Pular para o conteúdo principal

Dom Helder no Rio de Janeiro

Padre Geovane Saraiva *

Dom Hélder Câmara was ordenado Sacerdote AOS 22 anos, repleto de fé e Esperança no Coração, em Fortaleza-CE (15/08/1931), convertido hum indizível Uma Tarefa de Construir o Reino, utopia fascinante, bela e maravilhosa AOS Olhos de Deus (cf. 52, 7). Na Ação Apostólica, o designamos Como Alguém Talhado Pará Como Coisas Mais Elevadas, com obstinação e Força inabaláveis. Transferido, em 1936, do Ceará Para o Rio de Janeiro, adotou Como desafio antecipar Soluções pastorais em prol dos que Viviam na Pobreza e na indigencia, AO asseverar: "Nos Rostos dos Pobres, Gastos Pela fome, esmagados humilhações Pelas, descobri TEU Rosto , Cristo Ressuscitado! ".

Caracterizamos o contexto de hum Dom Helder inspirado e Inspirador, Não SENTIDO de contribuir Para Que O Mundo fosse marcado Por uma Ordem Sociais Mais justa e Por Um humanismo Segundo a Vontade de Deus. Em 1955, nasce Uma Cruzada São Sebastião, com o Objetivo de urbanizar favelas Como da Cidade do Rio de Janeiro, Iniciativa de Dom Helder Câmara, que, em hum Longo Prazo, com Conjuntos Habitacionais Uma de Construção, Como favelas desapareceriam; Que hum Curto Prazo em buscava Ações pontuais, comunidades Levando Melhorias como.

Dom Helder, JA Naquela Época, Bem Antes do Vaticano II, preocupava-se em Superar a Pobreza. Acreditava na importancia da militância dos Pequenos grupos Como protagonistas de hum Novo Destino, de Uma Nova História; ELE tambem nao acreditava DOS vigor Leigos, Força transformadora da Realidade excludente e desigual. Quatro ano mais tarde, em 1959, nasce Mais uma bela Iniciativa de Dom Helder, Como belo Testemunho de fé SUA Sólida e Convicção, o Banco da Providência, um banco Paragrafo OS Pobres QUE TEM ACESSO AOS NAO Bancos do Sistema Financeiro; inovando Um Novo Padrão Para a filantropia. Para Estruturar o referido banco, em 1961, Criou Uma Feira da Providência, Que Passou a principal fonte de arrecadação sor de Recursos Paragrafo hum Aquela Próspera e Abençoada Instituição. SEJA Deus louvado Cabelo Artesão da Paz e Servo de Deus, Dom Helder Câmara!  

* Pároco de Santo Afonso, escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

Comentários