilia da celebração, perante centenas de pessoas. O Papa pediu que os cristãos sejam capazes de superar o “pecado” e se abram à “força de dar vida” que vem de Deus “Convido-vos a pensar, um instante, aqui: Onde está minha necrose?”, disse. A visita começou na praça em frente à igreja paroquial, com uma saudação aos fiéis, seguindo-se o encontro com as crianças e jovens no campo desportivo. A sexta passagem do Papa por uma paróquia de Roma incluiu reuniões com idosos e doentes, noivos e pais de recém-batizados. Os responsáveis locais deram a conhecer as…

Mundo precisa correr para deter aquecimento

Imagem
domtotal.comONU alerta que prazo para medidas contra o aquecimento global está se esgotando.Poluição em cidade chinesa: nações precisam impor reduções drásticas ao consumo de combustíveis fósseis. Por Alister Doyle
Oslo - As potências internacionais estão correndo contra o tempo para reduzir o uso de combustíveis fósseis altamente poluentes e ficar abaixo dos limites acertados para evitar o aquecimento global, aponta um estudo preliminar da Organização das Nações Unidas (ONU) a ser aprovado nesta semana. Autoridades governamentais e cientistas especialistas no estudo do clima irão reunir-se em Berlim entre os dias 7 a 12 deste mês para revisar o estudo de 29 páginas que também estima que a mudança para o uso de energia de baixo carbono poderia custar algo entre dois e seis por cento da produção mundial em 2050. O documento afirma que as nações terão de impor drásticas restrições às emissões de gases do efeito estufa para manter a promessa acertada entre quase 200 países em 2010 para li…

Vivendo as virtudes em nosso cotidiano

Imagem
domtotal.comQuanto mais nos exercitamos nos bons atos, maior facilidade teremos para realizar os seguintes.Não podemos esperar por situações ideais para praticar as virtudes. Por Dom Orani João Tempesta*
Para expor uma pequena reflexão para o tempo de Quaresma, já que estamos caminhando para o seu encerramento com a Semana das Dores, eis que cito o Salmo 15,11: Senhor, Vós me ensinareis o caminho da vida; há abundância de alegria junto de vós. 
Por meio de diversas imagens, Jesus nos ensina que o caminho que conduz à vida, à santidade consiste no pleno desenvolvimento da vida espiritual: fala-nos do grão de mostarda, que cresce até se transformar num grande arbusto, aonde vêm pousar as aves do céu; do trigo, que chega à maturidade e produz espigas graúdas... Esse crescimento, não isento de dificuldades e que às vezes pode parecer lento, corre paralelamente ao desabrochar das virtudes. A santificação de cada dia comporta o exercício de muitas virtudes: a justiça, a fortaleza, a laborios…

Príncipe George chega à Nova Zelândia em primeira viagem oficial

Imagem
Bebê fez rara aparição pública ao desembarcar no país. William e Kate foram recepcionados por guerreiros tradicionais. Da France Presse
O pequeno príncipe George, terceiro na linha de sucessão da coroa britânica, desembarcou nesta segunda-feira (7) na Nova Zelândia com os pais, o príncipe William e Catherine, na primeira visita oficial do bebês de oito meses. A família deve passar três semanas entre a Nova Zelândia e a Austrália.

Francisco sobre a JMJ Rio2013: Que o milagre da Jornada se repita todos os dias

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira, os membros do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o Pontífice repetiu o que tinha dito ao Arcebispo de Rio, Card. Orani João Tempesta, por ocasião do Conclave, de que os brasileiros “roubaram” seu coração:

Quando cheguei ao Brasil, no meu primeiro discurso oficial, disse que queria ingressar pelo portal do imenso coração dos brasileiros pedindo licença para bater delicadamente à sua porta e passar a semana com o povo brasileiro. Porém, ao término daquela semana, voltando para Roma, cheio de saudades, dei-me conta de que os cariocas são uns “ladrões”! Sim, “ladrões”, pois roubaram o meu coração! Aproveito a presença de vocês aqui hoje para agradecer-lhes por este “roubo”: Muito obrigado por terem me contagiado com o entusiasmo de vocês lá no Rio de Janeiro, e por hoje me ajudarem “matar” as saudades do Brasil.
A seguir, Francisco falou dos pr…

Em visita a paróquia romana, Francisco pede que fiéis combatam "necrose espiritual"

Imagem
RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – Visitando domingo, 06, a paróquia romana de São Gregório Magno, ao sudoeste de Roma, o Papa Francisco pediu que os fiéis lutem contra o que chamou de “necrose espiritual” e os convidou a escutar a voz de Jesus.
“Todos nós temos dentro de nosso do coração áreas que não estão vivas, que estão mortas. Alguns têm muitas partes mortas no coração, uma verdadeira necrose espiritual”, disse, na homilia da celebração, perante centenas de pessoas.
O Papa pediu que os cristãos sejam capazes de superar o pecado e se abram à “força de dar vida” que vem de Deus. “Convido-os a pensar, um instante, aqui: Onde está minha necrose?”, disse.
Às 16h, Francisco deixou o Vaticano e foi recebido na paróquia por uma multidão que pendurou bandeiras nas janelas e sacadas. Havia pessoas até nos telhados para poder vê-lo se reunir com jovens, doentes e idosos.
A visita começou na Praça em frente da igreja paroquial. Depois de cumprimentar todos os fiéis, o Papa se encontrou…

São Paulo comemora seu fundador

Imagem
São Paulo (RV) - Milhares de fieis lotaram na manhã do domingo, 6, a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), na Missa Solene em Ação de Graças pela Canonização de São José Anchieta, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito, pelos bispos auxiliares, e pelo Clero presente na Catedral. 
As comemorações pela Canonização começaram às 9h30, em frente ao Pátio do Colégio, onde centenas de pessoas estavam concentradas, rezando, cantando e apreciaram o Musical “Anchieta para todas as Tribos”, da Comunidade Católica Shalom, para, depois, seguirem em procissão pelas ruas do cento de São Paulo com uma relíquia de Anchieta (pedaço do fêmur). Dom Odilo e o Padre Carlos Contieri, Diretor do Pátio do Colégio, rezaram diante da relíquia, antes da procissão.
Na Catedral da Sé também estavam autoridades militares e civis, entre eles Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo; Fernando Haddad, Prefeito; Senado…

Tristeza, uma assassina implacável

Imagem
domtotal.comCardiologistas americanos encontram associação entre depressão e doenças cardíacas.Pesquisas relacionam a tristeza extrema com os infartos. Por Jaime Prats*

A tristeza não parece ser uma causa clinicamente válida para ser registrada no atestado de óbito. Ou para explicar aos familiares o motivo da internação de um paciente cardíaco. Entretanto, são cada vez mais conclusivos os dados que relacionam a tristeza extrema com os infartos e as patologias do coração em geral.
O mais recente desses trabalhos sugere que as vítimas de depressão moderada a severa apresentam um aumento de 40% no risco de sofrer insuficiência cardíaca. O estudo foi divulgado nessa sexta-feira (4), no encontro EuroheartCare, que a Sociedade Europeia de Cardiologia realiza na Noruega. 
Para sua elaboração, os pesquisadores monitoraram durante 11 anos o estado psíquico e físico (com dados sobre o índice de massa muscular, atividade física, tabagismo e pressão arterial) de 63.000 dos 97.000 moradores da regi…

Exposição internacional está em cartaz na Dom Helder

Imagem
omtotal.comMostra aborda a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.Estudantes acompanham montagem da exposição 'Paz e Justiça' na Escola Superior Dom Helder Câmara
Está em cartaz, no hall de entrada da Escola Superior Dom Helder Câmara, a exposição internacional ‘Brasil e Holanda – Paz e Justiça – Refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor’. Coordenada por equipe do museu Anne Frank House, de Amsterdã (Holanda), a mostra exibe painéis sobre a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Há também uma seção destinada à história de João Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17; e outra sobre Haia, conhecida como a Cidade Internacional da Paz e da Justiça. 
Clique aqui para conferir o cartaz do evento
O objetivo é promover a reflexão sobre vários temas atuais de direitos humanos, como a exclusão social e a discriminação por motivos de nacionalidade, crença religiosa, cor, opção sexual e opinião. Participam da real…

A segunda vida das igrejas britânicas

Imagem
domtotal.com No outro lado do Canal da Mancha, o Estado não subvenciona nenhuma restauração do patrimônio. As Igrejas devem, portanto, elas mesmas se encarregar de fazê-lo, tendo que para isso, às vezes, desfazer-se de patrimônio. 
Uma igreja transformada em escola de circo, em salão esportivo ou em supermercado. Impensável? Não na Grã-Bretanha. Entre 1969 e 2011, 1.046 igrejas anglicanas foram transformadas em lugares profanos. Transações que permitiram à Igreja da Inglaterra obter um lucro líquido de 57 milhões de euros, investidos fundamentalmente em duas dioceses.
Na maioria das vezes, as igrejas são transformadas em lugares de moradia, às vezes de luxo. Porque a reconversão é estritamente enquadrada pela Igreja da Inglaterra. Primeiro critério, o respeito pelos valores da Igreja: “Uma igreja não pode abrigar um centro de planejamento familiar, um sex shop ou um cassino. Um restaurante, sim – a menos que se chame Diabo, por exemplo”, explica Jeremy Tipping, responsável pela venda …

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não