Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2016

URSOS POLARES ESTÃO FICANDO SEM GELO NO ÁRTICO

domtotal.com Entre 1979 e 2014, o Ártico perdeu de 7 a 19 dias de gelo por década nessas 19 regiões. Calcula-se que a população total de ursos polares seja de cerca de 25.000 indivíduos.
Os ursos polares estão ficando sem a camada de gelo indispensável para a sua sobrevivência em 19 regiões do Ártico - adverte um estudo publicado nesta quarta-feira (14).
Devido às mudanças climáticas, a banquisa (água do mar congelada) que se forma nas regiões polares está derretendo mais cedo na primavera e se formando mais tardiamente no outono, afirmaram pesquisadores da revista Cryosphere, da União Europeia de Geociências (EGU).
Entre 1979 e 2014, o Ártico perdeu de 7 a 19 dias de gelo por década nessas 19 regiões, revelaram imagens de satélite.
"Devido à dependência (dos ursos) do gelo marinho, as mudanças climáticas constituem a principal ameaça para sua sobrevivência", alerta o relatório.
Calcula-se que a população total de ursos polares (Ursusmaritimus) seja de cerca de 25.000 indiv…

PAPA QUER IGREJA CATÓLICA EMPENHADA NUM «NOVO HUMANISMO» PARA A REGIÃO

Agência Ecclesia 16 de Setembro de 2016, às 11:47   Foto: Cáritas Europa «Que se construam pontes e se abatam os muros de separação», escreve Francisco aos bispos reunidos em Sarajevo
Sarajevo, 16 set 2016 (Ecclesia) – O Papa incentivou hoje os bispos de todo o mundo, e suas respetivas comunidades, a um empenho efetivo no apoio a todas as pessoas “que perderam, por várias causas, a orientação das suas vidas”.
Salientando que a Igreja Católica deve ser para o mundo uma “mãe solícita” que vai “ao encontro das feridas da humanidade”, Francisco sublinha a necessidade da Igreja “identificar estradas e percursos novos” de intervenção na sociedade.
O desafio do Papa argentino está incluído numa mensagem enviada aos participantes de um encontro sobre “as obras da misericórdia”, integrado no Jubileu da Misericórdia, que o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) está a promover em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina.
No texto que o CCEE remeteu à Agência ECCLESIA, Francisco realça que …

'DEVEMOS LEVANTAR A VOZ CONTRA OS FUNDAMENTALISMOS', DIZ RAINHA EM ENTREVISTA

domtotal.com Grupos extremistas não têm nada a ver com a fé.
Por Antonio Ferrari*

É uma mulher que muitos sonham em ter como esposa, como filha, como mãe, como irmã. Eu tenho que admitir que a sua beleza não é nem mesmo a sua primeira qualidade. A rainha Rania da Jordânia é inteligente, culta, generosa, profundamente humana. É uma mulher de verdade, uma muçulmana que sabe e testemunha o que significa Islã, religião de vida e não de morte.
À espera de chegar à Itália, em Florença, para receber, no dia 11 de setembro, durante o evento beneficente Celebrity Fight Night Italy, o Humanitarian Award de Andrea Bocelli, ela decidiu me conceder uma entrevista exclusiva e – dados os tempos difíceis – muito rara, para o Corriere della Sera, que a acolheu em 2001 em Milão, na Via Solferino. Mas é também a confirmação do grande sentimento de admiração e de amor que Rania alimenta pela Itália.
Eis a entrevista.
Majestade, o mundo está em crise, com violência e confusão que ameaçam a nossa vida cot…

ÚLTIMOS DIAS NO DESERTO

Título original: Last Days in the Desert
Livremente baseado no Novo Testamento. Jesus Cristo (Ewan McGregor) viaja sozinho pelo deserto durante 40 dias de jejum e oração. Nessa jornada ele enfrenta a personificação do Diabo, que põe em dúvida o amor de Deus em um drámatico teste de sua fé. País: Eua Ano: 2016 Gênero: Drama Classificação: 12 Direção: Rodrigo Garcia Elenco: Ewan McGregor, Ciarán Hinds, Tye Sheridan Duração: 1h38 min.

MANUTENÇÃO DA PARÓQUIA: MENSAGEM DO PADRE GEOVANE SARAIVA AOS PAROQUIANOS

Romance "Um nazista em Copacabana" mescla ação e comédia de costumes

Novo livro de Ubiratan Muarrek já está na livrarias Por: Alexandre Lucchese
Ubiratan Muarrek criou homônimos a partir de personagens reais em seu novo romanceFoto: Ubiratan Muarrek / Divulgação Nada é o que parece ser em Um nazista em Copacabana. A começar pelo título. O segundo livro do jornalista e escritor Ubiratan Muarrek não acompanha um personagem identificado com o III Reich pelos calçadões da praia carioca, como pode dar a entender, mas está preocupado em revelar como as ideologias totalitárias e preconceitos seguem vivos, embora difusos, no cotidiano brasileiro. Para isso, usa com maestria humor e bons diálogos. Neste romance, que está chegando agora às livrarias, o nazista é o soldado alemão Otto Funk, que veio morar no Rio de Janeiro no final da II Guerra, disposto a esquecer tudo o que viveu nos campos de batalha. Homônimo de um famoso soldado da juventude hitlerista, Otto constrói no Brasil sua família ao lado da manauara Iracema, com quem teve a filha Diana. O ex-combate…

Confira lançamentos e novidades da literatura

Vaga aberta na  Academia Rio-Grandense de Letras é um dos destaques Por: Carlos André Moreira e Alexandre Lucchese Foto: Boitempo / Avec / Alfaguara / Record / Divulgação
LANÇAMENTOS Veja títulos que estão chegando ao mercado editorial:
Galícia De Marsal Branco Combinando características da ficção científica e da fantasia, esta história em quadrinhos apresenta uma jornada pelo planeta Galícia, que recebe habitantes de diferentes partes do universo para peregrinações – muitos deles sem saber exatamente o que estão lá buscando. Com muitos perigos e uma lógica própria, o mundo criado pelo gaúcho Marsal Branco combina diferentes influências visuais e poéticas da América Latina e foi detalhadamente desenhado com técnicas de hachuras e pontilhados ao longo de três anos. Quadrinhos, Avec, 220 páginas, R$ 34,90 (pelo site avecstore.com.br)
Deslocamentos do feminino De Maria Rita Kehl Publicado originalmente em 1998, Deslocamentos do feminino volta às livrarias em edição atualizada pela autora. Com…

UFC oferta curso de Excel aberto ao público. Incrições vão até sábado, 17

O curso terá duas datas: 17 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 12h, no bloco 717 do Centro de Tecnologia O Centro Acadêmico de Engenharia de Energias e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas para curso de Excel aberto ao público. Os interessados devem realizar as inscrições até este sábado, 17. 
O curso tem a finalidade de repassar uso de funções, técnicas úteis para edição, criação de fórmulas, produção de bancos de dados, formatação e impressão de planilhas. A carga horária é de 12 horas-aula. 
Além disso, o curso terá duas datas: 17 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 12h, no bloco 717 do Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).
Mais informações sobre como se inscrever, devem ser obtidas no Centro Acadêmico, pelo e-mail ou telefone de um dos integrantes: yanamaral@hotmail.com e (85) 99641 3581.
Redação O POVO Online

Pessoas com deficiência discutem acessibilidade em estádios e ginásio

Na Capital, as reformas nos equipamentos esportivos tentam acompanhar as legislações sobre acessibilidade
O Rio de Janeiro prepara o encerramento das Paralimpíadas 2016 neste domingo, 18, após quase duas semanas em que o mundo acompanhou as conquistas dos paratletas. Para além da competição, a rotina das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é de desafios para circular pelas cidades. Em Fortaleza, a simples decisão de comparecer a um evento esportivo passa pelas condições de acessibilidade nos equipamentos.  Onde ficam as paradas de ônibus e o estacionamento? Como são as calçadas e a pavimentação? Como é o caminho até os assentos ou vagas exclusivas? A resposta a cada uma dessas perguntas pode estimular ou não a presença da pessoa com deficiência nos ginásios e arenas. Com credenciamento de imprensa, o jornalista Victor Vasconcelos, do site Sem Barreiras, consegue estacionar dentro do estádio Presidente Vargas. Tem um menor trajeto a fazer, mas o piso de pedra portuguesa causa …

Sesta de mais de uma hora pode aumentar risco de diabetes

Os benefícios da sesta para a saúde são regularmente destacados, mas essa prática pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, se durar mais de uma hora - adverte um estudo japonês recebido com reservas por especialistas independentes. As pessoas que fazem sestas diárias de mais de 60 minutos de duração apresentam "um risco significativamente mais alto de diabetes do tipo 2" do que os que não dormem a sesta, observaram quatro cientistas da Universidade de Tóquio, sem demonstrar, porém, uma relação de causa e efeito. Calcula-se que esse risco suplementar seja de 45%, segundo o estudo, que foi apresentado nesta quinta-feira (15) em um congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) na Alemanha. A pesquisa ainda não foi publicada em um periódico da área revisado por seus pares. A diabetes do tipo 2, que representa 90% dos casos da doença, corresponde à incapacidade do organismo para regular o nível de açúcar no sangue. Se não for tratada, essa hiperglicemia…

Paul e Ringo se reúnem para lançamento de documentário sobre os Beatles

O documentário mostra anos de turnê da banda, com McCartney, Starr, e os falecidos John Lennon e George Harrison. Por Marie-Louise Gumuchian e Sara Hemrajani LONDRES - Os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr se reuniram para uma volta ao passado nesta quinta-feira (15), durante a estreia de um documentário feito pelo vencedor do Oscar Ron Howard sobre o ‘Fab Four‘, que mostra a jornada da banda na década de 1960. O cantor-compositor e o baterista posaram para fotografias em um tapete azul em Leicester Square, em Londres, para o lançamento de "The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years", que atraiu centenas de fãs em êxtase, além de celebridades como Madonna, Eric Clapton, Bob Geldof e Liam Gallagher. O documentário mostra anos de turnê da banda, com McCartney, Starr, e os falecidos John Lennon e George Harrison sendo adorados por fãs em todos os continentes. Ele apresenta imagens de shows no início de carreira no Cavern Club em sua Liverpool natal, concertos lotado…