Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 1, 2019

Refugiados: o iraniano que escreveu livro por WhatsApp e ganhou o maior prêmio literário da Austrália

Imagem
Um jornalista e requerente de asilo detido durante anos pela Austrália em uma ilha do Pacífico recebeu o mais importante prêmio literário do país. Behrouz Boochani, um curdo iraniano, escreveu No Friend But the Mountains: Writing from Manus Prison (Nenhum Amigo Além Das Montanhas: Escrevendo da Prisão de Manus, em tradução livre). O livro de Boochani venceu o Victorian Prize for Literature de 2019, no valor de 100.000 dólares australianos (R$ 256 mil, na cotação atual). Boochani permanece na ilha Manus, em Papua-Nova Guiné, e não tem permissão para entrar na Austrália. O polêmico centro de detenção de imigrantes no qual ele foi mantido foi fechado no final de 2017. Boochani e centenas de outros internos foram transferidos para "acomodações alternativas". A Austrália tem uma política rigorosa sobre os requerentes de asilo que chegam de barco, assegurando que eles nunca serão reassentados no país, mesmo que sejam considerados oficialmente refugiados. O governo australiano def…

Escritor brasiliense lança romance com experiência interativa

Imagem
O escritor e pesquisador Thiago de Barros vai lançar neste sábado (2/2) seu segundo romance, N(ovo). O primeiro livro impresso do autor estabelece uma conversa entre entidades da produção cultural contemporânea brasileira em literatura e música. Por meiro de diálogos e narrativas dessas personas da cultura nacional, o leitor passa por uma imersão em biografias e pensamentos de nomes como Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Gilberto Gil, Gal Costa, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros. MAIS SOBRE O ASSUNTOLivro faz passeio poético pelo Rio guiado por Vinícius de MoraesBiografia desfaz mentiras e mostra a grandeza de Jorge Amado “É como uma psicografia inventada que dá origem a uma polifonia interessante”, define o autor. A obra será lançada junto com um audiolivro gravado com as vozes de diversos artistas brasilienses. No lançamento, o público poderá visitar a exposição de pinturas produzidas por Barros, além de viver uma experiência interativa com a obra: quatro…

A grande prioridade

Imagem
Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Concordamos com a ideia de que a educação deve ser proporcionada a todos por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de ser um direito, a educação também é um dos principais fatores do desenvolvimento dos países.  É fundamental que as nações entendam, em primeiro lugar, que a educação não é um gasto, mas um investimento. Em segundo lugar, este é um investimento de médio e longo prazos que deve expressar o compromisso de gerações e ser elevado a um projeto do Estado Democrático. Deve-se buscar a articulação dos diversos atores sociais, somando esforços de governos, setores empresariais e trabalhistas e da sociedade em geral. Há uma correlação entre os níveis educacionais, cognitivos e comportamentais, das populações e o desenvolvimento dos países.  Com a melhoria da mão de obra há mais atração de investimentos, qualificação de empregos e dinamização do consumo, gerando, assim, mais renda. De…

Criador de super-heróis Stan Lee é homenageado em Hollywood

Imagem
Lee foi crucial para a transformação da Marvel em um titã dos quadrinhos nos anos 1960. Stan Lee e sua criação, o Homem-Aranha. (Reprodução/ Jonathan Alcorn/ Bloomberg/ Getty Images) Por Rollo Ross
Stan Lee, gigante dos quadrinhos que criou ícones da cultura pop como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Pantera Negra e incontáveis outros, foi homenageado em Hollywood por centenas de fãs e celebridades.
Lee, que morreu aos 95 anos em novembro, viu os personagens que desenhou em revistas em quadrinhos se tornarem máquinas de fazer dinheiro no cinema - e fez pontas em quase todos os filmes.
Como escritor e editor, Lee foi crucial para a transformação da Marvel em um titã dos quadrinhos nos anos 1960, quando, em colaboração com artistas como Jack Kirby e Steve Ditko, inventou super-heróis que conquistariam gerações de jovens leitores.
O diretor de cinema norte-americano Kevin Smith, conhecido pelos filmes "Procura-se Amy" e "O Balconista" e o programa de televisão "…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA