Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO AMANHÃ NO RIO, DILMA INAUGUROU

Presidente chegou à Praça Mauá a bordo de um VLT, em fase de testes.
Prefeito e governador acompanham Dilma na visita ao museu.

Daniel Silveira e Káthia Mello*Do G1 Rio

A presidente Dilma Rousseff, acompanhanda do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Luiz Fernando Pezão, inaugurou na noite desta quinta-feira (17) o Museu do Amanhã, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária do Rio.
A presidente chegou por volta das 19h10 à Praça Mauá, onde fica o museu, a bordo de um VLT, que está em fase de testes.
Ela saiu da Rua Barão de Tefé até o centro da praça na companhia de autoridades. Em seguida, caminhou até o museu.
Antes da inauguração oficial, Dilma percorreu uma parte do espaço. A presidente parou na área do Cosmos, uma espécie de planetário onde se explica "De onde viemos".

Em seu discurso, ela disse que, apesar de "tão novinho", o Museu do Amanhã pode ser considerado um patrimônio histórico do Brasil porque transformará toda a região em volta, tornando-se  um centro "cultural, artístico e científico que vai elevar o espírito".

"Acredito muito no efeito que este museu terá sobre nossos jovens e crianças, só a partir de oito anos porque tem a questão do letramento. Agora, meu neto de cinco anos ficaria louco aqui, mesmo não entendendo uma única palavra", brincou a presidente, arracando risos da plateia.

Entre os presentes na inauguração, estavam o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, autor do projeto, e José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente do Grupo Globo. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o Banco Santander.
Dilma observa uma das instalações do Museu do Amanhã (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)Dilma observa uma das instalações do Museu do Amanhã (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)
Dilma deixa recado em quadro no Museu do Amanhã (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)Dilma deixa recado em quadro no Museu do Amanhã (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)
"Um espaço de qualidade, aqui nós temos o Museu de Arte do Rio, do outro lado da Praça Mauá, essa praça toda refeita, ficou linda. Aqui no fim de semana as famílias já estão se juntando aqui, a garotada vem andar de skate. Tem um monte de food truck aí também. E agora, com esse Museu do Amanhã aberto, a visita vai melhorar mais ainda, vai ficar um espetáculo", disse Marinho (veja no vídeo, na reportagem do RJTV).
O prefeito fez questão de fazer uma saudação especial para o deputado Leonardo  Picciani (PMDB), que foireconduzido à liderança do PMDB na Câmara nesta quinta.
"Que bom que voltou à liderança Picciani".
Paes também destacou nos agradecimentos aos funcionários da prefeitura o trabalho do ex-secretário de Governo, Pedro Paulo, a quem chamou de "maestro do meu governo". No discurso, lemrou da parceria dos governos do Estado e Federal, agradecendo o apoio da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.
Paes se disse feliz e voltou a brincar, dizendo que tem o melhor emprego do mundo. "É uma alegria enorme ser prefeito dessa Cidade", disse, ressaltando a devolução do Centro do Rio recuperado. "O museu é fruto de um monte de cariocas apaixonados."
Dilma visitou o Museu do Amanhã ao lado de Paes, Pezão e outras autoridades (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)Dilma visitou o museu ao lado de Paes e outras autoridades (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio)
A obra
O museu foi erguido em um píer sobre a Baía de Guanabara, em frente à Praça Mauá, e marca a revitalização de cinco milhões de metros quadrados da Região Portuária, área histórica da cidade que há décadas enfrentava um processo de degradação.
O espaço conjuga ciência, arte, linguagem e tecnologia em espaços interativos, que examinam o passado, apresentam tendências do presente e exploram cenários possíveis para os próximos 50 anos.
Na chegada à Praça Mauá, dois pequenos grupos se manifestaram, um contra e outro a favor da presidente (veja a chegada de Dilma no vídeo abaixo).
Viradão
O museu será aberto ao público no fim de semana (19 e 20 de dezembro), com uma festa de 36 horas, chamda  Viradão do Amanhã. O novo museu será a grande estrela da variada programação: das 10h de sábado às 18h de domingo, suas portas estarão abertas para o público, com entrada gratuita. Entre as principais atrações estão o cantor Diogo Nogueira e o bandolinista Hamilton de Holanda, que se apresentam no sábado às 20h, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, no domingo no mesmo horário, na nova Praça Mauá (confira a programação completa aqui).
"Teremos uma programação variada para toda a família ao longo de 36 horas, acompanhando o horário de funcionamento especial do museu na inauguração. A população que já abraçou a Praça Mauá tem um motivo a mais para voltar ao Centro do Rio", disse o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.
Museu do Amanhã foi inaugurado nesta quinta-feira (17) (Foto: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio)Museu do Amanhã foi inaugurado nesta quinta-feira (17) (Foto: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio)
70 mil novos habitantes
A construção do museu faz parte do projeto urbano Porto Maravilha, que pretende promover mudanças no Centro do Rio. A região que atualmente conta com 30 mil moradores fixos, pode receber 70 mil novs habitantes. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, afirmou que o projeto tem cuusto total de R$ 8 bilhões.

“A operação urbana Porto Maravilha tem um prazo de implantação de 30 anos. A gente espera que ao longo dos primeiros 15 anos a gente assista um adensamento populacional dessa região. A população que hoje é de 30 mil habitantes, tenha mais 70 mil pessoas morando na região. A gente espera que esse conjunto de intervenções sirva para compor esse cenário e atraia moradores para a região. A operação tem um custo estimado em valores de 2011 de R$ 8 bilhões ao longo de 15 anos. Estamos falando de um período de 2011 a 2026", disse Silva.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
* Colaborou Filipe Matoso, do G1, em Brasília

Museu do Amanhã fica na Praça Mauá (Foto: Reprodução/TV Globo)Museu do Amanhã fica na Praça Mauá (Foto: Reprodução/TV Globo)
Prefeito postou foto do interior do Museu do Amanhã (Foto: Facebook/ Eduardo Paes)Prefeito postou foto do interior do Museu do Amanhã antes da inauguração (Foto: Facebook/ Eduardo Paes
)

Comentários