Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 31, 2018

Hélio Bicudo, um dos autores do impeachment de Dilma, morre aos 96 anos

por esmael


O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, morreu nesta terça-feira (31) aos 96 anos.

Apesar de ser um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Bicudo não titubeou em assinar a petição para derrubar a presidenta eleita juntamente com Janaina Paschoal e Miguel Reale Junior.
Após o golpe contra Dilma, Hélio Bicudo mostrou arrependimento. Na montagem do ministério por Michel Temer, o jurista disse que Geddel Vieira Lima (MDB-PR) jamais deveria ter cargo no governo.
Há mentes parvas dizendo que Bicudo ‘se foi’ ao saber que Janaina seria vice de Jair Bolsonaro (PSL).
Hélio Bicudo morreu na manhã de hoje em sua casa, nos Jardins, em São Paulo.

Acadêmica Angélica Sampaio fará o lançamento do Poema-Luz, com o seu selo editorial Sol Literário, na FLIP 2018

É com muita alegria que a acadêmica de Letras, Angélica Sampaio fará o lançamento de seu Poema-Luz, que sairá com o selo editorial Sol Literário, na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) através da programação coletiva do grupo literário Mulherio das Letras, que contará com diversos lançamentos, saraus, feira de livros e divulgação de obras e autoras. 



Local: Casa do Desejo - Paraty
Dia: 27/7/2018 Horário: 19h30 

A FLIP ocorrerá de 25 a 29 de julho.

Livro aborda temática da luta contra o câncer

Um relato que celebra a vida e o amor. Assim se mostra o livro "Sobre Viver: Crônicas da Sala de Espera", de Marcelo Lavor. O publicitário mergulha no drama da doença, a partir das memórias do que viveu ao lado da esposa, diagnosticada com um câncer. À venda desde julho na Amazon, em versão e-book, o livro será lançado, em edição impressa, nesta terça-feira (31), às 19h, na Livraria Cultura. Na ocasião, haverá um bate-papo com o autor. A obra pode ser comprada pelo valor de R$ 30. "Sobre Viver" reconstitui os dois anos em que a esposa viveu com o câncer. Desde o diagnóstico - "foram os cinco minutos mais terríveis da minha vida, quando o médico chegou e me disse o que ela tinha", recorda Lavor -, passando pelos tratamentos e, por fim, a remissão da doença. Da primeira consulta, que comprovou que algo estava errado com a saúde de sua companheira, até o fim dessa jornada, em dezembro de 2017, quando os resultados dos exames atestaram que ela estava bem, Ma…

Manifestações e anseios da juventude no espaço urbano são iluminados pelo II Colóquio Diálogos Juvenis

por Antonio Laudenir - Repórter Grafite, música, Intervenção urbana e cultura pop são alguns dos temas do evento ( Foto: Thiago Gadelha ) Conversar com a diversidade das práticas, invenções, subjetividades e repertórios culturais dos jovens é um desafio em constante mutação para a pesquisa acadêmica. Adentrar este território, permeado por uma faixa da população por vezes marginalizada e pouco questionada quanto a seus desejos é um dos muitos objetivos do II Colóquio Diálogos Juvenis Sentimentos Intensos: Cidade e Arte. Reunindo pesquisadores, docentes e público em geral, o encontro tem início nesta terça-feira (31), no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e segue até 2 de agosto com uma série de conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, performances e palestras no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A atividade de abertura conta com a presença …

