Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2016

PÁSCOA É VIDA QUE RECEBO E OFEREÇO

Imagem
ARTIGOS 27 DE MARÇO DE 2016 Hoje, sem dúvida, o homem precisa viver a Páscoa, a Páscoa plena. Num mundo tão violento, tão impaciente, tão egoísta, é preciso acolher Jesus e seu amor extremo de Cruz. Acolher a Páscoa é morrer com Jesus e ressuscitar, é voltar à vida. Por Marcio Prado* A Páscoa é uma festa universal que todos, de alguma maneira, já ouviram falar. Mas é sempre bom esclarecer que a Páscoa, antes de tudo é uma festa judaica e cristã. Dos judeus porque os hebreus eram escravos dos egípcios e Deus se revelou a Moisés e o chamou para libertar este povo. Moisés com suas limitações e sem um exército, mas em nome Deus e juntamente com seu irmão, Aarão, pediu insistentemente ao faraó a liberdade do povo de Deus. Por meio de Moisés, Deus realizou grandes sinais na água, no céu, através de pragas como gafanhotos, rãs e moscas, no entanto, o coração do faraó permanecia endurecido e o povo oprimido, sofria ainda mais com seus castigos (Ex 1-11).
Até que um dia Deus falou a Moisés e Aa…

FORTALEZA: GRANDE CIDADE E GRANDES DESAFIOS

Imagem
Eis a Capital do nosso Estado do Ceará,  metrópole de grandes e inestimáveis fatos históricos.

QUEM AINDA SE LEMBRA DAS OLIMPÍADAS?

Imagem
domtotal.com Com o tabuleiro político em xeque, a confusão também chegou ao Ministério dos Esportes. Logo das Olimpíadas de 2016 do Rio. Em 2 de outubro de 2009, o então presidente Lula chorou de alegria em Copenhague: a cidade do Rio acabava de se tornar a sede dos Jogos Olímpicos 2016, e o Brasil aproveitava os louros de sua boa fase. O tempo passou e, agora, em um país em crise, poucos se lembram de que, em 130 dias, a chama olímpica chegará ao Maracanã. No momento em as bases do poder brasileiro tremem várias vezes por dia, os cidadãos concentram sua atenção no suspense político que tomou conta do país. Não há espaço nos jornais para as primeiras Olimpíadas da América do Sul, quando sequer se atreve a especular quem será o presidente na cerimônia de abertura do evento, em 5 de agosto. "Os Jogos vão se realizar, mas, depois desses dias de grande instabilidade, parece que não fazem parte da atualidade, e as consequências comerciais disso são muito sérias", disse à AFP a pro…

AÇÕES CONTRA TRÊS MINISTROS DO GOVERNO FHC

Imagem
domtotal.com As ações são de reparação de danos por improbidade administrativa contra os ex-ministros. Ações são contra os ex-ministros Pedro Malan (Fazenda), José Serra (Planejamento) e Pedro Parente (Casa Civil). A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), presidida pelo ministro Luis Roberto Barroso, derrubou no último dia 15 o arquivamento de duas ações de reparação de danos por improbidade administrativa contra os ex-ministros Pedro Malan (Fazenda), José Serra (Planejamento) e Pedro Parente (Casa Civil), entre outros integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).  O arquivamento havia sido determinado, em abril de 2008, pelo ministro Gilmar Mendes. A decisão da 1ª Turma, enquanto estiver de pé, determina o prosseguimento das ações que tramitam na 20ª e 22ª varas federais do Distrito Federal. Ajuizadas pelo Ministério Público Federal, na gestão do procurador-geral Antônio Fernando Souza, as duas ações criminalizavam a ajuda financeira, pelo Banco Central, aos banco…

RELAÇÃO ENTRE JUSTIÇA E MISERICÓRDIA

Imagem
domtotal.com Os conceitos não são incompatíveis, mas se exigem e complementam mutuamente. As relações humanas são mais do que a lei, e o amor e a misericórdia a superam, não a anulando. Por Dom Washington Cruz*
Em um primeiro momento pode-se pensar que estes dois conceitos justiça e misericórdia são contrários e incompatíveis. Mas não é assim, se os consideramos e os valorizarmos desde a revelação bíblica e dentro do marco da fé cristã. Certamente a justiça é entendida também em muitos textos bíblicos como o fiel cumprimento da lei e como exigência de um comportamento humano em conformidade com os mandamentos dados por Deus (Sl 119,1-8). Porém diz o Papa que essa perspectiva, unilateralmente contemplada, teve e tem em todas as culturas o perigo de cair em um legalismo superficial, esquecendo ou relegando o sentido mais valioso e positivo da verdadeira justiça. Com o fim de superar esse perigo legalista é preciso recordar que a aceitação primordial e mais original da justiça na Sagrada E…

PAQUISTÃO: PAPA CONDENA «ATO CRIMINOSO, VIL E INCOMPREENSÍVEL»

Imagem
Agência Ecclesia 28 de Março de 2016, às 11:43       
Francisco associou-se hoje à dor da comunidade cristã de Lahore atingida por um ataque bombista quando celebrava a Páscoa
Cidade do Vaticano, 28 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje no Vaticano a sua consternação pelo atentado terrorista do último domingo em Lahore, no Paquistão, que causou 70 mortos e 300 feridos, na sua maioria mulheres e crianças cristãs.
“Quero manifestar a minha proximidade a todos quantos foram atingidos por este ato criminoso, vil e incompreensível, e convido-vos a rezar pelas vítimas e seus entes queridos”, disse Francisco aos peregrinos que encheram a Praça de São Pedro para a oração do ângelus.
O atentado no Paquistão, que envolveu um bombista suicida, aconteceu este domingo pelas 19h00 locais (15h00 de Lisboa) junto a um parque infantil de Lahore.
Segundo o relato das autoridades, o local estava cheio de famílias cristãs que ali festejavam a Páscoa, depois do governo paquistanês ter reconhecido …

PÁSCOA: CARDEAL-PATRIARCA PROPÕE «DOM DE SI» EM FAVOR DE QUEM SOFRE

Imagem
Agência Ecclesia 27 de Março de 2016, às 12:33         Arlindo Homem/AE, D. Manuel Clemente, Páscoa 2016
D. Manuel Clemente sublinha importância de abrir a vida à ressurreição de Jesus
Lisboa, 27 mar 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa propôs hoje aos católicos o “dom de si”, em favor dos mais necessitados, como forma de continuar a ressurreição de Jesus na vida de todos.
“Escolhamos o que Jesus escolheu, esvaziando-nos de nós para que os outros caibam, certos de que, sempre que assim for, começaremos a ressuscitar e, connosco, o mundo”, disse D. Manuel Clemente, na homilia da Missa do Domingo de Páscoa a que presidiu na Sé patriarcal.
Perante centenas de fiéis, o cardeal-patriarca recordou que milhões de cristãos em todo o mundo celebram a ressurreição de Jesus, “em países em paz e em guerra, em famílias felizes e em luto, em vidas realizadas e outras por realizar”.
Os católicos são, por isso, chamados a ser “solidários com as alegrias e esperanças, as tristezas e as angú…

URUGUAI: IGREJA CATÓLICA TERÁ SEU CANAL DE TV PELA INTERNET

Imagem
2016-03-28 Rádio Vaticana Montevidéu (RV) – A Igreja Católica de Montevidéu lançará no próximo mês de junho uma ampla plataforma multimídia com o objetivo de difundir a mensagem evangélica. O sistema vai reunir os meios de comunicação de propriedade da Arquidiocese, como a Rádio Oriental (CX12), o jornal quinquenal Entre Todos, a livraria editorial arquidiocesana (LEA), a página web da arquidiocese e as redes sociais. A este sistema se acrescentará um canal de televisão na web, que terá seus estúdios no atual prédio da rádio.
O Diretor do Setor de Comunicação social da Arquidiocese, o Padre Pablo Coimbra disse ao jornal L’Osservatore que a iniciativa é p resultado de uma série de indicações que o Conselho Presbiteral apresentou no início de janeiro ao cardeal arcebispo de Montevidéu, Daniel Sturla, para potenciar o papel missionário da Igreja.
Pacto da Igreja Católica
Este decisão foi tomada tendo como base a realidade atual do País e o pacto da Igreja Católica na sociedade. Entre os…

SANTUÁRIO DE APARECIDA SEDIARÁ 8ª PEREGRINAÇÃO DA FAMÍLIA

Imagem
2016-03-28 Rádio Vaticana

Brasília (RV) - Com o tema "Família e Misericórdia: se encontram no coração da Mãe", a 8ª Peregrinação e 6º Simpósio Nacional da Família acontecerão dias 21 e 22 de maio, em Aparecida (SP). Os eventos são organizados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“O dia de nos encontrarmos até chegando. A Peregrinação e o Simpósio são os nossos grandes momentos de celebração na casa da Mãe Aparecida. Pois é na casa da mãe que se encontram os filhos”, motiva o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão, dom João Bosco Barbosa de Sousa.
Dioceses, paróquias e comunidades já começaram a organizar suas caravanas, rumo ao Santuário Nacional, para celebrar a vida e a família. “Será bonito ver as romarias do Brasil, caravanas, movimento e associações, casais chegando para rezamos juntos e pedirmos para Ela, esse rosto da mis…

BISPO COADJUTOR: PAPA FRANCISCO O ENVIARÁ PARA DIOCESE DE CRATO

Imagem
Autor: Patrícia Silva Na celebração dos Santos Óleos realizada na Catedral Nossa Senhora da Penha, na manhã da última quinta- feira, dia 24 de março, o Bispo Dom Fernando Panico anunciou que o Papa Francisco aceitou o seu pedido de enviar um Bispo Coadjutor para a Diocese de Crato. “Eu pedi ao Papa Francisco um Bispo Coadjutor para somar forças conosco no pastoreio desta amada Diocese. O Papa respondeu positivamente a este meu pedido. Aguardemos em oração a hora de Deus”, disse Dom Fernando em sua homilia, aos padres que participavam da celebração, conhecida também como Missa da Unidade, e a toda a assembleia. Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 403, o “Bispo Coadjutor é um auxiliar com direito à sucessão, constituído pela Santa Sé, quando esta julga oportuno”, ou seja, o Bispo Coadjutor estará na Diocese de Crato para auxiliar Dom Fernando Panico, que permanece como Bispo Diocesano até a sua renúncia. A Santa Sé não mencionou nada referente a data de chegada do Bispo Coadj…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior