Postagens

Mostrando postagens de Outubro 31, 2018

Reunião ordinária mensal da AMLEF - 27 de Outubro 2018

Imagem
Aconteceu no dia 27 de Outubro de 2018, mais uma reunião ordinária mensal da AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, na sede do Palácio da Luz, sob a presidência do Acadêmico Dr. Régis Frota e a presença dos patronos e acadêmicos.









Créditos: Angélica Sampaio

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura lançam livros em São Paulo

Imagem
No dia 6 de novembro, às 19h30, acontecerá no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, a cerimônia de lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018. Na ocasião, Juliana Leite e Tobias Carvalho participarão de debate com o público, seguido de sessão de autógrafos. Os escritores foram os escolhidos deste ano nas categorias Romance e Conto, com os livros "Entre as mãos" e “As coisas”, respectivamente. As obras são publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares, Durante o evento, os vencedores de 2018 também participarão de conversa com João Meirelles Filho e José Almeida Júnior, ganhadores do ano passado. O bate-papo será mediado pela escritora e jornalista Verônica Stigger, intercalada pela leitura dramatizada de trechos dos livros "Entre as mãos" e “As coisas”. “O objetivo do Prêmio Sesc de Literatura é identificar novos autores e abrir as portas do mercado editorial aos escritores, proporcionando uma renovação no …

Coral da UFC faz refletir, com uma megaestrutura, sobre as relações humanas

Imagem
A nova montagem do Coral da UFC reúne 31 vozes no coral, 14 instrumentistas e um grupo percussionista, além de um espelho d'água Iniciando as comemorações dos 60 anos do Coral da UFC (Universidade Federal do Ceará), o grupo apresenta o espetáculo "D'Água". A temporada, que segue em cartaz até o dia 16 de dezembro, inicia na próxima sexta-feira (02). Sob regência e direção do professor Erwin Schrader, o espetáculo fala sobre a água como elemento de sobrevivência humana e sobre o afeto e a falta dele. "Trata da água que entra e a água que sai na vida e nos corpos das pessoas. A água que sai de nós. Sai pelo suor, pela lágrima, enquanto a água que nós deixamos entrar em nossa vida tem que ser antes purificada", explica o regente. A narrativa nasceu a partir de uma longa pesquisa de repertório. Foi de "As Moças" de Paulo César Pinheiro e Paulinho Soares que veio o enredo: três moças maltratadas e violentadas, que perdem o amor pela vida e acabam se j…

Dia D busca a forma política de Drummond

Imagem
Entidades promovem programação sobre o autor nesta quarta-feira, 31, dia em que se comemoram 116 anos do nascimento do poeta. Foi Drummond quem disse, em um poema de 1945, quando viu uma flor nascer na rua: "É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio". (Arquivo Agência Brasil)
O Dia D, data criada em 2011 pelo Instituto Moreira Salles para celebrar a data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro), começa a ganhar desdobramentos, pelo menos em São Paulo. Além dos eventos anuais do IMS, a editora Companhia das Letras e o Sesc Pompeia também promovem programação sobre o autor nesta quarta-feira, 31, dia em que se comemoram 116 anos do nascimento do poeta.

No IMS Paulista, às 19h30, o professor de literatura brasileira da USP Fabio Cesar Alves dará uma palestra sobre o profundo envolvimento político de Drummond e sobre como alguns de seus poemas formaram uma base para o poeta conceber uma luta política contra "o mundo caduco, e como i…

Festival Acordes do Amanhã acontece em Fortaleza e mais sete cidades do Ceará

Imagem
De 9 a 17 de novembro a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã acontece em Fortaleza e mais sete cidades do Ceará. Na capital, no dia 9, serão cerca de 120 apresentações em diversos espaços. Foto: Divulgação / Assessoria Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. Em novembro, o evento chega à segunda edição passando por oito cidades cearenses. Começa em Fortaleza, no dia 9, e até o dia 17 acontecerá também em Itapajé, Guaramiranga, Caucaia, Aquiraz, Sobral, Orós e Paracuru. Em Fortaleza são cerca de 120 apresentações musicais em 36 locais, envolvendo mais de 80 grupos musicais, somando quase 690 artistas amadores e profissionais, crianças, jovens e adultos, com sons dos mais diversos gêneros musicais, propondo à população uma reflexão sobre como os ritmos e melodias estão presentes em vários momentos do cotidiano. Do…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior