Pular para o conteúdo principal

Mia Couto em palestra na Unifor

Mia Couto: escritor um dos principais nomes da literatura em língua portuguesa no mundo
O moçambicano Mia Couto, 61 anos, é um daqueles casos invejáveis em que o sucesso de público coincide com a aclamação da crítica. Autor de livros em prosa e verso, ele é a atração do seminário internacional "Recriar o Pensamento, Mudar a Realidade", que acontece no dia 29 de junho, às 19h, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
No palco do Teatro Celina Queiroz, o autor compartilhará seus conhecimentos e vivências com o público presente. A experiência de Mia Couto vai bem além do ofício solitário da escrita. Biólogo, especializado em ecologia, e um crítico atento das realidades sociais, ele viaja o mundo divulgando sua literatura e estabelecendo diálogos com diversas culturas. As palestras e conferências do escritor são famosas por sua combinação de inteligência e bom humor.
O evento é promovido pela Pós-Unifor, em parceria com o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES). As vagas são limitadas . O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site da Unifor (www.Unifor.Br).
O evento segue um dos objetivos da Pós-Unifor de proporcionar aos alunos e à sociedade o encontro com grandes lideranças mundiais, que inspiram com suas ideias e ações, buscando o fortalecimento da inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, liderança, dentre outras habilidades necessárias para o profissional do século XXI.
Mia Couto é um dos principais nomes da literatura em língua portuguesa. Atualmente, ele é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. Atualmente, suas obras são traduzidas e publicadas em 24 países.
Importância
Filho de pais portugueses, Antônio Emílio Leite Couto nasceu em 1955 na cidade da Beira, em Moçambique, na África lusófona. O pai era jornalista e escritor e viu o filho seguir seus caminhos, nas letras e na imprensa.
A produção inicial de Mia Couto é como poeta. Mais tarde se dedicou ao jornalismo e à literatura em prosa. Escritor prolífico, ele é autor de romances e de coleções de contos, crônicas, ensaios e poemas - obra que lhe rendeu homenagens importantes, como o Prêmio Camões (comenda mantida em parceria pelos governos brasileiro e português) e Prêmio Literário Internacional Neustadt (EUA). Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007, foi agraciado com o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.
É o único escritor africano membro da Academia Brasileira de Letras. Mia Couto é sócio correspondente da ABL, eleito em 1998, sendo o sexto ocupante da cadeira nº 5, que tem por patrono Dom Francisco de Sousa.
Terra
Mia Couto é um "escritor da terra", escreve e descreve as próprias raízes do mundo, explorando a natureza humana na sua relação umbilical com a terra. A sua linguagem extremamente rica e muito fértil em neologismos, confere-lhe um atributo de singular percepção e interpretação da beleza interna das coisas. Cada palavra inventada como que adivinha a secreta natureza daquilo a que se refere, entende-se como se nenhuma outra pudesse ter sido utilizada em seu lugar. As imagens de Mia Couto evocam a intuição de mundos fantásticos e em certa medida um pouco surrealistas, subjacentes ao mundo em que se vive, que envolve de uma ambiência terna e pacífica de sonhos - o mundo vivo das histórias.
Como biólogo tem realizado trabalhos de pesquisa em diversas áreas, com incidência na gestão de zonas costeiras e na coleta de mitos, lendas e crenças que intervêm na gestão tradicional dos recursos naturais. É diretor da empresa Impacto, Lda. - Avaliações de Impacto Ambiental. Em 1992, foi o responsável pela preservação da reserva natural da Ilha de Inhaca.
Saiba Mais
Seminário internacional - "Recriar o Pensamento, Mudar a Realidade", com o escritor moçambicano Mia Couto. Dia 29 de junho, às 19 horas, no Teatro Celina Queiroz, no Campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Ingressos - À venda pelo site www.Unifor.Br
Descontos - Alunos, egressos, professores e funcionários da Unifor têm 50% de desconto
Empresas parceiras da Unifor têm 20% de desconto
Contato - (85) 3477.3000

Diário do Nordeste

Comentários