Destaque

Choram porque amam

Padre Geovane Saraiva* Como é bom rezar e colocar em primeiro lugar o mistério da redenção! Nem sempre, porém, sabemos rezar e nem d...

8 de agosto de 2014

Cearense de Capistrano e o Papa Francisco

Depois de publicar os livros Francisco, Papa, Jornada da Juventude, Fé e Igreja, o padre Geovane Saraiva, natural de Capistrano, no Maciço de Baturité e que há vários anos dirige a paróquia de Santo Afonso, na Parquelândia, em Fortaleza, volta a publicar um livro sobre o Papa. Desta feita com o título "Francisco - Um sinal para o mundo". Com apenas 111 páginas, que graças a Deus já li praticamente todo, o livro retrata muitos aspectos da vida do Chefe da Igreja Católica, num linguajar muito simples, compreensível e que sem dúvida fascina a quem o lê. Importante destacar que o livro insere artigos e uma visualização do autor sobre a importância para o mundo de um papa como o argentino Jorge Mário Bergoglio. Com impressão da  Graphcolor (8662.8665), o livro encontra-se à disposição dos interessados. Na primeira parte, os seguintes os textos: Francisco, o novo Papa, Uma Igreja despojada, servidora e pobre, A restauração da Igreja com Francisco, A fé desabrocha na caridade, O Papa Francisco e a Jornal Mundial da Juventude, O Papa quer um mundo mais franciscano, Francisco o papa da esperança, Francisco o ilustre filho de Inácio de Loyola, Francisco, um sinal para o mundo, Francisco a melhor notícia dos últimos tempos, Papa Francisco, artífice da paz, A imparcialidade de Dom Helder e do Papa Francisco e No Papa Francisco, recordamos São Carlos Borromeu. Na segunda parte do livro, padre Geovane traz enfoca: José de Anchieta, patrimônio do povo brasileiro, São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente, Padre Antônio Vieira: exemplo e referencial, Leão XIII - a defesa da vida: maior e melhor herança, João XXIII - O remédio do perdão e da misericórdia e Paulo VI e o Vaticano II.

Sobre o autor e a obra - Discorrendo em seu prefácio rico e muito apaixonante, da maneira como diz, a escritora, acadêmica da AMLEF, Academia Metropolitana de Letras e Juíza de Direito, Dra. Gilmaíse Mendes, entre outros pontos, destaca que: "Padre Geovane no alvor de sua juventude surge como autêntico blogueiro e pastor das letras. É sempre atento à sua missão de divulgar a boa nova, traz a lume seu sétimo livro, desta vez enfocando esse fato histórico em que o novo representante de Cristo na terra vem dia a dia impressionando os adeptos dos mais diversos credos com sua linguagem de amor, compreensão, harmonia entre os povos de boa vontade. O título escolhido é muito significativo: Francisco, um Sinal para o Mundo". Lembrando palavras do padre Antônio Vieira, português de nascimento, que veio para o Brasil com seis anos apenas e aqui evangelizou com maestria enquanto afirmava: para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao coração é preciso obras, em seu prefácio, diz ainda a Dra. Gilmaíse que: "Padre Geovane arremata seu livro trazendo à baila três pontífices que mais impulsionaram o crescimento da Igreja: Leão XIII com a Rerum Novarum, João XIII com surpreendente notícia de convocar em 1959 o Concílio Vaticano II e colocar nas mãos do povo de Deus a Encíclica Mater et Magistra e Paulo VI na condução, a partir da 2ª sessão, do Concílio Vaticano II". Padre Geovane tem uma participação semanal, às sextas-feiras, por volta das 10h25min, no Política Especial, na Cidade AM 860, sob nosso comando. Vale a pena conferir.