Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 8, 2017

Guia lista estabelecimentos comerciais acessíveis às pessoas com deficiência

Para tornar o turismo uma atividade mais democrática, o Guia Turismo Acessível reúne informações sobre estabelecimentos e atrações que oferecem recursos de acessibilidade. O guia é colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou. O material está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Windows Phone, Apple Store e Google Play. A ferramenta faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas. Em Fortaleza, por exemplo, já há mais de 300 opções. Entre 2006 e 2016, o ministério investiu mais de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais que atendem turistas com deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,2% da população brasileira tem algu…

Blogueiro cria campanha para recuperar biblioteca destruída pelo Estado Islâmico

Do BOL, em São Paulo Reprodução/Mosul Eye Voluntários ajudam na coleta de livros para reconstruir a biblioteca da Universidade de Mosul Após criar o blog Mosul Eye, um historiador está coletando livros de todo o mundo para recuperar a biblioteca da Universidade de Mosul, no Iraque, que foi destruída pelo Estado Islâmico.  O historiador, que mantém o anonimato por temer represálias de radicais, relata em sua página a situação de Monsul após as barbaridades do Estado Islâmico, que destruiu diversas partes da cidade como queimou obras literárias, mapas históricos e manuscritos por considerar tudo "inútil". A campanha para arrecadar novos livros já conseguiu 10 mil exemples, o objetivo é que o número chegue em 200 mil. De acordo com a página Mosul Eye, obras de medicina, ciência e humanidades, estão entre as mais desejadas. As doações para reestruturar a biblioteca da Universidade de Mosul podem ser feitas de qualquer parte do mundo, através do blog Mosul Eye.
(Com informações d…

Sana 2017 abre inscrições para campeonato de futebol digital

O Sana 2017 está com as inscrições abertas para a Área do Desenvolvedor. O espaço é utilizado para os produtores independentes de jogos de todo o Brasil, apresentarem os seus games para o seu público final, jogadores e futuros parceiros. Os interessados em participar devem ter um jogo finalizado, ter disponibilidade para comparecer aos três dias de evento e enviar um vídeo com demonstração do produto. O cadastro acontece pelo e-mail desenvolvedor@fcnb.org.br.O Sana acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. Também estão abertas as inscrições para a Copa Sana de Futebol Digital. O campeonato irá premiar os jogadores vencedores com até R$ 4 mil, divididos entre as modalidades FIFA 17 e PES 2017. Os competidores devem se cadastrar pelo site da Federação Cearense de Futebol Digital, até o preenchimento das vagas disponíveis. Os jogos acontecerão na plataforma Playstation 4 e no ato da inscrição, o participante escolhe o horário e o grupo que deve jogar. Todas …

Pesquisadores da UFC estudam tratamento da asma à base de plantas da caatinga

No intuito de ampliar as opções de tratamento da asma, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem desenvolvido matérias-primas e medicamentos fitoterápicos à base de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Amburana cearenses (cumaru) e a Justicia pectoralis (chambá), encontradas em áreas de vegetação da caatinga. Coordenadora da pesquisa, a professora Kalyne Leal, do Departamento de Farmácia da UFC, disse que os estudos estão prontos para passar para a fase clínica, que testa os efeitos do medicamento em seres humanos. “A gente está buscando editais e parceria com a iniciativa privada” para desenvolver esses testes, adiantou Kalyne. Até o momento, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) tem apoiado a análise por meio de bolsas de pesquisa e apoio técnico. Um dos principais ganhos a partir da iniciativa é, também, a possibilidade de efeitos positivos nos casos mais graves da doença. “A …

Pesquisa revela que a partir dos 20 anos de idade aparece o primeiro processo fisiológico não aparente

O envelhecimento é inevitável, mas, afinal, quando o espelho avisa, a pessoa começa a se queixar para os amigos, as linhas de expressão ficam mais evidentes, cabelos fracos, potencial de cicatrização mais lento e o desespero para descobrir como atrasar esse processo. Essas foram questões que embasaram recente pesquisa nos Estados Unidos, realizada por um professor de dermatologia da Harvard Medical School Dr. Alexa Kimball, em parceria com a marca de Skincare Olay e a empresa de genética pessoal 23andMe. "O objetivo da pesquisa era descobrir o que acontece abaixo da superfície da pele na esperança de desvendar o segredo de ouro de forma a afetar e talvez reverter esses primeiros sinais de envelhecimento, bem como o que acontece fisiologicamente", comenta a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy of Dermatology (AAD) e CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.  Faixa etária Uma das quest…

Quinze anos sem Patativa do Assaré

por Gilmar de Carvalho* - Especial para o Caderno 3 A notícia da morte do Patativa, a 8 de julho de 2002, causou comoção. O desfecho sempre traz a face crua de uma realidade que muitas vezes insistimos em mascarar. Patativa se foi aos 93 anos. Manteve a lucidez até a agonia. Manteve também o bom humor e a capacidade de improvisar. Não duvide que tenha saudado sua chegada ao céu com um rompante capaz de provocar o riso de São Pedro, representado nas imagens carregando as chaves, o seu atributo. mento de rememorar o que ele fez e de chorar a falta que ele faz. Também de avaliar o que aconteceu depois dele e o que ele diria ou faria em determinadas situações. As visitas Não existem mais visitas à casa do número 27, da Rua Coronel Onofre, ao lado da Praça da Matriz de Assaré. Agora, quem quiser "visitá-lo", vai ao outro lado da rua, onde fica o Memorial, inaugurado nas comemorações dos seus 90 anos, em 1999. As visitas eram sempre recebidas com versos improvisados. Chegavam autor…