Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 21, 2017

A poesia colhe o aplauso no dia da reflexão

Imagem
Barcelona 21 DE DEZEMBRO DE 2017 - 06:06 BRST No dia da reflexão das eleições catalãs, esta tarde em Barcelona, ​​dois poetas, Joan Margarit, nascidas em Lleida durante a Guerra Civil, e Luis García Montero, de Granada, levantaram as vozes em uníssono para recitar, o primeiro em espanhol, O segundo em catalão, um poema sobre a liberdade. O público que encheu completamente o amplo auditório da Casa del Libro permitiu que todo o entusiasmo que havia contido, educadamente, surgiu durante o recital, que tem sido um verdadeiro diálogo da mais alta emocionalidade. O aplauso pareceu terrível. Uma senhora até então aparentemente imperturbável, até lançou um "sim senhor!, Bravo!", Mais típico de um evento esportivo. O poema A llibertat, Margarit, fechou um alto versos de leitura de ambos (em seus respectivos livros A Hivern fascinant e a portas fechadas, os dois livros de Visualizador de poesia) que ele e Garcia Montero deram cada um com seu estilo lírico: Grenadiano íntimo…

Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti realizam pela primeira vez o Festival Serra

Imagem
Um passeio pela Serra de Baturité, onde se pode usufruir de tudo que a região tem a oferecer. Este é apenas um dos conceitos do Festival Serra, que acontece até este domingo,  03, nos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti. O evento tem como objetivo reunir as potencialidades que fazem da região um destino turístico consagrado pela paisagem, clima e atrativos ambiental, cultural e gastronômico. Uma programação intensa e diversificada foi elaborada para que nos três dias de evento o visitante da Serra possa aproveitar restaurantes, música, visitas guiadas ao patrimônio cultural, trilhas, a Rota Verde do Café e ainda aprender sobre a região e a economia que a sustenta, o agronegócio. (Foto: Divulgação) O evento foi desenvolvido pelo Escritório Regional do Maciço de Baturité do Sebrae Ceará e pela Associação Serrana de Turismo no Maciço Do Baturité (ASEMB) com apoio das prefeituras dos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti e instituições locais. Tribuna …

Documentário produzido por alunos do Curso de Jornalismo da UFC aborda história do Cineteatro cearense

Imagem
Se, na mistura entre realidade e ficção, o protagonista é um dos cineteatros mais belos do Brasil, o resultado não poderia ser diferente: um documentário a ser exibido no seu próprio local-tema, espaço de identidade e memória afetiva para muitos cearenses. Com duração de 25 minutos, "O que eu Vi da Poltrona Vermelha" ganha a tela do Cineteatro São Luiz nesta sexta-feira (22), às 10h. O projeto faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes de Jornalismo Ana Luiza Soares e Paulo Cardoso, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Às vésperas de se tornar sexagenário, o São Luiz é alvo de homenagens dos alunos, que optaram pelo Cineteatro como objeto de estudo no final do semestre passado. "Não era a nossa primeira opção, a gente tinha outras ideias na cabeça. Mas pesquisamos e vimos que o Cine São Luiz faria 60 anos em 2018, aí aproveitamos essa grande efeméride pra fazer esse trabalho", afirma Paulo Cardoso, um dos produtores. "O documentário de médi…

Há 100 anos, Monteiro Lobato acuava Anita Malfatti

Imagem
por Antonio Gonçalves Filho - Agência Estado Monteiro Lobato: na crítica de 1917, embora reconheça o "talento vigoroso" de Anita Malfatti, diz que sua "arte anormal" nasce com a "paranoia e a mistificação" Há 100 anos, no dia 20 de dezembro de 1917, o escritor Monteiro Lobato (1882-1948) escreveu no jornal O Estado de S. Paulo uma crítica demolidora da exposição que a pintora modernista Anita Malfatti (1889-1964) realizava num grande salão da rua Líbero Badaró, 111, no centro de São Paulo. A primeira consequência dessa hostilidade foi sentida no bolso: cinco das oito telas compradas foram devolvidas. "Com o correr das semanas, havia tal ódio geral que um amigo de casa ameaçou meus quadros com a bengala, desejando destruí-los", contaria Anita nos anos 1950. Qual seria a razão de tantas reações negativas, tanto de Lobato quanto dos compradores das telas e dos próprios amigos? De modo sucinto, uma única palavra serve ao propósito de explicar essas r…

Cearense que poderia ser o homem mais velho do mundo morre aos 129 anos

Imagem
O homem que poderia ser o mais velho do mundomorreu,nesta quarta-feira (21), em Bauru, interior de São Paulo, aos 129 anos. José Aguinaldo dos Santos nasceu em 1888 - ano da Abolição da Escravatura -, no município de Pedra Branca, no Ceará. Ele morava desde 1973 em um asilo na cidade do Centro-Oeste Paulista. Zé Aguinaldo, como era conhecido, morreu de causas naturais. O enterro ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), em Bauru. Exame nunca realizado A condição de homem mais velho do mundo não é admitida de forma oficial porque, para ter o nome inscrito no Guiness Book - o Livro dos Recordes -, José Aguinaldo precisaria ter feito um teste de carbono 14 para determinar sua idade com exatidão. O exame tem um custo elevado e por isso nunca foi feito. Um juiz da Comarca de Bauru atestou a idade de Zé Aguinaldo após uma entrevista detalhada. Além disso, Aguinaldo possuía identidade e certidão de nascimento que atestavam sua idade. O cearense migrou para São Paulo em busca de emprego, como…

Imagem de refugiada síria é Foto do Ano do Unicef

Imagem
É o rosto de uma infância triste: a fotografia agraciada com o prêmio de "Foto do Ano" do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra Zahra, uma refugiada síria de cinco anos de idade e olhos expressivos. A fotografia foi tirada pelo num subúrbio de Mafraq, na Jordânia.

"Volta e meia é preciso olhar para este rosto", disse Elke Büdenbender, patrona do Unicef e também esposa do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, nesta quinta-feira (21/12), em Berlim. "A imagem simboliza a sina de milhões de crianças. Os olhos de crianças dizem a verdade."

A fotografia reflete a infância sofrida de toda uma geração de crianças sírias. O rosto da menina refugiada também simboliza o sofrimento silencioso de milhões de crianças nos países em crise no mundo.

O momento foi capturado por Muhammed Muheisen, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer e que trabalha há vários anos como repórter no Oriente Médio. O fotojornalista nascido em Jerusalém conheceu Zahr…

Campanha de Natal beneficia 150 crianças da Associação Vidança, em Fortaleza

Imagem
Cerca de 150 crianças em situação de vulnerabilidade social ganharão uma festa de natal nesta terça-feira (26), a partir das 15h 21/12/2017 Foto: Marina Cavalcante A Associação Vidança, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, irá encerrar suas atividades de 2017 com um dia de brincadeiras e distribuição de presentes para alunos atendidos pelo projeto. Cerca de 150 crianças em situação de vulnerabilidade social ganharão uma festa de natal nesta terça-feira (26), a partir das 15h, com pula-pula, piscina de bolinhas, algodão doce e pipoca, dentre outras diversões. A iniciativa acontece com o apoio da campanha: “Fortaleza+Solidária”, que direcionará o valor arrecadado de doações para a realização da festa. A confraternização contará ainda com alimentos doados pelo grupo M Dias Branco, parceiro do Vidança de longas datas, além de brinquedos doados pela Casa Freitas.
Na ocasião, também serão entregues cestas básicas às famílias da comunidade. A ação é feita pela Casa Brazil, apoiadora do …

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro