Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2019

Concurso literário lança edital em Roraima

Serão aceitos poemas e contos em Português e Espanhol

Por Folha Web

As inscrições para o IV Concurso Literário Internacional Palavradeiros estão abertas. O regulamento está disponível na internet. São duas categorias: Poesia e Conto. Com tema livre, a categoria Poesia é restrita a alunos de escolas de ensino fundamental e médio de Roraima. A categoria Conto é aberta ao público em geral e a história deve ser inspirada em letra de alguma música de Roraima. O concurso é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, e tem por objetivo incentivar a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense. “Uma das novidades deste ano é que aceitaremos textos em Português e Espanhol. A ideia é ser cada vez mais inclusivo”, explica o coordenador do concurso, escritor Aldenor Pimentel. Por falar em inclusão, na edição deste ano, o concurso literário homenageia quatro escritores de Roraima com deficiênci…

Centenário de Estrigas terá celebrações no Mondubim, Benfica e Praia de Iracema

O centenário de Estrigas será comemorado com exposições, homenagens e outras atividades. Programação transpassa o Minimuseu Firmeza e chega ao Benfica e à Praia de IracemaPor 
Todas as definições que forem escritas ou ditas ainda serão mínimas para descrever a grandiosidade de Estrigas. Artista cearense nascido em 19 de setembro de 1919, ele transformou sua própria casa em museu e sua existência em um cenário para grandes obras. Amigo de muitos artistas, pesquisador do cenário cearense, fomentador de projetos culturais e incentivador de novos talentos. Estrigas foi muitos em apenas uma existência. "Discreto, tímido, bem longe das futricas, refugiou-se no Mondubim, do qual era um 'senhor'. De lá, dava as regras do jogo e subvertia os códigos, os padrões da arte cearense. Não estava preocupado com o mercado. Queria dar seu recado, interferir, falar por meio das cores, das texturas, da composição", explica o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho. E as …

'Estilo é resposta à discriminação', diz Mahershala Al, vencedor de dois Oscars

Vencedor de dois Oscars, ator fala sobre cinema, fé, racismo e de ter virado embaixador da marca Zegna. Cena do filme 'O Hotel Greenwich', idealizado pelo ator Robert De Niro, em Nova York. (Divulgação)
O Hotel Greenwich, idealizado pelo ator Robert De Niro, em Nova York, é de uma elegância distinta, com sofás de couro, tapetes iranianos e prateleiras repletas de clássicos da contracultura. Foi ali que o ator Mahershala Ali recebeu a reportagem, vestindo blazer de alfaiataria verde-garrafa com uma camiseta da mesma cor em um tom mais claro totalmente em harmonia com a sofisticação cool do ambiente.
Vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante por Moonlight, em 2017, e Green book, 2019, Ali vive o auge da carreira aos 45 anos, aclamado pela crítica e com grandes oportunidades ao seu dispor. Virou também um ícone de estilo, sempre nas listas dos mais bem-vestidos representando a Ermenegildo Zegna, a marca masculina mais chique da Itália. Com porte majestoso e o semblante doce, Al…

Há um mês da canonização, irmã Dulce ganha biografia

Livro traz encontros com grandes personalidades e relatos que mostram a humanidade da santa. Amiga de Sarney, irmã Dulce era a única pessoa, fora do governo, que tinha o número do telefone vermelho no gabinete do Palácio do Planalto. (Gervásio Baptista/ Divulgação/ EBC)
Foram oito anos de trabalho, cem entrevistas, viagens a Itália, França e Estados Unidos, busca de documentos na Biblioteca do Vaticano, reportagens nas ruas, em hospitais e conventos, conversas com bispos e cardeais. O repórter e editor Graciliano Rocha, nascido e formado em jornalismo em Campo Grande, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está lançando o livro Irmã Dulce, a Santa dos Pobres (Editora Planeta, 296 páginas, R$ 49,90), história de Maria Rita de Souza Brito Lopes.
Segunda filha do dentista e professor universitário Augusto Lopes Pontes e da dona de casa Dulce de Souza Brito, Maria Rita nasceu em Salvador, em 1914, de uma família de classe média com conexões na política da Bahia. Seu avô paterno …