Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2017

Semana em alusão ao dia da Consciência Negra segue com programação especial

Imagem
O Dia da Consciência Negra, 20 de outubro, será celebrado com uma programação especial nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Exibição de filmes e apresentações artísticas no Cineteatro São Luiz, palestras na Biblioteca Pública Espaço Estação, Museu do Ceará e Casa de Juvenal Galeno, além de uma Missa Afro no Theatro José de Alencar e o Festival Internacional de Folclore do Ceará estão programados para acontecer em alusão à data. A programação dos equipamentos pode ser conferida no site da Secult: www.secult.ce.gov.br. Museu do Ceará O Museu do Ceará realizou, no dia 16/11, a oficina colaborativa para a reformulação do módulo Escravidão e Abolicionismo no Ceará, componente da exposição de longa duração do Museu do Ceará. Com a atividade, o Museu do Ceará convida professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nas questões que envolvem o Negro e a História do Ceará para participarem do processo de reelaboração da proposta expositiva do módulo “Escrav…

Desenho de Tintim e Milu é vendido por 500.000 euros

Imagem
Um desenho colorido de Tintim e Milu, realizado por Hergé para a publicação O Centro de Otokar, foi vendido neste sábado, em Paris, por mais de meio milhão de euros (1,9 milhão de reais), informou à AFP a casa Artcurial, organizadora de vendas dedicadas ao “universo do criador de Tintim”, que incluem álbuns raros, desenhos originais e objetos diversos, como litografias, estatuetas e brinquedos. Esse desenho em aquarela com nanquim (20,5 x 21 cm) representa Tintim e Milu, escoltados por um mordomo, no palácio real de Sildávia, reino imaginário onde se passa a ação de OCentro de Otokar. Foi utilizado como ilustração para a capa da edição Petit Vingtième, de 14 de fevereiro de 1939. Além disso, duas tirinhas de A Estrela Misteriosa, publicadas em 1941 no jornal belga Le Soir, foram adquiridas por 381.000 euros (1,4 milhão de reais). Para Eric Leroy, especialista em quadrinhos da Artcurial, “as obras originais de Tintim são cada vez mais raras nos leilões, especialmente as dos anos 1930 e…

Praça Luiza Távora, em Fortaleza, abrigou castelo

Imagem
O cuidado e a preservação que a Praça Luiza Távora, na Aldeota, recebe atualmente não estiveram presentes na década de 1970 quando o Castelo Plácido de Carvalho foi demolido, virando escombro inútil. No local, restou apenas a lembrança de que o atual espaço público já foi privado, lar de uma família, recordação que é materializada, hoje, apenas pelos seis minicastelos que estão na parte da frente da praça. E se essas construções, hoje, parecem grandes para os padrões de arquitetura, no passado, elas representavam uma pequena parcela do grandioso complexo arquitetônico, erguido pelo empresário Plácido de Carvalho. A construção do palácio se deu na década de 1920, no momento em que Fortaleza começava a crescer para o lado leste, cujo principal acesso era a Boulevard Nogueira Acciolly, avenida que atualmente conhecemos como Santos Dumont. História: construído para a amada italiana Plácido de Carvalho era um rico comerciante cearense, dono de terras e casas em Fortaleza. Todos os anos el…

Em sua quarta edição, Festival Concreto ocupa Fortaleza até o próximo dia 26

Imagem
As cores urbanas ganham novos tons durante este mês. Começa neste sábado, 18, a quarta edição do Festival Concreto, que reúne mais de 60 artistas, entre locais, nacionais e de outros países. As ações de formação, residência artística, performances e intervenções poderão ser encontradas em vários pontos alencarinos durante o período que se estende até o próximo dia 26.  Neste domingo, começam as pinturas no Conjunto Habitacional Sabiá, no Passaré, e na Escola Porto Iracema das Artes, além da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Durante a próxima semana, a programação se estende com aplicações de Lambe Lambe, oficinas, esculturas sonoras, palestras, exposições e até vídeo mapping.  As formas começaram a tomar os espaços de Fortaleza mesmo antes do lançamento do festival. Desde o último dia 13, seis artistas pintam quatro paredes externas do Centro de Eventos do Ceará. Para esse trabalho, os artistas inter…

Rainha Elizabeth II e o príncipe Philip comemoram 70 anos de casados

Imagem
É um novo recorde para a rainha, decana dos monarcas do mundo e que subiu ao trono em 1952 aos 25 anos de idade. Elizabeth e Philip durante sua lua de mel em 25 de novembro de 1947 (AFP/Arquivos)
A rainha Elizabeth II da Inglaterra e o príncipe Philip de Edimburgo celebram nesta segunda-feira 70 anos de matrimônio, convertendo-se assim no primeiro casal real britânico que alcança as bodas de titânio.
É um novo recorde para a rainha, decana dos monarcas do mundo e que subiu ao trono em 1952 aos 25 anos de idade.
O duque de Edimburgo ostenta, por sua parte, o recorde de longevidade dos consortes reais no Reino Unido, anteriormente em mão da rainha Charlotte, esposa de George III durante 57 anos.
Mesmo sem o casal participar nos atos públicos comemorativos da data, os sinos da Abadia de Westminster, onde se casaram em 20 de novembro de 1947, tocarão em Londres para prestar-lhes homenagem.
Por ocasião do aniversário, o Palácio de Buckingham divulgou duas imagens do casal, datadas do iníci…

TV Brasil exibe especiais em homenagem à Semana da Consciência Negra

Imagem
Da Agência Brasil Para celebrar a Semana da Consciência Negra, a TV Brasil apresenta uma série de filmes, debates, programas jornalísticos e musicais. A emissora preparou cerca de vinte horas de atrações especiais sobre o assunto que vão ao ar até o próximo domingo (26). Um dos destaques é a série especial Um Abraço Negro, apresentada pela jornalista Luciana Barreto, âncora do telejornal Repórter Brasil Tarde. Em cinco programas, a produção vai ao ar de segunda (20) a sexta (24), às 20h30, com uma hora de duração. A atração recebe personalidades para debater a situação dos afrodescendentes no país, analisar desafios, comemorar conquistas e reverenciar grandes expoentes. Participam do bate-papo as atrizes Elisa Lucinda e Isabel Fillardis; os músicos Pretinho da Serrinha e Marquinhos de Oswaldo Cruz; e a jornalista Flávia Oliveira, entre outros convidados. Cada episódio aborda diferentes perspectivas de aspectos socioeconômicos, artísticos, históricos e jurídicos. Para encerrar cada bloco d…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira