Postagens

Mostrando postagens de Abril 23, 2017

Grecianny Cordeiro na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Imagem

Weibe Tapeba. Pelos olhos de um índio cearense

Imagem
Isabel Filgueiras Advogado, ativista e líder de comunidade, o índio Weibe Tapeba se pinta com tinta da semente do urucum e usa as redes sociais para divulgar a causa dos povos indígenas. Em entrevista ao O POVO, ele conta que já sofreu ameaças de morte e detalha como entrou para a política para se tornar o primeiro vereador tapeba de Caucaia. Na semana em que se lembra o Dia do Índio, Weibe fala sobre como é ser índio hoje no Ceará. Ele ainda elenca os frutos de orgulho da militância indígena e as principais causas de frustração na política fundiária do País. O POVO – O Dia do Índio foi comemorado agora, no dia 19. O que há para celebrar nesta data? Weibe Tapeba – Aqui no Brasil não tem muita coisa para comemorar. A gente percebe que a temática indígena não tem ganhado muita força com relação à efetividade de direitos. A gente tem avançado muito na legislação indigenista. Talvez tenhamos uma das estruturas legislativas mais seguras de todo o planeta. Mas, na efetivação desse direito, te…

Bienal chega ao fim neste Domingo, 23 de Abril

Imagem
Neste domingo, Dia Mundial do Livro, chega ao fim a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, com grandes atrações em vários espaços e entrada franca Este domingo, 23/4, Dia Mundial do Livro, é o último dia para se emocionar na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com apresentação do Ministério da Cultura e do Bradesco. O dia conta com uma grande programação, com atrações nos vários espaços do Centro de Eventos do Ceará, até 22h e com entrada franca. A programação completa está disponível no sitewww.bienaldolivro.cultura.ce.gov.br. Entre os destaques, às 14h, o poeta maranhense Celso Borges comenta vídeos sobre Ferreira Gullar. Às 15h tem o lançamento de “E o vento levou” em cordel, ressaltando a diversidade de linguagens e formatos possíveis a uma mesma obra. Às 16h se apresentam Valdeck de Garanhuns, na Praça do Cordel, e os mestres Aldenir e Zé Pio, no Espaço dos…

Bienal em vídeos, dia 22 de abril

Leitura é importante
A leitura é importante para a nossa vida em todos os aspectos! Coleção Terra Bárbara Premium A Bienal sediou o lançamento da coleção Terra Bárbara Premium, das Edições Demócrito Rocha. As obras reúnem perfis biográficos de nomes importantes para a história do Ceará. São 15 títulos, entre reedições e novos exemplares. Natércia Pontes fala sobre criação de contos
Na Bienal, a escritora Natércia Pontes participa dos debates sobre contos. A cearense conversou com a TVC sobre o processo de criação de contos e romances. Bienal uma feira inclusiva
A Bienal procura tornar as experiências da programação ainda mais acessíveis investindo em atividades dedicadas a pessoas com deficiência. Algumas palestras e mesas redondas contam com a presença de intérprete de libras. Entrevista Gilmar de Carvalho
O pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho é um dos grandes responsáveis por registrar a cultura do Ceará. Ele conversou com a TVC sobre os 40 anos da publicação da obra ‘Parabélum. …

Encontro Cultura e Pensamento da Secult

Imagem
XII Bienal do Livro: Encontro Cultura e Pensamento da Secult aconteceu neste sábado As inovações tecnológicas e a função social da leitura e da escrita. Com este tema, a 4ª edição do Encontro Cultura e Pensamento foi realizada na manhã deste sábado, 22/4, durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O encontro teve como convidados o professor de Literatura da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Uece (FECLESC), Miguel Leocádio Araújo; a coordenadora geral da XII Bienal do Livro do Ceará e coordenadora de Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Mileide Flores; e os integrantes do Coletivo Movimento de Arte Resistência e Consciência (MARC), Monique Souza, Gustavo Santana, Patrícia Alves e Kelson Teles. A mediação foi de Lenildo Gomes, coordenador de Conhecimento e Formação da Secult. O encontro também contou com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Sant…

Lucarocas na Bienal do Livro do Ceará esperando você na Praça do Cordel

Imagem
Lucarocas, acadêmico da AMLEF estará presente, todos os dias, na Bienal Internacional do Livro do Ceará. Esperamos por você!

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO