Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2017

Antonio Cicero é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

Imagem
Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (10) por 30 votos a 4, o poeta Antonio Cícero como novo imortal. Ele vai ocupar a cadeira número 27, antes ocupada pelo professor e escritor Eduardo Portella, que morreu no dia 3 de maio. Concorreram dez candidatos. Além de Cícero, Alfredo Sirkis, Cláudio Aguiar, José Itamar Abreu Costa, Eloi Angelos G. D'Aracosia, Adenildo de Lima, Delasnieve Daspet, Felisbelo da Silva, Luís Carlos de Morais Junior e Helio Begliomini. O primeiro ocupante desta cadeira foi Joaquim Nabuco, que escolheu como patrono Maciel Monteiro. Depois, ocuparam a vaga Dantas Barreto, Gregório da Fonseca, Levi Carneiro e Otávio de Faria. A eleição de Cícero já era dada como certa na academia. Foi a terceira vez que ele concorreu a uma vaga.  – Antonio Cícero traz para a Academia Brasileira de Letras a presença e a atuação de um dos poetas mais representativos da literatura brasileira contemporânea – disse o presidente da ABL, Domício Proença Filho. …

Obra de Toninho Horta ganha registro minucioso no livro "108 partituras", que revela a grandeza de seu legado

Imagem
por Julio Maria - Agência estado Toninho Horta no 17o festival de Jazz e Blues: na contramão da rigidez formal ( Foto: Fernanda Siebra ) Aos 8 anos, Toninho Horta desabava com a carga emocional de sinfonias clássicas. Eram uma tormenta que o pegava em cheio, levando-o a se esconder embaixo da mesa para não ser visto chorando. Sua mãe já o havia flagrado às lágrimas aos 3, ouvindo Clair de Lune, de Debussy. Seria assim um garoto com sensibilidade suficiente para ingressar nas frentes do mais rígido sistema chinês de ensino musical ou um nato concorrente a uma vaga do prestigiado curso da Berklee College of Music. Em vez de seguir os músicos, Toninho seguiu a música. A história leva a pensar sobre o ensino formal estabelecido mesmo pelas renomadas instituições e, na rota de colisão, o quanto vale a criação livre de regras. As harmonias de Horta são objetos de estudo em universidades de jazz do mundo. Desde sua primeira criação, uma música feita aos 13 anos chamada "Barquinho Vem&quo…

Projeto Porto Dragão do Mar levará artistas locais para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nova York (EUA), além de garantir o circuito deles pelo interior do Estado

Imagem
por Roberta Souza - Repórter A produção artística cearense vai ganhar um incentivo a mais para circular estadual, nacional e até internacionalmente. Isso porque o Instituto Dragão do Mar, em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, dá início nesta semana ao Projeto Porto Dragão do Mar, que levará atrações locais para alguns municípios cearenses e também para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nova York (EUA). A música é a primeira linguagem a ser contemplada, e a cidade de Sobral, a primeira a receber os artistas e bandas, dentre os quais Projeto Rivera, Orquestra Popular do Nordeste, Daniel Groove, Casa de Velho, Daniel Peixoto e Nafandus. Eles foram selecionados a partir dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes e da última edição do Conexões Maloca. Foi inclusive a partir do festival Maloca Dragão que os gestores do Instituto perceberam a importância de fazer esse movimento circular. "Quando fizemos a primeira Maloca, vimos…

Museu Itinerante do Videogame chega a Fortaleza

Imagem
Dos clássicos jogos de Atari, passando pelos gráficos rudimentares do Nitendo até o realismo dos games em 3D. O Museu Itinerante do Videogame chega A Fortaleza com uma exposição que conta toda a história dos primeiros jogos e aparelhos de videogame. O espaço funcionará na Praça de Eventos do Shopping RioMar Fortaleza, situada no primeiro piso. A exposição começa neste sábado, 12, e vai até o dia três de setembro e pode ser visitada entre as 10 e 21 horas. Os fãs poderão matar a saudade dos jogos clássicos que marcaram a infância e revolucionariam na tecnologia. Entre eles o clássico Pac-Man, Super Mario Bros, Sonic, Street Fighter e Mortal Kombat.  Além de acompanhar a linha do tempo, os visitantes terão outras atrações para se divertir, entre elas o Palco Just Dance e os simuladores de corrida. Serviço Museu Itinerante do Videogame Onde: Shopping RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu) Quando: 12 de agosto a 03 de setembro, 10h às 21h Entrada gratuita
Redação O POVO online

Conheça o livro de cabeceira do Papa João Paulo II

Imagem
Prepare-se para descobrir um dos maiores tesouros espirituais da fé católica Se não conseguir visualizar o vídeo, clique aqui.

Festival no Rio exibe 32 filmes inéditos com histórias sobre deficiência

Imagem
Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil Realizado a cada dois anos e considerado um dos mais importantes eventos de inclusão cultural do país, o Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência chega à sua 8ª edição, exibindo de hoje (16) até o próximo dia 28, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB Rio), 32 filmes de 20 países, entre eles o Brasil. São documentários inéditos, de curta e média metragem, que contam histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências, como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, e deficiências física, visual, auditiva e intelectual. O relacionamento delicado entre uma garota especial e o universo que a rodeia é o tema do curta Luiza, de Caio Baú, um dos representantes brasileiros na mostra. No filme, a sexualidade serve como um fio condutor para abordar questões como preconceito, relacionamento entre pais e filhos, superproteção familiar, autonomia, diferenças e amor. O…

Inibidor do vírus Zika deve levar 10 anos para ser produzido em larga escala

Imagem
Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco descobriram substância que pode bloquear o vírus Zika. Mas ainda serão necessários anos de estudo antes que a 6-metilmercaptopurina ribosídica (6MMPr) vire um medicamento a ser produzido em larga escala. Pela descoberta,  a substância “imita” uma parte do vírus, que é inserida no genoma do zika e para a reprodução. O sucesso obtido pelos pesquisadores foi de mais de 99%.
Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco descobriram substância capaz de inibir produção do vírus ZikaSumaia Villela/Agência Brasil O estudo foi publicado na última sexta-feira (11) na revista International Jornal of Antimicrobial Agents, mas a instituição divulgou somente nessa terça-feira (15) a descoberta.  A substância, sintética, é do grupo das Tiopurinas, origem de medicamentos contra o câncer. Esse tipo específico, no entanto, nunca foi utilizado. Os pesquisadores da Fiocruz trabalhavam com a 6MMPr em um outr…

Mezzo-soprano Angela Diel faz apresentação inédita em Fortaleza

Imagem
O programa traz canções alemãs, francesas e espanholas apresentadas pelos dois prestigiosos músicos no Theatro José de AlencarFoto: DivulgaçãoAngela Diel será acompanhada pelo pianista Ney Fialkow Para comemorar seus 20 anos de fundação, a Pronutrir, empresa cearense especializada em oncologia e em nutrição enteral e parenteral, traz a Fortaleza o recital Liederkonzert com a mezzo-soprano Angela Diel e o pianista Ney Fialkow.

O repertório é dedicado a canções alemãs, francesas e espanholas. A apresentação acontece, nesta quarta-feira (16), às 19h30, no Theatro José de Alencar, para público convidado.

Premiada no Concurso Nacional Carlos Gomes como melhor voz feminina, Angela Diel tem interpretado papéis operísticos em salas de concerto do Brasil e do exterior. Já foi solista com orquestras como as sinfônicas de Porto Alegre, do Theatro Municipal de São Paulo e do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília). Recebeu o prêmio Açorianos de melhor intérprete erudito (Música) pelo CD Canto B…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências