Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 6, 2019

Morre Toni Morrison, primeira negra a ganhar o Prêmio Nobel, aos 88

Por Folhapress
A escritora Toni Morrison, vencedora do Nobel de Literatura de 1993, morreu na noite de segunda-feira (5), aos 88 anos. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio. A informação foi confirmada pela sua editora, em uma publicação no Twitter. "Sua narrativa e sua prosa hipnotizante deixaram uma inegável marca em nossa cultura", escreveu.  Nascida no estado de Ohio, ela ficou conhecida por obras que descrevem os obstáculos políticos e sociais enfrentados pela comunidade negra ao longo da história americana.  Em "O Olho Mais Azul", seu romance de estreia publicado em 1970 nos EUA, Morrison conta a história de uma moça negra que sonhava em ser loira e de olhos azuis como a atriz Shirley Temple.

Com sua ficção sobre as conflituosas relações de negros e brancos no país, ganhou o apelido de Pantera Negra, em analogia ao grupo que inseriu com força o debate das questões raciais na sociedade americana. Ela também escreveu livros como "Amada" e Canç…

Livro da XVII Caminhada com Maria

A Caminhada com Maria  na Arquidiocese celebra a padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Todos os anos reúne multidão de católicos que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada. O percurso percorrido do Santuário de Nossa Senhora da Assunção à Catedral Metropolitana de Fortaleza são aproximadamente 12,5 quilômetros. No trajeto podemos ver diversas manifestações de fé expressas pelos devotos: faixada de  suas casas ornamentadas, vestes e portando múltiplos símbolos religiosos. Serviço:Evento: Caminhada com Maria.
Quando: 15 de agosto.
Horário: 14 horas – Saída
Local: Santuário Nossa Senhora da Assunção
Endereço: Av. Dom Aloísio Lorscheider, 960 – Conjunto Nova Assunção – Vila Velha, Fortaleza – CE
Concentração: Ponte da Barra do Ceará
Chegada: Catedral Metropolitana de Fortaleza
Tema:"Maria caminha conosco na construção da paz"
Contato: Setor de C…

Savassi Festival 2019 celebra o jazz e a música instrumental

Musicistas se sentem incentivados com o projeto do Savassi Festival. A carioca Ilessi se apresenta no dia 10, no palco Mulheres Criando. (Reprodução/Facebook Ilessi)
Por Larissa Troian
Repórter Dom Total
Reunindo mais de 100 atividades, entre shows gratuitos e a preço populares, a 17º edição do Savassi Jazz Festival acontece entre os dias 5 e 11 de agosto. Em seu 17º ano, o festival, que já faz parte do calendário cultural da capital mineira, reafirma sua vocação para o estímulo e a difusão do jazz e da música instrumental, trazendo artistas nacionais e internacionais, promovendo workshops, experiências em estúdios, e lançando novos trabalhos pelo selo musical Savassi Festival Records e a criação do Clube de Jazz.
Os shows na rua com entrada franca acontecem na Praça Floriano Peixoto – Palco Instituto Unimed-BH –, e na Savassi – Palco Cemig. Neste último, a programação de domingo (11/08) tem Ellen Oléria e Alma Thomas no Tributo a Nina Simone, Lars Möller e MG Big Band (Dinamarca/Brasil…