Exposição Novos Olhares para Monalisa é atração no Museu Histórico de Quixadá

por Mais de 70 obras de arte expõem outras faces da Monalisa no Museu Municipal Jacinto de Sousa
O público de Quixadá e região tem a oportunidade de apreciar pelos próximos 60 dias uma coletânea especial de artes plásticas, a Exposição Novos Olhares para MonaLisa e o Regionalismo, uma mostra particular de versões da madona italiana, propriedade da colecionadora e médica Veridiana Brasileiro. São 76 obras de pintores, a maioria cearenses. Estão expostas no Museu Histórico Jacinto de Sousa. Podem ser apreciadas aos sábados e domingos das 8h às 12h e de terça a sexta-feira das 8h às 17h. Veridiana Brasileiro participou da abertura da exposição. Ela informou que a coletânea conta hoje com mais de 250 obras. A paixão pelas artes começou na adolescência, por influência dos pais, visitando museus e galerias de arte. Ela ficou encantada com a personagem mais enigmática de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, que ganhou a denominação na língua portuguesa, de Monalisa. Começou a perceber versõe…

Os muitos significados de Iracema

Ela dá nome à praia e ao bairro. Está no bloco de carnaval, casando com o Bode Ioiô. No teatro musical, em adaptação do dramaturgo e diretor Ilclemar Nunes. Na dança, no atual projeto da bailarina Rosa Primo. Está também esculpida em cinco monumentos espalhados por Fortaleza. Mais de 150 anos depois, a Iracema de José de Alencar continua como uma das figuras da literatura cearense mais representadas e referenciadas no Estado. Entre as cinco estátuas da personagem na Capital, três são mais conhecidas: a da praia do Mucuripe (1965), de Corbiniano Linsa; a Iracema Guardiã (1995), de Zenon Barreto, que fica na Praia de Iracema; e a da Lagoa da Messejana (2004), de Alexandre Rodrigues. Completam a lista a Iracema de Descartes Gadelha (2002), localizada em frente ao Rotary Club Fortaleza, e a de Francisco Zanazanan (2005), no Palácio Iracema. Sobre o assunto Discordância entre lei e práticaAs estátuas
Em visita na manhã da última sexta, 27, à Iracema Guardiã, a reportagem encontrou a funcion…

III Feira de Cordel Brasileiro acontece na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza vai se tornar palco da celebração da cultura popular do Brasil em agosto. De 16 a 19, o espaço na Praia de Iracema recebe a terceira edição da Feira do Cordel Brasileiro, com espaços voltados para a celebração da literatura do cordel. O evento é inteiramente gratuito, com atrações que acontecem de quinta-feira a sábado, das 14 às 21 horas e no domingo, das 14 às 19 horas. O evento reúne nomes na área da xilogravura, cordel, repentistas, violeiros, declamadores, pesquisadores entre outros especialistas da área. Uma das principais atrações desta edição é o músico Beto Brito, que já trabalhou com artistas, como Zé Ramalho. Além dele, tocam Gereba Barreto e Marcus Lucena, que apresenta seu novo trabalho ao lado de Tarcísio Sardinha e Adelson Viana. Outra grande atração é o lançamento do livro “Orixás em Cordel”, com a presença do autor Mestre Bule-Bule. A Feira também inclui atividades formativas e palestras com pesquisadores. Entre as oficinas, o evento vai re…

Festival de Brasília 2018 divulga os filmes em competição

Como no ano passado, foram selecionados para as duas principais mostras competitivas nove longas e 12 curtas.


Cena do filme 'Los Silencios', de Beatriz Seigner. (Divulgação) O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou nessa segunda-feira, 30, os selecionados para suas duas principais mostras competitivas, de longa e curta-metragem. São, no formato que repete o do ano passado, nove longas e 12 curtas. De acordo com informações da assessoria, estes filmes foram escolhidos entre 742 inscritos, por duas comissões de seleção. Filmes de Longa-metragem Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (SP), documentário Bloqueio, de Quentin Delaroche e Victória Álvares (PE), documentário Ilha, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA), ficção Los Silencios, de Beatriz Seigner (SP/Colômbia/França), ficção Luna, de Cris Azzi (MG), ficção New Life S.a., de André Carvalheira (DF), ficção A Sombra do Pai, de Gabriela Amaral Almeida (SP), ficção Temporada, de André Novais Oliveira (MG), fi…