Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2017

Paladino do amor eterno

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
O século XII exultou de vitalidade cultural, originalidade intelectual e profundas marcas espirituais em São Bernardo de Claraval, homem extremamente assinalado e seduzido pela bondade infinita de Deus, na história da nossa civilização cristã católica. Em diversas ocasiões, obedecendo à voz de Deus, deixou a vida contemplativa para ir ao encontro de questões que agitavam o mundo no qual estava inserido. Sua presença foi determinante, além de concreta e segura em acontecimentos dolorosos que envolviam a humanidade, levando em conta que ele era homem de vida contemplativa, religioso e monge. Que o mesmo espírito de São Bernardo entre em nosso agitado mundo, que tem seu auge na “violência desumana do terrorismo”.
Que ele, como exímio pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis e bispos, possa ensinar a este nosso mundo tão conturbado, sensibilizando, também como político polêmico e ao mesmo tempo pacificador, a todos que têm…

Cidade de Icó ganha 'Casa do Patrimônio'

Imagem
por Honório Barbosa - Colaborador Icó. Esta cidade, localizada na região Centro-Sul do Estado, é uma das mais antigas do Ceará. Preserva um conjunto de casario do século XVIII e tem um centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recentemente, mais um passo foi dado para proteger os imóveis e manter viva a memória da Ribeira dos Icós: a instalação da Casa do Patrimônio. A unidade foi implantada no último dia 17, quando no Brasil comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Nesta cidade, houve uma intensa programação cultural. A Casa é um espaço pedagógico em educação patrimonial entregue pelo Iphan, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de instituições da sociedade civil. A programação incluiu debates voltados para a valorização da cultura local e foi iniciada no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, espaço cênico mais antigo do Ceará e…

Promessa do livro digital não se cumpriu

Imagem
Cinco anos depois da chegada de multinacionais dos e-books e da disseminação do formato no País, o livro digital ainda não decolou no mercado. Em 2016, ele foi responsável por apenas 1,1% do faturamento da editoras nacionais. Eles renderam R$ 42,5 milhões, contra R$ 3,8 bilhões das cópias físicas no mesmo período. Para se ter uma ideia, no Reino Unido essa participação é de cerca de 25%. Os números estão no Censo do Livro Digital, realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), sob encomenda da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), divulgado nesta quarta (23), em São Paulo. De acordo com a professora da Fipe responsável pela pesquisa, Leda Paulani, a representatividade é de fato baixa. Mas dados importantes, especialmente relacionados a autopublicação, ficaram de fora do mapeamento, justamente porque os grandes players que atuam na área não fornecem dados de nenhuma natureza. É a primeira vez que uma pesquisa do tipo…

Biblioteca Pública Menezes Pimentel deve ser reinaugurada em 2018

Imagem
O prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel só será aberto para o público no primeiro semestre de 2018. A informação foi repassada à reportagem durante visita de Fabiano dos Santos Piúba, titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), a redação do O POVO na última semana. A reforma estrutural, que foi iniciada em abril de 2015, foi concluída - mas ainda está em andamento a obra de integração da biblioteca com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Segundo Fabiano, a pasta também está desenvolvendo o projeto e a licitação para itens de mobiliário e ambientação interior. O secretário projeta uma Menezes Pimentel totalmente renovada. O objetivo, ele explica, é garantir que o local funcione como equipamento cultural, abrigando ações permanentes de promoção do livro e da leitura. “A partir das experiências de outras bibliotecas do Brasil -como as Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro, e outras bibliotecas fora do País - a gente tá num processo de reinaugurar…

Há 10 anos a hashtag agita a internet

Imagem
A 'hashtag', ícone das redes sociais, celebra nesta quarta-feira seus primeiros 10 anos de uso. Em abril de 2014, o sequestro de 276 meninas estudantes na Nigéria pelo grupo radical Boko Haram desencadeou uma onda de apoio canalizada em #BringBackOurGirls (AFP)
A "hashtag", ícone das redes sociais, celebra nesta quarta-feira seus primeiros 10 anos de uso no acompanhamento dos grandes eventos mundiais com um efeito de mobilização e expressão de emoção e humor.
A palavra-chave precedida pelo símbolo do jogo da velha foi popularizada pelo Twitter antes de ser incorporada por outras redes sociais, como Facebook e Instagram.
A invenção foi de Chris Messina, designer americano especialista em redes sociais. Em 23 de agosto de 2007, o usuário intensivo do Twitter (já são mais de 39.500 postagens em 11 anos) propôs em um tuíte usar o jogo da velha para reagrupar mensagens sobre um mesmo assunto. Ele lançou, então, a primeira "hashtag" #barcamp, sobre oficinas parti…

Primeira Bienal de Arte Contemporânea de América do Sul começa em Montevidéu

Imagem
Evento reunirá artistas que trabalham em diferentes formatos, desde o pictórico tradicional até as instalações, passando por documentário. O objetivo de divulgar a arte sul-americana também é central para os organizadores do evento. (AFP)
A primeira Bienal de Arte Contemporânea da América do Sul, a Bienalsur, é inaugurada nesta quarta-feira em Montevidéu, uma das 32 cidades em 16 países que se conectarão através desta grande mostra.
"É a mostra mais que significativa para todo o âmbito da cultura sul-americana", disse à AFP o sociólogo argentino Aníbal Jozami, diretor do evento e reitor da Universidade argentina Tres de Febrero. "É muito importante que tenha se impulsionado do sul da América do Sul como um evento que tenta (...) ser uma ferramenta de integração regional".
"Nós planejamos desde o começo que iria ser um instrumento de política regional, de integração regional", afirmou.
O evento reunirá artistas que trabalham em diferentes formatos, desde o…

Lírico Sacro na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem

Imagem
No repertório, peças que vão do estilo Barroco à música popular norte-americana prometem encantar o público. A série Lírico Sacro é uma iniciativa da FCS para a promoção da música coral em diferentes espaços da cidade. (Divulgação)
Sob regência da maestrina Lara Tanaka, e acompanhamento de Fred Natalino ao piano, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta a série Lírico Sacro na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem. No repertório, peças que vão do estilo Barroco à música popular norte-americana prometem encantar o público.
A série Lírico Sacro é uma iniciativa da FCS para a promoção da música coral em diferentes espaços da cidade. A partir da parceria firmada entre FCS e a Arquidiocese de Belo Horizonte, estão programadas diversas apresentações ao longo da temporada 2017. Neste ano, o Coral Lírico também se apresentará no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, durante a Festa da Padroeira.
Do Barroco ao Contemporâneo – Dividido em diferentes movimentos da música coral, o reper…

Fala Norte e Nordeste traz como tema: “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”

Imagem
O Congresso de Radiodifusão debaterá importantes questões relativas aos novos cenários da comunicação, de 04 a 06 de setembro na Fábrica de Negócios Considerado um dos maiores congressos de radiodifusão do país, o Fala Norte/Nordeste 2017 traz a Fortaleza (CE) uma programação repleta de palestras, painéis, debates, workshops, além de uma feira de negócios e a Jornada Aboio de Comunicação. Promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), com apoio da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap),  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e associações de radiodifusão estaduais, o evento incluirá a região Norte pela primeira vez, com o objetivo de compartilhar oportunidades e benefícios comuns às regiões e que proporcionem desenvolvimento. O tema principal do encontro é “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”.
O Congresso de Radiodifusão debaterá importantes questões relativas aos novos cenários da…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira