Postagens

Mostrando postagens de Maio 31, 2017

Livro discute as multifacetas do racismo

Imagem
Vencedor das mais recentes edições dos prêmios Pulitzer e National Book, como melhor livro de ficção, "The underground railroad - Os caminhos para a liberdade", lançado agora no Brasil, não teve um parto fácil. A ideia de uma narrativa centrada nas terríveis relações étnicas nos EUA já estava na cabeça de Colson Whitehead antes mesmo de ele publicar seu primeiro livro, "A intuicionista", em 1999. Mas o autor não se sentia preparado para a tarefa. Recém-saído da Universidade de Harvard, Colson se empregou como crítico de TV no já decadente "Village Voice". O ano era 1994, e os colegas do semanário o incentivaram a deixar o batente de lado, colocar uma mochila nas costas e visitar o outro país de dimensão continental das Américas cuja economia fora sustentada durante séculos por trabalho escravo. A visita ao Brasil e, especialmente, a releitura, anos depois, de "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez, viraram peças cruciais no quebra-cab…

Cearense lança livro em homenagem aos 50 anos de álbum dos Beatles

Imagem
O cearense Fernando Benevides, de 28 anos, lançará nesta quinta-feira (1º) o livro “A revolução do rock”. O evento ocorre às 19h, na Área de Eventos do Shopping Benfica, em Fortaleza. O exemplar analisa o oitavo álbum dos Beatles, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, apontado pela crítica musical e por fãs de rock and roll como um “divisor de águas”. “A revolução no rock” procura entender essa transformação analisando contexto histórico, concepção do álbum e gravação de cada faixa. Além disso, foi observada a repercussão do disco junto ao público, crítica e bandas do gênero. Tudo isso para conhecer as contribuições do Sgt. Pepper para a história do rock, as influências do álbum para o referido panorama musical. O livro é resultado de uma pesquisa acadêmica defendida no curso de História da Uece em junho de 2013. Em homenagem aos 50 anos do álbum, o trabalho foi reeditado. Desta vez, com uma linguagem mais simples e menos teórica, voltada para o grande público. A leitura é indicada…

Cearense de 75 anos realiza sonho de se formar em Pedagogia

Imagem
Na cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará, o idoso Chico Bandeira, de 75 anos, está dando de 10 a 0 em muito jovem bem letrado. Com passadas curtas em chão de piçarra, seu Chico caminha em direção a uma grande conquista na sua história. A oportunidade de aprender e concluir os estudos chegou tarde em sua vida, mas isso não fez com que ele abandonasse o sonho. Chico Bandeira conta em entrevista ao Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, que teve de interromper os estudos na 5º série porque, na época, não existia escola na cidade. Hoje, aos 75 anos, ele está concluindo o curso superior de Pedagogia no Inducentro (Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro). Antes de começar o curso superior, seu Chico já tinha feito mais de 40 cursos profissionalizante. A atitude dele serviu de exemplo para outras pessoas que também ingressaram na faculdade. Veja todos os detalhes na matéria do Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT: Tribuna do Ceará

Underwood, de 'House of Cards', entre Trump e Temer

Imagem
Quinta temporada do seriado busca elementos de comparação entre a ficção na Casa Branca e a narrativa surreal do noticiário em Brasília. Massacrado nos programas políticos da TV e alvo de protestos de rua, o chefe do executivo se agarra ao cargo. Alguma semelhança? (Netflix/Divulgação)
Um presidente acuado pela opinião pública e assombrado pela delação de aliados diz ao país em rede nacional (e com o dedo em riste) que não vai desistir.

Massacrado nos programas políticos da TV e alvo de protestos de rua, o chefe do executivo assiste à oposição no Congresso pedir uma investigação que tem tudo para culminar em impeachment, mas ele se agarra ao cargo.

O primeiro impulso de quem já mergulhou de cabeça na quinta temporada de House of Cards, que chegou na terça, 30, à Netflix, é buscar elementos de comparação entre a ficção na Casa Branca e a narrativa surreal do noticiário em Brasília. O departamento de marketing do canal de streaming já vinha explorando os paralelos. Uma ideia oportuna, dig…

Música para a esperança: do Complexo da Maré para o Vaticano

Imagem
Orquestra tocaria para o papa aos pés do Cristo Redentor, em julho de 2013, mas o mau tempo acabou afogando seu sonho. (29 mai) Músicos da Orquestra Maré do Amanhã tocam aos pés do Cristo Redentor (AFP)
Em 2013, as lágrimas de Débora Santos caíam como a chuva que a impediu de tocar para o Papa Francisco no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, ela chora de alegria com a ideia de voar para Roma.
Junto à Orquestra Maré do Amanhã, nascida dentro de um projeto social fundado em 2010 em uma das favelas mais violentas do Brasil, a violoncelista de 18 anos tocará no Vaticano no próximo sábado (3).
Uma justa recompensa após ter perdido na última hora as Jornadas Mundiais da Juventude em sua cidade: apesar de estar previsto que a orquestra tocaria para o papa aos pés do Cristo Redentor, em julho de 2013, o mau tempo acabou afogando seu sonho.
"Ficamos muito tristes, porque preparamos uma música para ele. É muito gratificante saber que todo nosso esforço está sendo recompensado. É maravilhos…

Rádio Nacional de Brasília completa 59 anos

Imagem
Julia Buonafina Rocha* Inezita Barroso se apresenta no auditório da Rádio Nacional de Brasília - Mário Fontenelle, 21/04/1959 -Acervo Arquivo Público do Distrito Federal Inaugurada no dia 31 de maio de 1958, a Rádio Nacional de Brasília completa hoje (31) 59 anos. A emissora era um dos principais meios de comunicação dos candangos quando a capital ainda estava sendo construída. Destaque pela programação, que conta com música popular brasileira (MPB) tradicional e contemporânea, música instrumental, novos talentos e a música de artistas de Brasília, a Nacional é transmitida em todo o Distrito Federal e entorno, além de ser disponibilizado pela internet e por satélite digital. A emissora oferece 28 programas, que vão de política a cultura. Além da programação musical, oferece eventos para promover a cultura local, como o Festival de Música da Rádio Nacional FM, realizado desde 2009. Para a comemoração dos 59 anos, a emissora contará com uma programação especial. Desde o início do ano, a…

Dia Mundial sem Tabaco alerta este ano para danos causados pela produção do fumo

Imagem
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil A produção e o consumo de produtos derivados do tabaco geram importantes impactos socioambientais em todo o planetaMarcelo Camargo/Arquivo Agência BrasilAlém dos danos à saúde pública, a produção e o consumo de produtos derivados do tabaco geram importantes impactos socioambientais em todo o planeta – um deles é o uso de lenha para aquecer estufas que secam as folhas de tabaco e que leva ao desmatamento e ao desequilíbrio da biodiversidade em tempo de constantes mudanças climáticas. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Dia Mundial sem Tabaco 2017, lembrado hoje (31), a entidade adotou como tema da campanha Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento. A proposta consiste em um apelo aos países-membros para que implementem medidas consistentes de controle do tabaco, incluindo a proibição de todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais …

Projeto de extensão oferece fisioterapia neurológica à comunidade

Imagem
O atendimento é feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turnoFoto: Divulgação / Fisioneuro A Liga de Fisioterapia Neurológica (Liga Fisioneuro), projeto de extensão ligado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, oferece serviço gratuito de reabilitação a pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, têm doença de Parkinson ou outras enfermidades que deixam sequelas neurológicas. O atendimento é feito no Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), na Rua Pernambuco, 1674, vizinho ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, das 13h às 17h. Cerca de 10 pacientes são atendidos por turno. O atendimento em fisioterapia neurológica busca fazer o paciente recuperar movimentos perdidos e voltar a ter autonomia, o que pode variar conforme o caso. A demanda tem sido espontânea, mas, segundo…

Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Brasileira é a atração do Clássicos na Lagoa

Imagem
Constituída por músicos solistas residentes em várias regiões do Brasil, a orquestra se reúne periodicamente para participar de apresentações. O Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Brasileira será a próxima atração do Clássicos na LagoaFoto: Divulgação / Evento A necessidade de ampliar os espaços de expressão musical no cenário da música erudita nacional motivou a criação, em 2016, da Orquestra Contemporânea Brasileira. Constituída por músicos solistas residentes em várias regiões do Brasil, a orquestra se reúne periodicamente para participar de apresentações. O Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Brasileira será a próxima atração do Clássicos na Lagoa, realizado dia 2 de junho, às 17 horas. O projeto promove concertos às margens da Lagoa do Porangabuçu, nas primeiras sextas-feiras de cada mês. A Orquestra Contemporânea Brasileira, sediada em Fortaleza e mantida pelo Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), fez a sua estréia em 2016, no encerrament…

6º Concertos Solidários–Festival Alberto Nepomuceno (FAN) terá início próximo dia 2

Imagem
Maestro cearense que abriu caminhos na cena musical brasileira dá nome ao festival de música instrumental, que acontece de 02 a 11 de junho em Fortaleza, Canindé e Juazeiro do Norte. Toda a programação é gratuitaFoto: Divulgação / FestivalDJ Duda se apresenta dia 02/06 às 17h no Centro Cultural Banco do Nordeste O 6º Concertos Solidários – FAN tem programação para todas as idades. Vinte atrações culturais em dez dias de programação gratuita, evento de incentivo à produção e difusão da música instrumental em suas variaçõesdoerudito ao popular. Vai ser um diferencial! Nesta edição, entreapresentações que alargam e extrapolam referências ao compositor, pianista, organista e regente cearense Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), a transversalidade de linguagens artísticas também celebraos elos musicais em tessituras literárias, estéticas e outras composições,voltadas para formações artísticas e de platéias. Os músicos, além de inserirem no repertório composições de Nepomuceno, farão homenage…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA