Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 26, 2017

Flip 2017: ator Lázaro Ramos lerá na abertura da festa textos de Lima Barreto, homenageado desta edição

A sessão de abertura da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty será protagonizada por Lázaro Ramos: o ator vai interpretar textos de Lima Barreto, homenageado desta edição. A leitura faz parte de uma apresentação criada pela historiadora Lilia Schwarcz — que em junho lança a biografia Lima Barreto, Triste Visionário. O diretor Felipe Hirsch completa a trinca da sessão que abre a Flip, este ano marcada para os dias 26 a 30 de julho, em Paraty. Ramos está no ar com o programa Espelho, no Canal Brasil, em que entrevista figuras de destaque da cultura afro brasileiras. Na Flip deste ano, ele também lançará o livro Na Minha Pele (Objetiva), no qual explora sua trajetória como ator. Conhecida também por obras relacionadas à história social brasileira, Lilia Schwarcz vai apresentar na Flip o resultado da sua pesquisa de mais de uma década sobre Lima Barreto. Zero Hora

Quadro de Diego Velázquez é leiloado por R$ 27,5 milhões em Madri

Um retrato em óleo do mestre espanhol Diego Velázquez foi vendido em um leilão em Madri, nesta terça-feira, por 8 milhões de euros (R$ 27,5 milhões), anunciou a galeria Abalarte. O óleo, que mostra uma menina de olhos grandes e com as mãos em postura de oração, com saia marrom e blusa de colarinho branco, nunca havia sido estudado até que o dono decidiu vendê-lo, informou a casa. A Abalarte acredita que a tela de 57,5 por 44 centímetros tenha sido pintada na juventude pelo artista sevilhano (1599-1660), conhecido pela obra-prima "Las meninas", exposta no Museu do Prado de Madri. O proprietário da tela, intitulada "Retrato de niña o joven inmaculada", era uma pessoa de Madru, cuja identidade não foi informada. Sua família manteve a pintura por gerações. Richard de Willermin, especialista em arte espanhola do século XVII, que colabora com a casa de leilões, examinou o óleo e concluiu que era um Velázquez. Especialistas do Museu do Prado também estudaram a pintura, m…

Escolas que combaterem o Aedes receberão selo

Escolas da rede municipal de Fortaleza que desenvolverem medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti receberão, a partir deste ano, o "Selo Escolas Amigas da Saúde", lançado ontem pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A estratégia faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Fortaleza para o controle das arboviroses na Capital. Na área da Educação, além da entrega do certificado, serão formadas brigadas contra o vetor nas instituições de ensino e a inclusão da temática nos processos de capacitação de professores e gestores. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), datado de 20 de abril, a Capital já registrou, neste ano, 2.856 casos de dengue, 3.690 de chikungunya e 60 casos suspeitos de zika. Segundo Lucidalva Bacelar, coordenadora da área de Gestão Escolar da SME, o selo foi criado para incentivar a mobilização dentro dos colégios e fomentar a participação não só dos alunos, mas também dos pais, educadores, gestores e da comunidade. …

Mostra de Cinema Documental integra programação da Maloca Dragão

As balizas entre o documental e o ficcional serão exploradas a partir de hoje, no Dragão do Mar, em mostra de cinema que tem o trabalho de Orson Welles como ponto de partida. Seis filmes serão exibidos, até o sábado, 29, em sessões gratuitas. Em comum, todos possuem o trânsito entre a realidade e as narrativas ficcionais. O cineasta norte-americano veio ao Brasil na década de 1940 para registrar a viagem de quatro jangadeiros cearenses ao Rio de Janeiro. No meio do trajeto e das filmagens, entretanto, um dos homens desapareceu no mar. O acidente levou o documentário a mesclar realidade e ficção. E foi considerando essa mistura que foram escolhidos os três longa-metragens e os três curta-metragens que participam da Mostra de Cinema Documental: Fronteiras e Verdades. A curadoria do evento foi pautada na identidade nacional, no olhar estrangeiro sobre o Brasil e em questões políticas. Foram selecionadas produções importantes do documentário brasileiro e mundial, mesclando obras contempo…

Nepal: o topo do mundo tenta se reerguer depois do terremoto

Como o país se recupera depois da tragédia que deixou mais de 10 mil mortos dois anos atrás? Em 25 de abril de 2015, a terra se abria no Nepal. O país, que fica em um dos pontos mais altos do planeta, ficou debaixo de escombros. As vibrações no solo destruíram edifícios e templos históricos. Povoados inteiros foram arrasados e desapareceram juntamente com as vidas de milhares de pessoas que moravam por lá. Dezessete dias depois, em 12 de maio, a catástrofe se repetia. Já se passaram dois anos e a pergunta que se faz é: como está o Nepal? Luis Belvis é consul-geral do país em Barcelona. Especialista em estudos daquela região, ele visitou o Nepal mais de 15 vezes. Gosta das montanhas e é apaixonado pelo povo. Durante o terremoto, organizou a participação de entidades sociais, empresas e pessoas que queriam ajudar o país. “Eles ainda estão curando as cicatrizes”, assegura Belvis. Há dois anos, toda ajuda era pouca. Hoje, toda ajuda é bem-vinda. “Povoados inteiros desapareceram com centen…

Crianças com deficiência poderão desfrutar da praia graças à doação do Papa

(ACI).- O Papa Francisco apoiará o projeto “La Madonnina”, da Associação Opera San Luigi Gonzaga “Opera d'Amore”, em favor de crianças com deficiência. Assim anunciou Dom Konrad Krajewski, Esmoleiro de Sua Santidade, através de um comunicado divulgado pela Esmolaria Apostólica da Santa Sé. “La Madonnina” é um projeto cuja finalidade é facilitar o acesso das crianças com deficiência ou problemas de mobilidade à praia. Com esta finalidade, a Associação aluga uma praia na costa de Fiumicino, província de Lazio, perto da cidade de Roma, para instalar uma área de banho aberta a todos, mas com medidas de acessibilidade especiais para pessoas que têm dificuldades para se locomover. Fontes da Associação asseguraram sentir “entusiasmo e surpresa” por este anúncio que tem um forte apoio, e também um reconhecimento ao seu trabalho em favor dessas crianças. Esta praia, aberta desde 2012, é o único espaço do litoral romano capaz de garantir eficazmente uma adequada acolhida às pessoas com def…