Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 23, 2018

Morre o poeta chileno Nicanor Parra

Imagem
Santiago do Chile 23 DE JANEIRO DE 2018 - 12:04 BRST o poeta chileno Nicanor Parra. ARQUIVO FAMILIARAos 103 anos, o poeta, matemático, físico e acadêmico chileno Nicanor Parra morreu na terça-feira . Isto foi confirmado pelo Ministro da Cultura do Governo do Chile, Ernesto Ottone. A morte do Prêmio Cervantes 2011, uma das maiores lendas da literatura hispano-americana do século XX, ocorreu na madrugada na terça-feira. O grande irmão de uma família de gênios, como a cantora e artista Violeta Parra, autor de Poemas e antipoemas passou seus últimos anos de vida em sua casa na cidade costeira de Las Cruces, a cerca de 120 quilômetros da capital chilena.

Caixa reúne, em dois volumes, letras de música, textos para teatro, poesia e prosa de Vinicius de Moraes

Imagem
por Dellano Rios - Editor de Área Ainda que hoje se tenha certo pudor em declarar, o nome de Vinicius de Moraes (1913-1980) continua a inspirar alguma dúvida, para a crítica acadêmica e para o leitor mais dependente dela. O diminutivo em "poetinha", a alcunha mais evocada como sinônimo para o nome e o sobrenome do autor, guarda a ambiguidade de ser interpretada ora como um tratamento carinhoso; ora literalmente - um poeta menor. Que Vinicius um dia tenha seu papel diminuído em nossa história literária é pouco provável. O poeta foi importante para ela, afinal, não apenas escrevendo como participando ativamente da vida de outros artistas. Ora, não foi ele quem trouxe ao Brasil uma versão em áudio de "Poema Sujo" (1976), um dos livros fundamentais de Ferreira Gullar (1930-2016)? Contudo, é difícil prever quanto tempo os críticos, que veem uma alta qualidade literária em Vinicius, ainda terão que trabalhar para dispersar os detratores do poeta. O certo é que Vinicius c…

Releitura de Dom Quixote é apresentada em espetáculo no Teatro Dragão do Mar

Imagem
Poesia, coreografias e figurinos que reúnem elementos místicos e tipicamente brasileiros dão o tom da versão cearense do fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, no espetáculo "Dom - Heróis Guerreiros". Com história que retrata a diversidade religiosa de modo geral, a montagem será encenada no palco do Teatro Dragão do Mar, ao longo da última semana de janeiro, com início nesta terça-feira, 23, seguindo em cartaz até domingo, 28. Os ingressos para assistir à adaptação custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Foto: Divulgação Aqui, Dom Quixote se aventura na busca incansável por Dulcineia Creuza. Nesta caminhada, ele viverá aventuras por entre o brilho, o encanto e as particularidades da umbanda, ao se deparar com guerreiros umbandistas, fazendo um verdadeiro mergulho pelo universo do sincretismo religioso.   Serviço Espetáculo Dom – Heróis Guerreiros  Quando: de 23 a 28 de janeiro, sempre às 20h Onde: Teatro do Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Irace…

Ator que interpretava Tinky Winky em "Teletubbies" morre aos 52 anos

Imagem
O ator britânico Simon Shelton Barnes, conhecido pelo papel de Tinky Winky no seriado infantil Teletubbies, morreu aos 52 anos. Bailarino e coreógrafo, o artista faleceu no último dia 17 de janeiro, quatro dias após seu aniversário. O intérprete do boneco roxo marcou a infância de quem nasceu no fim da década de 90. A série começou em 1997 e foi ao ar até 2001. A informação foi dada ao jornal The Independent.
Henry, filho do artista, lamentou a perda em seu Facebook. "Eu costumava ficar envergonhado quando criança por ele ser dançarino e ator, mas agora eu não poderia ser mais orgulhoso. Ele está agora em um lugar melhor e sei que ele não iria querer me ver triste, então vou viver minha vida da maneira que ele espera", desabafou. A causa da morte não foi divulgada.
Família, amigos e fãs poderão se despedir do ator no próximo dia 7 de fevereiro no Bedford Crematorium, no Reino Unido. Os parentes pedem que quem for participar vista roupas claras. A sobrinha de Simon, Emily At…

O baile surrealista da Dior

Imagem
Um universo onírico em preto e branco acolheu o seleto público no majestoso museu Rodin. (AFP)
O surrealismo impregnou o desfile da Dior nesta segunda-feira em Paris, na última aposta de alta costura de Maria Grazia Chiuri, que voltou a agitar a bandeira feminista homenageando a falecida artista argentina Leonor Fini.
Um universo onírico em preto e branco acolheu o seleto público no majestoso museu Rodin, cujo teto sustentava um imponente busto branco de gesso e outras partes do corpo penduradas, como uma orelha, um olho e uma mão.
As modelos Naomi Campbell e Eva Hercigova, as cantoras Willow Smith e Jhene Aiko e o rapper Big Sean compareceram ao evento, um dos mais glamourosas do mundo da moda, acompanhado nas redes sociais pelos fashionistas de todo o planeta.
A italiana Maria Grazia Chiuri, à frente da criação artística feminina da Dior há um ano e meio, voltou às origens da marca para criar delicados vestidos de noite, de organza e tule plissado, alguns cobertos de plumas, outros …

Retrospectiva de Basquiat chega a São Paulo no aniversário da cidade

Imagem
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil A exposição Jean-Michel Basquiat, com curadoria de Pieter Tjabbes, será aberta nesta quinta-feira (25) no CCBB-SP -Rovena Rosa/Agência Brasil Com 80 peças, chega a São Paulo no dia do aniversário da cidade (25 de janeiro) uma retrospectiva do artista Jean-Michel Basquiat. Apesar da curta carreira, entre os 17 e 27 anos, o nova-iorquino teve uma produção intensa, sendo considerado um dos nomes mais importantes da década de 80. Os trabalhos expostos no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da capital paulista, apresentam o pintor, desenhista e gravurista desde o início da carreira com os graffiti até o auge do processo, quando alcançou patamar elevado de valor no mercado da arte. “A obra dele manteve a atualidade, um fascínio, tanto da parte visual, estética, quanto do conteúdo”, ressalta o curador Pieter Tjabbes, ao comentar como os trabalhos ainda mostram forte apelo, especialmente entre os jovens. “Ele tem um trabalho intuitivo. Insere t…

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Imagem
Paulo Laboissière - Repórter da Agência Brasil
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) exclusivamente pelo site, sem cobrança de taxas. Estão sendo oferecidas, ao todo, 239.601 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). Para se inscrever, o candidato precisa do seu número de inscrição e da senha cadastrados no Enem de 2017. É preciso estar atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. O Sisu foi desenvolvido para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como úni…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil