Postagens

Mostrando postagens de Abril 22, 2019

Na Páscoa, o céu desce à terra

Imagem
Padre Geovane Saraiva* A ressurreição do Senhor quer tirar a convicção de muitas pessoas: a de se estabelecerem neste mundo como se fosse a única pátria. O apóstolo Paulo vem nos dizer que se deve ocupar as realidades terrenas, sim, mas sem empecilho algum para os que abraçam a fé no ressuscitado, de um coração voltado para as realidades duradouras, ímpares, sem igual e definitivas, com o pensamento nas coisas do alto e não nas da terra (cf. Cl 3, 1-2). À luz do Senhor ressuscitado, que saibamos dizer um “não” à montanha da autossuficiência, do preconceito, do egoísmo e do orgulho, surpreendendo-nos no que humanamente é inaceitável, o Deus encarnado na História das pessoas, no seu amor, redentor e libertador.

Na Páscoa do Senhor fica o grande convite aos fiéis: de participar do banquete, na mesa com Cristo ressuscitado, mesa essa em que ele mesmo é o alimento e a bebida. A Páscoa na sua plenitude consiste numa vida toda de alegre esperança, porque o Senhor que estava morto vive entre n…

Cientista político lança livro sobre a influência da Lava Jato no eleitor

Imagem
Adriano Oliveira é articulista do Poder360 ‘Antilulismo ganhou força após operação’
O articulista do Poder360, cientista político e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Adriano Oliveira, 44 anos, lança na 5ª feira (25.abr.2019) o livro “Qual foi a influência da Lava Jato no comportamento do eleitor? Do lulismo ao bolsonarismo”. O evento será na Livraria Jaqueira, em Recife, capital de Pernambuco. A edição impressa da obra custa R$ 29,90; a digital, R$ 25,13. O livro está disponível para pré-venda no site da editora CRV. Oliveira elenca pesquisas de opinião, argumentos teóricos e interpretação de eventos e dados para elaborar uma teoria de como a Lava Jato construiu, no período de 2015 a 2018, uma “opinião pública contrária ao petismo e ao lulismo“. O autor defende que o antilulismo ganhou força após as diversas fases da operação e que parcela dos eleitores “chegou à última eleição presidencial disposta a não permitir” que o mesmo voltasse ao poder. Por fim, o profess…

Festival de literatura promove ‘maratona’ com 40 atividades em Bauru

Imagem
Quarta edição do Festival de Leitura e Literatura tem início nesta segunda-feira (22) e segue até 1º de maio com vários espetáculos de dança, música e teatro em dez bairros da cidade. Todas as atrações são gratuitas. Por G1 Bauru e Marília A atividade com o grupo Cabeças de Livro está na programação do primeiro dia do evento, no Bosque da Comunidade — Foto: Liene Saddi/Divulgação
A quarta edição do FELELI – Festival de Leitura e Literatura, que começa nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 1º de maio, vai oferecer aos moradores de Bauru (SP) e região uma “maratona” de atividades artístico-culturais que acontecerão em dez bairros da cidade. Toda a programação é gratuita. O IV FELELI contará com apresentações de espetáculos adaptados de obras literárias, feira de publicações independentes, narração de histórias, teatro e intervenções cênicas, literatura de cordel, sarau, dança e música em intermídia com literatura, Tenda da Leitura, entre outras atividades. (Confira programação com…

Livro fala de feminismo popular e emancipador

Imagem
Lançado pela Boitempo, livro Feminismo para os 99%: um manifesto defende superação do capitalismo Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, é uma expoente líder do feminismo corporativo. Autora da tese “lean in”, traduzida como “faça acontecer”, a norte-americana defende que a ascensão feminina aos cargos de liderança ainda tão dominados por homens levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres. No ano passado, quando o nome da empresária figurou novamente na lista das mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes, uma greve feminista parou mais de cinco milhões de pessoas na Espanha durante 24 horas: entre as pautas da paralisação realizada no 8 de março, as organizadoras demarcaram uma “luta contra a aliança entre o patriarcado e o capitalismo que nos quer obedientes, submissas, caladas”. As vozes de Sandberg e da “huelga feminista”, como foi chamado o movimento grevista espanhol, representam avanços na histórica luta por equidade de direitos - entretanto, diverg…

A Ressurreição de Jesus na arte

Imagem
Um tema relativamente novo na arte cristã Clique aqui para abrir a galeria de fotos A Ressurreição de Jesus, claro, foi fundamental para a fé cristã e, consequentemente, para a arte cristã. Ela foi representada como uma cena, um único ícone ou como fato pertencente ao ciclo da vida de Cristo (mais especificamente, à narrativa da Paixão de Cristo). Curiosamente, a Ressurreição é um motivo relativamente recente na arte cristã. Pode-se dizer que é um motivo gótico clássico, em vez de um motivo bizantino ou românico. Durante quase todos os primeiros dez séculos do Cristianismo, a Ressurreição na arte era uma representaçãosimbólica da vitória de Cristo sobre a morte. O mais comum deles seria o monograma de Chi Rho, com as duas primeiras letras gregas do nome de Cristo rodeadas por uma coroa sagrada que simboliza a ascensão triunfante de Cristo. Mais tarde, as cenas descritas nos Evangelhos (em particular, os discípulos que encontram a sepultura vazia e o encontro com Maria Madalena – o co…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA