Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2017

O bom pelicano

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

A Igreja sempre contou com a imagem do pelicano, pássaro que na Europa Medieval era considerado animal singularmente zeloso. Ele alimentava os filhotes com o alimento tirado da sua própria bolsa e, se chegasse a faltar alimento, esse pássaro, numa maneira inaudita e divina de proceder, os alimentava com o próprio sangue. Vemos, na personificação do quadro abaixo, o abraço e a configuração: Pelicano e Eucaristia. Diante disso, temos o belíssimo comentário de São Jerônimo, sobre o Salmo 102, na seguinte assertiva: “Sou como um pelicano do deserto, aquele pássaro bom que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Ele é o símbolo da obediência da entrega do Filho de Deus, o qual nos convida, com Ele, a nos configurarmos.
O pelicano quer representar todos os que abraçam o mistério da salvação, numa atitude totalmente solidária, deixando-se conduzir pelo espírito de Deus, a caminho da glória. Quão enorme é a simbologia do pelicano, isto é, da Pai…

Bibi Perigosa além da novela, agora em livro

Imagem
por Pedro Rocha - Agência Estado Juliana Paes como Bibi Perigosa, na novela "A Força do Querer": personagem foi construída a partir de relatos em biografia da Bibi da vida real A história real que inspirou a Bibi Perigosa, vivida por Juliana Paes na novela "A Força do Querer", da autora Gloria Perez, chega agora às prateleiras das livrarias reeditada pela Novo Século - e já figura entre os livros mais vendidos. Em sua autobiografia, que não por acaso tem o título de "Perigosa", Fabiana Escobar retrata em detalhes o mundo do tráfico de drogas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, onde foi apelidada de "Baronesa do Pó". O apelido veio quando o então marido, Saulo de Sá da Silva, comandava o tráfico na região como o Barão do Pó. Fabiana e Saulo foram casados por mais de 10 anos, a maior parte deles sem qualquer envolvimento com atividades ilícitas, e o divórcio veio em 2010, já após a prisão (e a fuga) do "Barão". O livro, porém, veio a…

Memória da II Guerra no Ceará

Imagem
por Iracema Sales - Repórter Restos de construções no bairro do Pici, construído como bunker dos militares americanos na época da Segunda Guerra ( Foto: Thiago Gaspar (04/01/2010) ) O livro "Salto sobre o lago", do arquiteto Henrique de Almeida Braga - cujo lançamento acontece hoje (17), no Ideal Clube - tem o mérito de tentar recuperar um dos capítulos da história recente de Fortaleza, passado no período da II Guerra Mundial (1939-1945). Resultado de 12 anos de pesquisa, ao longo das mais de 400 páginas, enriquecida com fotografias, o autor retrata aspectos de infraestrutura física da então pacata cidade, bem como alterações nos costumes do fortalezense, em decorrência da decisão tomada pelo governo brasileiro de apoiar os EUA no conflito. As ações só começariam a ser implementadas - as bases aéreas no bairro Pici e o aeroporto do Cocorote, que depois abrigaria o terminal de passageiros Pinto Martins - em 1941, conforme explica Henrique Braga, após o governo brasileiro desis…

Airton Queiroz é homenageado na Academia Cearense de Letras

Imagem
A Academia Cearense de Letras (ACL) comemorou, na noite de ontem, os 123 anos de fundação, em solenidade que também homenageou in memoriam o Chanceler Airton Queiroz e o empresário Ivens Dias Branco, na sede da entidade, no Centro de Fortaleza, pelos serviços prestados à instituição. Na ocasião, também foi anunciada a abertura das inscrições para o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura 2017 que, nesta edição, terá três categorias participantes: ensaio, poesia e conto.  Representando Airton Queiroz, o Chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto, agradeceu a honraria e destacou o envolvimento do seu pai pelas artes e letras. “Onde ele estiver, tenho certeza de que estará feliz em receber essa condecoração. Ele defendia, que apenas a leitura e educação poderiam transformar o indivíduo, e como consequência a sociedade”, afirmou Edson Queiroz Neto.  Para o presidente da ACL, Ubiratan Aguiar, o evento, além de comemorar mais um aniversário, é a oportunidade de dizer obrigado a figuras de suma im…

Expoentes da literatura popular participam de feira na Caixa Cultural Fortaleza

Imagem
por Roberta Souza - Repórter A literatura de cordel e outras manifestações artísticas tipicamente nordestinas ganham, a partir de hoje (17), quatro dias para intensa expressão na Caixa Cultural Fortaleza. O cenário contempla logo mais, a partir das 14h, a II Feira do Cordel Brasileiro, com uma programação de shows, oficinas, palestras, lançamentos literários, exibição de documentário, além de exposição e venda de folhetos e outros artigos que dão conta dessa linguagem. Entre as atrações convidadas estão os músicos-cordelistas Jorge Mello, parceiro musical de Belchior; o cordelista, repentista e sambador Mestre Bule-Bule; o Mestre Valdeck de Garanhuns, bonequeiro, cordelista, repentista e xilogravador; a médica, cantora e cordelista Paola Torres; os grupos Tempo de Brincar; o jovem Rafael Brito e a Rabecaria; dos forrós Kutuca a Burra e Cacimba de Aluá. O show de repente pela dupla Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, além de muitas declamações pelos cordelistas Chico Pedrosa, Antônio Fr…

A Nobel da Paz, Malala, estudará em Oxford

Imagem
A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, a Nobel da Paz que sobreviveu a um atentado por defender o direito das mulheres à educação em seu país, anunciou nesta quinta-feira, 17, que fará a graduação na Universidade britânica de Oxford. "Estou muito feliz de ir para Oxford!", tuitou a jovem, de 20 anos, junto com uma fotografia da mensagem da universidade, confirmando sua admissão em filosofia, política e economia.
O anúncio foi feito no dia em que os estudantes do Reino Unido, onde Malala encontrou refúgio após o atentado sofrido no Paquistão, receberam as notas do grande exame que acontece no final do Ensino Médio e que determina para qual universidade cada um terá condições de ir. Malala não revelou suas notas, mas parabenizou todos os que fizeram a prova, desejando-lhes "o melhor na vida". A paquistanesa tinha 15 anos quando um talibã atirou em sua cabeça, dentro do ônibus que a levava para a escola no vale de Swat, no Paquistão. Ela foi levada para um hospital da…

Espetáculo teatral de alunos do IFCE, aborda violência contra mulher

Dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), não deixam dúvidas: “a cada 11 minutos e 33 segundos”, uma pessoa é estuprada no Brasil, sendo cinco por hora. Somente no ano de 2015, 45.460 casos foram registrados, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Esta e outras inquietações relativas, sobretudo, ao universo feminino pontuaram discussões dentro da sala de aula da 24ª turma do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE - formada por mais mulheres do que homens - e deram norte a elaboração de um espetáculo de conclusão. “Antes de chegar ao processo de montagem, tivemos um de composição cênica. Fizemos então alguns exercícios de improvisação, levamos alguns temas e leituras de dramaturgia. Durante essa disciplina, veio muito a questão do feminicídio, e ninguém havia combinado nada! Mas ficou pairando pela turma. Fizemos mais exercícios até que se chegou ao tema da opressão contra a mulher a partir de uma s…

CNH virtual deve ser implantada pelos Detrans até fevereiro

Imagem
A CNH virtual é opcional, o condutor poderá escolher a versão eletrônica ou a impressa. O documento eletrônico tem tecnologia para suportar sistema criptográfico que assegura a validade do documento. (Reprodução)
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) deverá ser implantada até 1º de fevereiro de 2018, segundo resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quarta-feira, 16.
A novidade entraria em vigor a partir de fevereiro de 2018, mas o novo texto exige dos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal a mudança até essa data.
O documento em arquivo virtual poderá ser acessado por meio de um aplicativo para celulares e terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa.
Segundo o Ministério das Cidades, a CNH virtual é opcional, o condutor poderá escolher a versão eletrônica ou a impressa.
De acordo a pasta, a possível cobrança do documento digital ficará a cargo dos Detrans, que já determinam os valores das taxas da CNH impressa.
Ain…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária