Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2018

Theatro José de Alencar recebe instalação/espetáculo "Grande Sertão Veredas" em duas únicas apresentações

Bia Lessa volta à obra-prima de Guimarães Rosa, após 10 anos, conduzindo o público por entre as veredas recriadas no Theatro José de Alencar
O espetáculo "Grande Sertão: Veredas", vencedor do Prêmio APCA 2017 na categoria Melhor Direção (Bia Lessa), do Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção (Bia Lessa) e Melhor Ator (Caio Blat) e do Prêmio Bravo! 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Teatro, chega a Fortaleza, nos dias 26 e 27 de maio, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), após temporada de casa lotada, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No elenco estão Caio Blat, Luíza Lemmertz, Luísa Arraes, Leonardo Miggiorin, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa. Para dar vida ao mítico sertão, Bia reuniu nomes como Egberto Gismonti (música), Camila Toledo (concepção espacial, com a colaboração de Paulo Mendes da Rocha), Sylvie Leblanc (figurino) e Fernando Mello da …

Artista cearense faz esculturas em pontas de lápis impressionantes

Tudo vira escultura nas mãos do artista David Rodrigo, de 25 anos. Em entrevista ao programa Vem que tem da TV Jangadeiro/SBT, ele conta que tudo começou quando era criança, fazendo escultura em giz de cera, depois em pontas de lápis. David faz esse trabalho há 15 anos, e já produziu esculturas impressionantes, como paisagens, carro de Fórmula 1, cadeado, cadeira, xícara e até o Arco do Triunfo, monumento de Paris. Tribuna do Ceará

Claudia Assef lança em Fortaleza nova edição de livro sobre a discotecagem nacional e seus protagonistas

por Roberta Souza - Repórter A autora Claudia Assef: livro sobre a história dos DJs no Brasil se tornou uma referência A primeira lembrança musical de Claudia Assef é dela, ainda pequena, ouvindo o disco music das fitas cassetes compradas pelos pais. Frequentadores assíduos das festas desse gênero na São Paulo da década de 70, eles transmitiram à filha o gosto e interesse pela discotecagem desde muito cedo. Aos 11 anos, influenciada por esse processo, a garota iniciou sua coleção de vinis e, anos mais tarde, em paralelo a profissão de jornalista, aventurou-se como DJ. A trajetória pessoal credenciou-a para escrever o livro "Todo DJ já sambou - A História do Disc-Jóquei no Brasil", cuja 4ª edição revisada e ampliada será lançada nesta sexta (18), às 18h, no Porto Iracema das Artes. "Esse gênero de música eletrônica entrou na minha veia porque já tinha espaço preparado por causa da lembrança da música pra dançar. Era o som que eu ouvia na minha casa, por isso tinha um inte…

Museu da Fotografia Fortaleza realiza nesta quinta (17) palestra sobre a imagem contemporânea

O que é um olhar contemporâneo sobre a fotografia? O assunto costuma (re)acender debates frequentes no campo das artes visuais, sem respostas exatas - sendo necessário considerar diferentes aspectos dos processos de realização e leitura da obra, bem como o período em que ocorreram e suas respectivas transformações tecnológicas. Nessa equação, porém, uma das principais características da fotografia contemporânea é a expressão autoral. Se bem empreendida, é possível reconhecer em um trabalho o traço particular do fotógrafo, que procura métodos de descobrir formas novas e empolgantes de capturar imagens. Para abordar os diferentes pontos desse tema, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) traz Rochelle Costi e Pedro Motta em uma conversa com o público fortalezense, nesta quinta-feira (17), às 15h. Com participação gratuita, os interessados só precisam se inscrever no site sympla.Com.Br. Conexão O convite partiu de uma colaboração generosa de Dodora Guimarães Esmeraldo, viúva do artista cea…

Atrizes negras protestam em Cannes contra discriminação

As atrizes Aïssa Maïga, Eye Haidara, Sonia Rolland e Firmine Richard estavam no grupo que, nesta quarta, ergueu o punho diante das câmeras.
Atrizes negras se manifestam para denunciar a baixa representatividade no cinema da França, em Cannes em 16 de maio de 2018 (AFP)
Dezesseis atrizes francesas negras desfilaram nesta quarta-feira (16) no tapete vermelho de Cannes para denunciar o racismo e a falta de representação no cinema francês.
Assista ao vídeo Atrizes negras protestam em Cannes contra discriminação! O ato, que coincide com a publicação de um livro coletivo na França "Noire n'est pas mon métier" ("Negro não é o meu trabalho", em tradução livre), aconteceu quatro dias depois do histórico protesto, no mesmo local, de 82 mulheres da indústria do cinema para exigir uma paridade real.
As atrizes Aïssa Maïga, Eye Haidara, Sonia Rolland e Firmine Richard estavam no grupo que, nesta quarta, ergueu o punho diante das câmeras.
Para esta simbólica subida da famosa …

O amor é assim

O verdadeiro amor não se conhece pelo que exige, mas por aquilo que oferece O amor não é controle ou exigência, é liberdade e confiança. No entanto, a escravidão emocional é muito mais comum do que gostaríamos de admitir. Conhecemos muito bem a teoria, mas a não colocamos em prática. Ou seja, quem se atreve a dizer ao seu parceiro que não precisa dele para viver, mas que o escolheu? Praticamente ninguém. Isso acontece porque não estamos realmente conscientes do que significa dizer para alguém “não posso viver sem você”. A medida que pronunciamos essas palavras ou expressões similares, estamos pressionando nosso parceiro. Sem dúvida é uma pressão muito sutil, porque a nossa intenção não é responsabilizá-lo pela nossa felicidade ou pela nossa vida. No entanto, estamos desequilibrando a balança do amor com essas expectativas. Às vezes não nos apaixonamos, nos escravizamos A verdade é que o amor e a dependência não conseguem coexistir, porque o amor se transforma em uma prisão emocional. …

Campanha Social arrecada vestidos para crianças na África

O objetivo é arrecadar vestidos novos para meninas do Malawi, na África. Ação inicia no RioMar Kennedy nesta sexta-feira, dia 18 de maio, e segue até 18 de junho.
Nesta sexta-feira, 18 de maio, às 19h, o Espaço Oficina de Ideias, localizado no Piso L2 do RioMar Kennedy, recebe o lançamento da Campanha ‘Um Vestido para Tutti’ cujo objetivo é sensibilizar as pessoas a fazerem doações de vestidos novos para crianças do Malawi, na África. Na ocasião, a doutora em linguística e idealizadora da campanha, Tânia Dourado, participará de um bate-papo com sessão de autógrafos junto com a Digital Influencer Mileide Mihaile. O evento tem entrada gratuita.
A campanha teve início em abril, no RioMar Fortaleza, com o lançamento do livro homônimo a ação. Os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza aderiram a ideia para conseguir arrecadar ainda mais vestidos. A urna para arrecadação do RioMar Kennedy estará no Piso L2, em frente à Zenir, de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 10h30 às 21h …