Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2019

"A Cultura vem sendo vista, por alguns, como um adorno", diz Angela Gutiérrez em discurso na ACL

Imagem
Escritora tomou posse como primeira mulher presidente na Academia Cearense de Letras nesta quarta-feira (30), em solenidade realizada no Palácio da Luz
Primeira mulher a tomar posse na presidência da Academia Cearense de Letras (ACL), Angela Gutiérrez enfatizou a importância da cultura em seu primeiro discurso como nova gestora da instituição.  “Sei que atravessamos um período histórico de dificuldades tão graves que a Cultura vem sendo vista, por alguns, como um adorno, um luxo, e não como uma das expressões fundamentais da individualidade e da coletividade, da nacionalidade e da própria humanidade”, afirmou durante solenidade de posse da nova diretoria da ACL, realizada nesta quarta-feira (30) no Palácio da Luz, centro de Fortaleza. No texto, lido para uma plateia composta por grandes nomes e incentivadores da literatura local, ela também deu destaque àhistória da Academia e suas diferentes fases enquanto entidade, costurando os fatos com sua própria trajetória enquanto criança, jov…

A face serena da tragédia

Imagem
Pedro Aihara tem sido a voz da equipe de bombeiros que lida com a angústia do Brasil.

Pedro Aihara, 26 anos: 'Trabalhamos como se essas pessoas fossem nossas mães e nossos pais'. (Divulgação / Instagram) Por Heloisa Mendonça* Desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), o tenente Pedro Aihara se tornou o rosto conhecido do trabalho árduo de centenas de bombeiros que têm corrido contra o tempo para localizar as vítimas e desaparecidos da tragédia. Porta-voz da corporação desde o primeiro dia da tragédia, tem sido entrevistado repetidamente pelas dezenas de jornalistas que acompanham os desdobramento do desastre na mina administrada pela Vale. Sua desenvoltura e serenidade para lidar com as perguntas têm surpreendido o Brasil inteiro, até por conta de sua pouca idade. Ele tem 26 anos e já participou do resgate na mina do Fundão, em Mariana (MG). Mesmo preparado, ele segue sendo humano. O tenente se emocionou na manhã desta segunda-feira ao falar sobre a incansável bu…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”