Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2018

Festival de literatura vai ocupar parques de Brasília

Criado com a intenção de promover debate e reflexão, o Livre! Festival Internacional de Literatura e Direitos Humanos vai reunir autores de Brasília e de outros estados durante todos os domingos de agosto. A ideia é ocupar os parques da cidade com literatura e promover um espaço para falar de livros, mas também dos rumos do país. “Uma parte da sociedade hoje clama por retrocessos no que diz respeito à conquista de direitos. Há, inclusive, quem cometa o despropósito de defender a volta do regime militar”, lamenta Paulliny Tort, uma das idealizadoras do festival de autora do romance Allegro ma non troppo. “Não sei se as pessoas têm dimensão da gravidade desse cenário. Por isso, acredito que todos precisamos nos posicionar, precisamos discutir publicamente essas questões. A proposta do Festival é pensar a literatura como espaço para que essas reflexões sejam feitas com liberdade.”
O modelo pensado por Paulliny foi o de mesas nas quais autores de Brasília convidam colegas de fora da cida…

Flipop 2018: Festival de Literatura Pop divulga a programação

Por G1 O escritor americano Jeff Zentner, autor de 'Dias de despedida', que via participar do Flipop 2018; também cantor e guitarrista, ele já gravou com Iggy Pop, Nick Cave e Debbie Harry (Foto: J Hernandez/Divulgação) A organização do 2º Festival de Literatura Pop (Flipop) divulgou, nesta terça-feira (19), a programação do evento, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, de 29 de junho a 1º de julho. O evento é dedicado à ficção Young Adult (YA), termo em inglês que se refere a leitores adolescentes e jovens adultos. Best-sellers como "Jogos vorazes", "A culpa é das estrelas" e "Crepúsculo" são exemplos do filão. Para entreteter esses jovens leitores, a Flipop 2018 tem 38 convidados divididos em mais de 28 mesas de bate-papos e atividades. Em nota, a organização informa que vai haver também "encontro de fandom, dicas de escrita, distribuição de brindes, conversas sobre Wattpad (plataforma on-line de livros gratuitos),…

Bijuteria reciclável une mulheres em comunidade de São Gonçalo do Amarante

Em São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará, um programa social vem mudando pra melhor a vida dos moradores da região. O Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social faz com que condôminos criem bijuterias recicláveis. Quem vê os colares e brincos não imagina de que tipo de material são produzidos. Em cores variadas, o artesanato feito com partes de recipientes de plástico vem fazendo sucesso na vizinhança e em feiras na cidade. Com 16 integrantes, o grupo se formou com o objetivo de trazer envolvimento comunitário aos moradores de conjuntos habitacionais voltados para população com renda familiar até R$ 1.800. “Esse trabalho para nós é como se fosse uma terapia. As pessoas vão conhecendo as outras, sabendo e se ajudando”, destaca Jaciara Lima, que frequenta o grupo há um ano. Recentemente, ao notarem que a cabaça – fruto de uma planta trepadeira – é uma matéria-prima abundante na vizinhança, criaram também artesanatos como porta-vassoura, porta-colher e porta-pano de prato…

Dia Mundial do Refugiado: Papa defende 'responsabilidade e humanidade'

Francisco associa-se à celebração promovida pela ONU Em sua chegada, escutaram-se nos barcos aplausos de alegria pelo fim de uma exaustiva viagem de 1.500 km pelo Mediterrâneo e momentos de mau tempo. (Reprodução/ Mònica Torres/ theworldnews.net)
O Papa Francisco associou-se à celebração do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala nesta quarta-feira (20), defendendo “responsabilidade e humanidade” no acolhimento a quem deixa o seu país.
“Desejo que os Estados envolvidos nestes processos cheguem a um entendimento, para assegurar, com responsabilidade e humanidade a assistência e a proteção a quem é forçado a deixar o seu próprio país”, disse este domingo, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
O pontífice sublinhou que o Dia Mundial do Refugiado, promovida anualmente pelas Nações Unidas a 20 de junho, visa “chamar a atenção para o que vivem, muitas vezes com grande ansiedade e sofrimento” homens e mulheres “obrigados a fugir da sua terra, por causa de c…

Exposição “Casa do Jornalista” será marcada por exibição e debate sobre filme “The Post”

O evento, com entrada franca, terá início às 13h30min, com a exibição do filme, no auditório do CCBNB, seguido de debate com o jornalista José Augusto Lopes e o professor universitário Márcio Acselrad, tendo na mediação o presidente da ACI, Salomão de Castro. 18/06/2018 Foto: Divulgação / Assessoria A exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (EUA, 2017), do diretor Steven Spielberg, nesta quinta-feira (21/06), será um dos pontos altos da exposição “Casa do Jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, promovida pela Associação Cearense de Imprensa (ACI) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). O evento, com entrada franca, terá início às 13h30min, com a exibição do filme, no auditório do CCBNB, seguido de debate com o jornalista José Augusto Lopes e o professor universitário Márcio Acselrad, tendo na mediação o presidente da ACI, Salomão de Castro. No filme, Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do jornal The Washington Post, um jornal local que está prestes a la…