Pular para o conteúdo principal

Imagem de refugiada síria é Foto do Ano do Unicef

A família de Zahra fugiu do conflito civil na Síria em 2015 e, desde então, vive num acampamento na Jordânia
É o rosto de uma infância triste: a fotografia agraciada com o prêmio de "Foto do Ano" do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra Zahra, uma refugiada síria de cinco anos de idade e olhos expressivos. A fotografia foi tirada pelo num subúrbio de Mafraq, na Jordânia.

"Volta e meia é preciso olhar para este rosto", disse Elke Büdenbender, patrona do Unicef e também esposa do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, nesta quinta-feira (21/12), em Berlim. "A imagem simboliza a sina de milhões de crianças. Os olhos de crianças dizem a verdade."

A fotografia reflete a infância sofrida de toda uma geração de crianças sírias. O rosto da menina refugiada também simboliza o sofrimento silencioso de milhões de crianças nos países em crise no mundo.

O momento foi capturado por Muhammed Muheisen, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer e que trabalha há vários anos como repórter no Oriente Médio. O fotojornalista nascido em Jerusalém conheceu Zahra num campo de refugiados improvisado na Jordânia. Os pais da menina fugiram, com Zahra e outros sete filhos, da Síria em 2015, e desde então vive numa barraca.

Fotógrafos de todo o mundo inscrevera, mais de 115 reportagens fotográficas no prêmio. Em segundo e terceiro lugar no prêmio "Foto do Ano" do Unicef ficaram fotografias dedicadas à minoria muçulmana rohingya, da qual centenas de milhares de membros fugiram da violência em sua terra natal em Myanmar para o Bangladesh.

Vencedora do segundo prêmio, a foto captura por K. M. Asad, de Bangladesh, mostra uma mulher saindo do mar com um bebê em seus braços – "a imagem do salvamento de uma vida", definiu o Unicef.

Completou o pódio a fotografia registrada pelo canadense Kevin Frayer, que fotografou o desespero de um menino num campo de refugiados rohingya próximo ao Golfo de Bengala. O garoto subiu num caminhão que levava suprimentos aos integrantes da minoria.

Desde 2000, o Unicef premia anualmente por meio de um concurso internacional fotografias e reportagens fotográficas que documentam a personalidade e as condições de vida de crianças em todo o mundo.

PV/dpa/epd

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

DW Brasil

Comentários