Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 11, 2015

Misericórdia, a chave-mestra de Bergoglio

domtotal.comPor Lucetta Scaraffia* Se o Jubileu do ano 2000 foi o triunfo das multidões e, em certo sentido, o da Igreja, isto é, de uma instituição que – única no mundo – existe ininterruptamente há quase 20 séculos, o Ano Santo extraordinário de Francisco nasce desde já em tom menor. Ao menos do ponto de vista das multidões, das cerimônias, do sucesso midiático. Assim desejou o papa, que, pela primeira vez, convocou um jubileu "temático", no qual as portas santas que irão garantir a salvação depois da morte serão milhares, e as aberturas por parte do próprio pontífice se multiplicarão, tirando, de fato, a prioridade absoluta que a de São Pedro sempre teve. Em uma praça blindada, diante de um número de fiéis certamente reduzido pelo medo de atentados, Francisco repetiu o rito com o qual, na realidade, ele já inaugurou o Ano Santo há dez dias na África, atravessando a pobre porta de madeira da catedral de Bangui. Lá, a invocação ao perdão e à misericórdia tinha um sabor conc…

Padre brasileiro faz 70 anos de sacerdócio e é testemunho de zelo pela salvação das almas

Por Natalia Zimbrão REDAÇÃO CENTRAL, 09 Dez. 15 / 08:00 pm (ACI).- Na terça-feira, 8 de dezembro, enquanto a Igreja no mundo todo celebrava a Solenidade da Imaculada Conceição e a abertura do Ano da Misericórdia, em Maranguape (CE), Arquidiocese de Fortaleza, os fiéis tinham um motivo a mais para comemorar: os 70 anos de ordenação sacerdotal de Monsenhor Mauro Herbster, um testemunho de vida doada aos irmãos. Monsenhor Mauro Herbster é cearense, natural de Maranguape, nascido em uma família católica e atualmente tem 94 anos de idade. Quando jovem, estudou no colégio dos Irmãos Maristas e entrou para o Seminário, tendo sido ordenado em 8 de dezembro de 1945.
Conterrâneo deste sacerdote, Padre Rafhael Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese, esteve presente na Missa em ação de graças pelo aniversário de ordenação. Para ele, o Mons. Herbster, em suas sete décadas como padre, é um testemunho da misericórdia divina, com “seu zelo pela salvação das almas”.
“Ele nunca faltav…

Jubileu com a Misericórdia do bom samaritano

Rádio Vaticana
Primeiro na Catedral de Bangui na República Centro Africana e agora na Basílica de S. Pedro em Roma, o Papa Francisco deu início ao Jubileu da Misericórdia. Um Ano Santo muito importante para o futuro da Igreja. Em “Sal da Terra, Luz Mundo” recordamos o essencial da informação dos momentos vividos no passado dia 8 de dezembro. Na Solenidade da Imaculada Conceição, na passada terça-feira dia 8 de dezembro, o Papa Francisco deu início ao Jubileu da Misericórdia em Roma. Presente também o Papa Emérito Bento XVI. Com as palavras “Abram as Portas da Justiça” o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de S. Pedro. Antes deste momento de início do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco presidiu à Missa na Praça de S. Pedro onde estiveram largas dezenas de milhares de fiéis, numa celebração rodeada de rigorosas medidas de segurança. Na sua homilia o Santo Padre afirmou que “atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adotar a misericórdia do bom sama…

Papa: deixemo-nos acariciar pela misericórdia de Deus

Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Deus é apaixonado pela nossa pequenez, e a sua misericórdia não tem fim. Foi o que afirmou o Papa Francisco na missa celebrada esta manhã na Casa Santa Marta, concelebrada pelos Cardeais que compõem o Conselho dos Nove (C9), que iniciam hoje sua 12° reunião de trabalho com o Santo Padre. O Pontífice desenvolveu a sua homilia a partir da primeira Leitura – extraída do livro de Isaías, onde no monólogo do Senhor se compreende que Deus escolheu o seu povo “não porque fosse grande ou poderoso”, mas “porque era o menor de todos, o mais miserável de todos”. Deus se apaixona pela nossa pequenez Deus, prosseguiu, “se apaixonou por esta miséria, justamente por essa pequenez”. E neste monólogo de Deus com o seu povo, reiterou, “se vê este amor”, um “amor tenro, um amor como o de um pai ou de uma mãe quando conversa com o filho que acordou assustado com um sonho”. E o conforta: “Fique tranquilo, não tenha medo”: “Todos nós conhecemos as carícias dos pais e …

Papa reúne-se com conselho consultivo de cardeais

Agência Ecclesia 10 de Dezembro de 2015, às 14:24  Ansa Francisco anunciou criação de nova congregação «Leigos, Família e Vida» na Cúria Romana
Cidade do Vaticano, 10 dez 2015 (Ecclesia) - O Papa está reunido com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana, depois de ter anunciado em outubro a criação de uma nova congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida.
"Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre leigos, a família e a vida, que vai substituir o Conselho Pontifício para os Leigos e o Conselho Pontifício para a Família, ao qual vai estar ligada a Academia Pontifícia para a Vida", disse Francisco, a 22 de outubro, durante o Sínodo dos Bispos sobre a Família.
O Papa informou então que uma comissão própria vai "redigir um texto para delinear canonicamente" as competências do novo organismo, documento que será discutido neste encontro do Conselho de Cardeais.
A 11ª reunião do …

Paris: adiada para sábado a conclusão da 21ª Conferência do clima

Rádio Vaticana Paris (RV) - A 21ª Conferência sobre o clima em Paris terá a duração de mais 24 horas. O encerramento estava previsto para esta sexta-feira, mas será concluída amanhã, sábado com a assinatura do acordo final. No novo esboço estaria o compromisso de reduzir as emissões para a diminuição do aquecimento global de cerca 2 graus. Até o momento, no esboço do acordo da Conferência da ONU para o Clima falta uma solução definitiva sobre três questões cruciais: a diferenciação, os financiamentos e a ambição. O texto em discussão no entanto já alcançou um ponto central, que define o aumento de temperatura em relação ao período pré-industrial. É uma formulação intermediária, que fala em permanecer bem abaixo dos 2 graus para reduzir os riscos e impactos das mudanças climáticas. Fixada para 2023 a data da primeira revisão dos compromissos nacionais. O parênteses mais importante a ser definido é sobre o financiamento climático, com duas opções em aberto sobre a compensação por dano…

Anúncio de acordo final da COP21 adiado

domtotal.com Acordo deve ser anunciado no sábado, um dia depois do previsto. O objetivo é "consultar os grupos para fixar a versão final". Os negociadores do clima trabalhavam na versão final do acordo de Paris, que deve ser anunciado no sábado, um dia depois do previsto, anunciou nesta sexta-feira a presidência da COP21, ao final de uma nova noite de discussões.
O objetivo é "consultar os grupos para fixar a versão final, que será apresentada na manhã de sábado para sua adoção ao meio-dia", anunciou a presidência, segundo a qual não existirá uma nova "versão intermediária" do texto.
O prazo inicial era que os 195 países membros aprovassem durante a tarde de sexta-feira o acordo histórico, que pretende frear o aquecimento do planeta.
"Preferimos ter o tempo de consultar as delegações ao longo de sexta-feira", disse uma fonte, antes de destacar que a maratona noturna de negociações aconteceu em um "bom ambiente".
"As coisas seguem em um…

David Gilmour descarta volta do Pink Floyd

domtotal.com Pela primeira vez no país, Gilmour afirmou que está ansioso para encarar o público brasileiro. Gilmour vem ao Brasil para divulgar seu novo álbum, Rattle the Lock. Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 10 no Allianz Parque, zona oeste de São Paulo, o guitarrista David Gilmour, ex-Pink Floyd, descartou uma possível volta da banda. "Lembro que quando tocamos no festival Live 8, em 2005, os ensaios foram tensos. Afinal, nosso histórico era bastante doloroso. Não gostaria de repetir essa tensão toda de novo", disse o músico. Recentemente, David Gilmour participou da turnê de Roger Waters.
Pela primeira vez no país, Gilmour afirmou que está ansioso para encarar o público brasileiro. "É muito bom estar no Brasil. Todas as vezes que tentamos vir para cá, houve muitas complicações. Pensei que nunca seria possível fazer isso. Deu certo e cá estamos", cravou.
Conciso e sem dar explanações muito longas, Gilmour mostrou bom humor na entrevista…

COP 21 adia para sábado o acordo global sobre o clima

Novo esboço de acordo do clima tem mais consenso, mas menos ambição. Aquecimento precisa ser 'bem abaixo de 2°C', 'buscando 1,5°C', diz texto. Do G1, em São Paulo
Integrantes de organizações não governamentais discutem rascunho de acordo (Foto: Rafael Garcia/G1) A presidência da COP 21, a conferência sobre o clima, em Paris, anunciou na madrugada desta sexta-feira (11) que passou para sábado (12) de manhã a publicação do texto do acordo final sobre as metas para frear as mudanças climáticas. “A apresentação da redação do projeto global foi adiada desta sexta para sábado”, afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, presidente da cúpula. O objetivo é "consultar os grupos para fixar a versão final, que será apresentada na manhã de sábado para sua adoção ao meio-dia", anunciou a presidência, segundo a qual não existirá uma nova "versão intermediária" do texto. O prazo inicial era que os 195 países membros aprovassem durante a tard…

Morador de rua passa em 1º lugar em concurso público para coveiro em MG

Valter dos Santos era da BA e foi buscar emprego em Patos de Minas. Depois de 16 anos, ele usará o primeiro salário para alugar uma casa. Fernanda ResendeDo G1 Triângulo Mineiro
Morador de rua estudou por quatro meses e conseguiu garantir o 1º lugar no concurso da Prefeitura
(Foto: Paulo Barbosa/G1) O andarilho Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, vai trocar as ruas por um emprego. O sonho que dura 16 anos será possível porque passou em 1º lugar no concurso público da Prefeitura de Patos de Minas para o cargo de coveiro. Ele disputou as três vagas abertas com outras 21 pessoas e o primeiro investimento, segundo o novo funcionário público, será alugar uma casa para morar. Há 16 anos Valter dos Santos saiu de Ilhéus (BA) para tentar a sorte na cidade mineira, mas a falta de emprego e oportunidade acabou fazendo com que o sonho fosse adiado. “Nasci numa favela, num local onde brigas e crimes eram frequentes. Mas nunca quis isso para a minha vida e depois de ter uma decepção amorosa não pe…

Economia da Alemanha crescerá no 4º trimestre com 'ajuda de refugiados'

Relatório de ministério afirma que refugiados forneceram impulso adicional.
Construção de moradias deverá aumentar nos próximos meses. Da Reuters
A economia da Alemanha continua a crescer graças ao consumo privado, e os refugiados forneceram um impulso adicional limitado, afirmou o Ministério da Economia em seu relatório mensal nesta sexta-feira (11). Homem pratica corrida durante o amanhecer passando sob uma ponte do rio Elba em Dresde, na Alemanha, com o reflexo do céu visto nas águas do rio (Foto: Sebastian Kahnert/DPA/AP) Segundo o ministério, a maior economia da Europa está enfrentando leves obstáculos de um complicado ambiente econômico global, mas a alta do emprego e dos salários junto com o preço baixo do petróleo e o euro fraco estão ajudando. O ministério afirmou que a construção, especialmente de moradias, vai provavelmente aumentar nos próximos meses, enquanto o setor industrial começa a superar o ritmo fraco enfrentado no terceiro trimestre. "No geral, a produção econôm…

Dom Lustosa: movimento – beatificação e canonização se fortalece

A Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Antônio de Almeida reforça as ações visando acelerar o processo que tornará o religioso, oficialmente, um santo da Igreja Católica.  Nesta sexta-feira (14), será realizada, ao meio dia, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a missa em prol da causa. A celebração, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, lembra, ainda, os 41 anos de falecimento do Dom Lustosa. Padres salesianos também participarão da missa em homenagem ao ex-arcebispo de Fortaleza, que era da Congregação Salesiana. Após a missa, os fieis participarão de uma visita guiada à Capela do Ressuscitado, na cripta da Catedral, onde foi sepultado o corpo de dom Lustosa. Na ocasião, haverá um momento de oração e depois a abertura da exposição da vida e obra do religioso. A missa marca também os 16 anos de luta da Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Antônio de Almeida Lustosa. A comissão surgiu em …

O leão e a cobra

Gonzaga Mota* O leão Tadu, forte e arrogante, há anos, dominava a bela e rica floresta Baframa localizada no continente Matão. Era tagarela por natureza e sempre auferia os eventuais bônus e não admitia os ônus de suas políticas públicas, culpando outros animais. Parte dos bichos o admirava, em razão de suas ações efêmeras; outra não, por motivo de inconsistentes medidas administrativas às vezes próximas de malfeitos. A renda média dos moradores de Baframa era inferior àquela verificada no contexto universal e relativamente concentrada. A produção global variava de forma negativa e as taxas de inflação, juros e desemprego apresentavam um comportamento ascensional. Eram reduzidos os níveis de produtividade e competitividade. Tadu se preocupava mais em manter o poder. Era um leão muito ambicioso. Por isso, concedia benefícios aos amigos e apoiadores e, em outro plano, preocupava-se com a população animal. Ele e alguns membros do poder executivo da República Florestal tratavam com certa …