Postagens

Mostrando postagens de Março 29, 2015

Dom Helder: Vaticano envia carta à Arquidiocese de Recife

Imagem
domtotal.comAfirmando ter recebido o pedido de abertura do processo de beatificação de dom Helder Camara.
Recife, PE, 28 mar (SIR) - Menos de um ano depois do pedido de abertura do processo de beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, a Cúria Romana enviou carta à Arquidiocese de Olinda e Recife afirmando ter recebido a solicitação. Segundo correspondência expedida pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal dom Angelo Amato S.D.B., ele aguarda o posicionamento de diferentes dicastérios (departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana) para poder emitir o seu parecer.
Caso o Nihil Obstat (Nada Consta) seja emitido pelo Vaticano, a Igreja Particular de Olinda e Recife terá autorização para iniciar o processo em nível diocesano. Com o aval do Vaticano, dom Helder poderá então ser nomeado Servo do Senhor. A etapa seguinte consiste em reconhecer suas “virtudes heróicas”. Para isso, uma comissão jurídica se reunirá para est…

Religiosos partem para a missão na Amazônia

Imagem

Religiosas e Religiosos chegam de várias partes no Brasil, na Diocese de Santarém-PA, para concretizarem a primeira missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia. O projeto é uma iniciativa das Comissões Episcopais para a Amazônia, Missionária Nacional, CRB Nacional e Pontifícias Obras Missionárias. De acordo com a Assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst, o objetivo é dar oportunidade às jovens e aos jovens religiosos de fazer uma experiência missionária em terras amazônicas em vista do conhecimento da espiritualidade, do modo de vida das comunidades nativas e dos desafios que se lhes impõe a conjuntura sócio-econômica do país. “Nossa expectativa é que, ao passar por esta experiência, os jovens religiosos se apaixonem por esta causa e as congregações possam, a partir daí, continuar enviando missionários para esta realidade que tanto enriquece o país por sua biodiversidade, mas por ao outro lado, tão carente da presença da Igreja”, afirmou. Em mensagem e…
Imagem
Agência Ecclesia29 de Março de 2015, às 10:43
(Lusa)Francisco inicia celebrações da Semana Santa com reflexão sobre a humildade Cidade do Vaticano, 29 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje no Vaticano as celebrações de Semana Santa, neste Domingo de Ramos, com uma reflexão em que recordou os cristãos perseguidos e alertou para o “mundanismo” que afasta a Igreja da “humildade” de Jesus. “Há outro caminho, contrário ao caminho de Cristo: o mundanismo. O mundanismo oferece-nos o caminho da vaidade, do orgulho, do sucesso... É o outro caminho”, precisou, na homilia da Missa a que presidiu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. Francisco elogiou, a este respeito, o exemplo de fé dado por “tantos homens e mulheres que em cada dia, no silêncio e escondidos, renunciam a si mesmos para servir os outros: um familiar doente, um idoso sozinho, uma pessoa deficiente, um sem-abrigo”. “Pensamos também na humilhação das pessoas que, pela sua conduta fiel ao Evangelho, são dis…

Não existe outro caminho senão o de Jesus - Papa na homilia do Domingo de Ramos

Imagem
Rádio Vaticana
O sol brilhava esta manhã sobre a Praça de São Pedro, repleta de fieis de várias partes da Itália e do mundo que assistiram à festiva celebração do Domingo de Ramos, que é também Dia Mundial da Juventude a nível das Dioceses. Daí a presença de um grande números de jovens na celebração, às quais, o Papa dirigiu uma saudação particular no final da Missa. A cerimónia iniciou com a procissão e a bênção dos ramos, a celebração litúrgica, em que foi narrada o percurso da Semana Santa que nos conduz à Páscoa… Na sua homilia, o Papa Francisco sublinhou que no centro de celebração festiva deste domingo está a palavra ouvida precedentemente no hino da Carta aos Filipenses: “A humiliação de si mesmo, a humiliação de Jesus”. Uma humiliação que revela – disse o Papa – o estilo de Deus e que deve ser também o estilo do cristão: a humildade. Um estilo que nunca acaba de nos surpreender, pois nunca nos habituamos à ideia de um Deus humilde. “Deus se humilha para caminhar com o seu povo…

Redução de filhos é maior entre mais pobres

Imagem
domtotal.comEntre os 20% mais pobres do Nordeste, os números passaram de 2,73 para 2,01 filhos por família. A hipótese mais provável é que o acesso a métodos contraceptivos tenha aumentado nos últimos anos. Nos últimos dez anos, o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%. Entre os 20% mais pobres, a queda registrada no mesmo período foi 15,7%. A maior redução foi identificada entre os 20% mais pobres que vivem na Região Nordeste: 26,4%.
Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e têm como base as edições de 2003 a 2013 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que, em 2003, a média de filhos por família no Brasil era 1,78. Em 2013, o número passou para 1,59. Entre os 20% mais pobres, as médias registradas foram 2,55 e 2,15, respectivamente. Entre os 20% mais pobres do Nordeste, os números passaram de 2,73 para 2,01.
Para a ministra …

Montanhista do CE volta ao Everest após tragédia que matou 16 pessoas

Imagem
Rosier Alexandre presenciou avalanche que matou colegas de expedição. Cearense viaja para o Nepal para escalar a montanha mais alta do mundo. Gabriela AlvesDo G1 CE
Rosier Alxandre volta ao Nepal para escalada no Monte Everest (Foto: Rosier Alexandre/Arquivo Pessoal) A poucos dias de embarcar para o Nepal, onde tentará novamente escalar o Monte Everest, a sala de estar da casa do montanhista Rosier Alexandre, em Fortaleza, parecia ser um acampamento. Os mais de 200 itens de equipamentos individuais, entre roupas, botas, piquetas e bastões, estavam espalhados prontos para serem colocados nas duas malas que devem seguir Rosier até o campo base dos montanhistas. Aos 46 anos, Rosier Alexandre deixa Fortaleza na noite desta segunda-feira (30) para retornar à maior montanha do mundo depois de presenciar a avalanche que vitimou 16 pessoas em abril de 2014. “Em nenhum segundo, eu pensei em desistir. Naquele momento, diante daquela tragédia que tivemos que desistir da expedição, já marquei uma d…

Francisco reza pelas vítimas de desastre áreo

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Na alocução que precedeu a oração mariana do Angelus, neste Domingo de Ramos, o Papa rezou pelos mortos em decorrência da queda de um avião nos Alpes franceses, na última semana. “Confio à intercessão de Maria as vítimas do desastre aéreo de terça-feira passada, entre as quais havia também um grupo de estudantes alemães”, disse Francisco, exortando os fiéis presentes na Praça S. Pedro a aprenderem com Nossa Senhora a seguir o Senhor mesmo quando o seu caminho leva à cruz. O copiloto Andreas Lubitz, de 28 anos, é apontado como responsável pela queda do avião da companhia Germanwings, que transportava 150 pessoas entre passageiros e tripulação. O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha. (BF)

LOOKS DO LOLLA GALERIA: óculos de sol, estampas florais... veja o estilo do Lolla de SP

Imagem

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária