Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 28, 2017

A História fecundada por Deus

Padre Geovane Saraiva*

A Igreja está inserida neste imenso mundo, que é o campo de ação, onde se encontram plantados o trigo e o joio. Na verdade, ela nasce do anúncio do Evangelho, no abraço do projeto divino confiado a Jesus de Nazaré, que precisa, sem medo de errar, estar de acordo com a Parábola da Boa Semente. Sabemos que a Igreja é santa e pecadora, sempre estando necessitada de conversão, além de ser pobre, servidora, despojada e missionária. Segundo o Papa Francisco, “a nós cristãos, cabe o discernimento entre o bem e o mal, conjugando decisão e paciência. Nesse sentido, devemos evitar julgar quem está ou não no Reino de Deus, pois todos somos pecadores”. Fica claro o convite de se inserir na realidade das pessoas mais identificadas com os empobrecidos, sendo fermento de uma vida de irmãos, digna e fraterna, sinal definitivo do Reino de Deus.
Resultado de imagem para campo trigo e joioEsse sinal chega a ser esperança de fecundar a história - esperança sendo a palavra de ordem -…

Programa Adote um Escritor será alterado pela Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) anunciou alterações no Adote um Escritor, iniciativa de apoio à leitura em escolas da rede municipal de ensino. Criado em 2002 em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), o programa seleciona a cada ano uma lista de livros recém-lançados para aquisição e trabalho em sala de aula, numa atividade coroada ao fim do semestre com uma visita do autor à escola. De acordo com a secretaria, embora as visitas de autores às escolas continuem, a partir deste ano o Adote não vai comprar livros novos para as bibliotecas. A medida provocou críticas da Câmara Rio-Grandense do Livro e de escritores, que publicaram manifestações de apoio ao projeto nas redes sociais. 
A Câmara Rio-Grandense do Livro postou em sua página oficial no Facebook a informação de que o cancelamento das compras de livros novos foi "recebido com surpresa". De acordo com o presidente da entidade, Marco Cena, a CRL e a secretaria já haviam entrado em acordo com relaçã…

Recomeçar

GonzagaMota* Nos dias de hoje, fatores como a globalização perversa, aquela conduzida pela supremacia do setor financeiro sobre o setor produtivo; a busca do poder pelo poder; o fundamentalismo religioso; o corporativismo autoritário; o capitalismo selvagem, priorizando os compromissos financeiros especulativos em relação aos gastos nos setores sociais básicos; a corrupção; os estelionatos eleitorais e administrativos motivados por alguns mecanismos de "marketing" e da falsa mídia; dentre outros elementos, estão conduzindo tanto as nações ricas, emergentes e pobres, para uma crise abrangendo aspectos morais, sociais e econômicos, de desesperança, de irresponsabilidade, de distanciamento dos valores espirituais, de injustiça, de violência etc. Precisamos, estrategicamente, pensar o futuro. Para tanto, sem preconceitos, é fundamental a leitura de filósofos e cientistas como Aristóteles, Santo Agostinho, Kant, Hegel, Ricardo, Marx, Weber e tantos outros. Foram verdadeiros forma…

Projeto holandês transforma rolos de papel higiênico usados em ciclofaixas!

Quando você limpa o banheiro, você provavelmente não está pensando em ciclofaixas ou isolantes térmicos para sua casa. Mas é aí que o seu rolo de papel higiênico usado pode acabar um dia! De acordo com um projeto holandês, celulose pode ser extraída destes resíduos produzidos por todos nós. Na planta de tratamento de Geestmerambacht, na Holanda, uma peneira industrial consegue filtrar diariamente 400 kg de celulose a partir de lixo doméstico. A celulose, que seria incinerada no final do processo de tratamento de esgoto, é limpa e esterilizada com temperaturas muito elevadas e transformada em um material esponjoso ou em pellets. Estes são vendidos como matéria-prima para produtos como asfalto e materiais de construção. Uma porção também é exportada para o Reino Unido, onde a Universidade Brunel está trabalhando em tecnologias para transformar a celulose em fonte de energia, garrafas bioplásticas e outros produtos. Os holandeses descartam 180 mil toneladas de papel higiênico por ano, d…

Novas vozes femininas discutem identidade e ritmo

Três mulheres da novíssima literatura em língua portuguesa — escritoras de romance, contos e poemas — estiveram lado a lado na mesa "Pontos de fuga”, a terceira do segundo dia da Flip, realizada no Auditório da Matriz. A angolana Djaimilia Pereira de Almeida, a carioca Carol Rodrigues e a gaúcha Natalia Borges Polesso transitam entre estudos acadêmicos e escrita literária, mas foi nesta última que estabeleceram de vez sua produção textual. Sob mediação do professor de Estudos Lusófonos Leonardo Tonus, a conversa se estabeleceu nos temas centrais de cada uma, que envolvem identidade, subjetividade, feminino e forma e gêneros literários.  
Antes dos participantes entrarem no palco, foi exibido no telão um videopoema de Josely Vianna Baptista, parte da série "Fruto estranho”.  Com passagens sobre o etnocídio indígena, especialmente do povo guarani, a intervenção artística foi dirigida por Yasmin Thayná e terminou sob aplausos do público. 
Quando a conversa entre o trio começou…

Pesquisadores atualizam o legado de Lima Barreto

Que ecos e novas vertentes de pesquisa nos proporciona hoje a obra de Lima? Qual a fortuna crítica em torno do autor e que novas abordagens ela inaugura? Lado a lado, os pesquisadores Beatriz Resende, Felipe Botelho Corrêa e Edimilson de Almeida Pereira abriram a quinta-feira no Auditório da Matriz debruçados sobre o legado do Autor Homenageado.
Professora da UFRJ, Beatriz Resende pertence à geração pioneira que estudou Lima Barreto na universidade. "Precisamos hoje no Brasil retomar a crítica de Lima Barreto [...] Muito do que fez com que a vida fosse difícil para Lima continua existindo. "Ainda assim, insiste a pesquisadora, é necessário desconstruir o mito da exclusão. "No final da vida, especialmente, Lima era uma figura importante. Era alguém reconhecido pelos seus pares."
Felipe, professor no King’s College de Londres, falou principalmente sobre as crônicas de Lima escritas sob mais de uma centena de pseudônimos em revistas populares da época – “Careta”, “Fo…

Inscrições para o Fies acabam hoje

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Os estudantes que quiserem financiar estudos em instituições privadas têm até as 23h59 de hoje (28) para fazer a inscrição ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017. Pode ser feita no site http://fiesselecao.mec.gov.br. Serão oferecidas 75 mil novas vagas. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. A relação dos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro. A lista de espera será aberta no dia 1º de agosto e o período de inscrições para as vagas remanescentes começará em 11 de setembro. A partir de 2018, entrará em …

Escritor ameaçado de morte cancela ida à Flip e participa por videoconferência

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Em nota à imprensa, a organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a TV Globo informaram hoje (27) que o escritor Anderson França participará, nesta sexta-feira (28), por videoconferência, da mesa Literatura em Todas as Plataformas. "Atendendo a uma orientação da Flip, a Globo redefiniu a participação do escritor Anderson França na mesa Literatura em Todas as Plataformas, realizada em parceria pelas duas instituições e prevista na programação da FlipZona. A sua presença está confirmada através da entrada, ao vivo, por videoconferência. A decisão foi tomada em comum acordo com o escritor, a fim de garantir a sua participação e o diálogo com o público presente", diz a nota. França teria recebido ameaças de morte pore-mail. As ameaças não foram confirmadas, nem desmentidas pela Flip. Diretor da primeira agência de conteúdo do Complexo da Maré, Anderson França é conhecido por seus artigos no Facebook, nos quais relata…