Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2017

XII Festival de Inverno da Serra da Meruoca traz 20 composições de artistas de várias cidades do País

Imagem
A cidade de Meruoca, no norte do Ceará, deve ganhar nova movimentação e trilha sonora a partir de hoje (15) e até sábado (17), com a realização da 12ª edição do Festival de Inverno da Serra da Meruoca. O evento, de caráter competitivo, reúne compositores e intérpretes de várias cidades do País para apresentarem suas canções autorais em shows ao vivo. Trata-se do retorno do festival após dois anos sem ser realizado. Além dos concorrentes, o evento também traz show de grandes nomes da música popular brasileira. Neste ano, sobem ao palco Byafra (dia 15), Guilherme Arantes (dia 16) e Fagner (dia 17), além de atrações Dona Leda, Lágrimas da PS, Dona Zefinha, Trovador Eletrônico e Legenda Lateral, sem esquecer das feiras e oficinas. Toda a programação é gratuita. Ao todo, foram 177 canções inscritas, oriundas de diversos estados e também de vários municípios do Ceará - um recorde na história do evento. O número demonstra a importância do Festival para o calendário cultural do Ceará e a pro…

Mia Couto em palestra na Unifor

Imagem
O moçambicano Mia Couto, 61 anos, é um daqueles casos invejáveis em que o sucesso de público coincide com a aclamação da crítica. Autor de livros em prosa e verso, ele é a atração do seminário internacional "Recriar o Pensamento, Mudar a Realidade", que acontece no dia 29 de junho, às 19h, na Universidade de Fortaleza (Unifor). No palco do Teatro Celina Queiroz, o autor compartilhará seus conhecimentos e vivências com o público presente. A experiência de Mia Couto vai bem além do ofício solitário da escrita. Biólogo, especializado em ecologia, e um crítico atento das realidades sociais, ele viaja o mundo divulgando sua literatura e estabelecendo diálogos com diversas culturas. As palestras e conferências do escritor são famosas por sua combinação de inteligência e bom humor. O evento é promovido pela Pós-Unifor, em parceria com o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES). As vagas são limitadas . O seminário é aberto ao público e as inscrições podem s…

Cine Cultura Popular exibe curtas cearenses nesta quinta-feira

Imagem
O Cine Cultura Popular, que ocorre nesta quinta-feira, 15, às 16 horas, no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, exibe os curta-metragens Tempo de Lagoa e Encatária. Com acesso gratuito, a ação é uma realização do Núcleo Educativo, que fomenta atividades de caráter pedagógico a partir do patrimônio, da memória e das práticas da cultura cearense. Desde janeiro deste ano, as sessões que ocorrem sempre uma vez por mês são compostas por filmes enviados pelos realizadores cearenses por meio de formulário eletrônico. Um grupo de educadores do Museu que formam o Núcleo Educativo organizam as exibições. A sessão do Cine Cultura Popular acontece no Mini-auditório do Museu da Cultura Cearense. TEMPO DE LAGOA (HD/10’41’/ 2015)’ Sinopse: A lagoa acolhe, protege e alimenta aqueles que se achegam em suas margens, lava os que adentram suas águas. Como um manto temporal, desacelera corpos e mentes fustigados pelo fluxo alucinante de uma cidade que teima em lembrar qu…

Thiago Delegado: músico de grandes projetos

Imagem
Thiago é precursor do "DelegasCia" e "A Hora do Improviso" Em entrevista exclusiva ao Dom Total, o músico contou um pouco mais sobre sua carreira, projetos e parcerias. (Reprodução)
Por Larissa Troian
Repórter Dom Total
Violonista, compositor e arranjador, Thiago Delegado vem mostrando seu valor ao longo dos anos. Resultado disso são suas premiações no BDMG Instrumental de 2011, Jovem Instrumentista BDMG 2009, Prêmio Marco Antônio Araújo 2011 – O melhor disco instrumental independente de 2010 produzido em Minas Gerais, entre outros.
Em entrevista exclusiva ao Dom Total, o músico contou um pouco mais sobre sua carreira, projetos e parcerias. Formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Thiago tocava violão nas horas vagas: “Eu gostava de tocar violão, mas violão de faculdade mesmo, acompanhando, não tinha pensado em ser músico. Aí eu frequentava um lugar que chama Pedacinhos do Céu, tradicional do Choro, lá no Caiçara. Um dia o dono de lá viu que eu gostava…

O povo se reúne para festejar o santos Antônio, João Batista, Pedro e Paulo

Imagem
No encontro com as diversas tradições regionais, as festas juninas foram adquirindo contornos característicos. A festa junina é um patrimônio cultural importante para nosso povo. (Divulgação)
O mês de junho é marcado pelas festas juninas. Em muitas cidades do Brasil, o povo costuma se reunir para festejar Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. É neste mês que acontece um fenômeno natural interessante: no hemisfério sul, o dia é mais curto e a noite mais longa e no hemisfério norte, o contrário, o dia é mais longo e a noite mais curta. Tal fenômeno era motivo de celebrações em meio aos povos antigos, que pediam colheita farta e aproveitavam para agradecer as já realizadas.
No encontro com as diversas tradições regionais, as festas juninas foram adquirindo contornos característicos. No Brasil, tornou-se tradição, por exemplo, o erguimento do mastro, o estender bandeirinhas e pendurar balões coloridos, o forró e os fogos de artifício. As comidas típicas em sua maioria de…

Corpus Christi: Sentido, Origem e história

Imagem
Nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo Sacramento. (Divulgação)
Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi.
A motivação litúrgica para tal festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.
Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.
Origem da solenidade
Na origem da festa de…

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos