Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 14, 2018

Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) chega à sua 4ª edição no Centro de Convenções, em Olinda

Diante da ascensão de discursos totalitários e da intolerância no âmbito político no Brasil, a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) chega à sua 4ª edição apostando no tema Uma nova era de extremos - referência ao livro Era dos extremos, do historiador britânico Eric Hobsbawm. Realizada entre os dias 19 (próxima quarta) e 23 (domingo) no Centro de Convenções, em Olinda, a programação gratuita terá palestras, oficinas e lançamentos, incluindo convidados como Raimundo Carrero, Eduardo Bueno, Luisa Geisler e Julián Fuks, além de shows musicais de Moraes Moreira, Maciel Melo e Jessier Quirino. Organizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), o evento reunirá 50 expositores, entre editoras nordestinas, distribuidoras de todo o país, colégios e editoras alternativas. A expectativa é receber 50 mil pessoas e movimentar R$ 2 milhões. O auditório principal contará com 300 lugares, enquanto uma …

Bancário faz sua estreia como escritor

Fábio Correia lança, nesta sexta, 14, na livraria Empório Cultural, 'Piratas do Paranoá', primeiro livro de uma série sobre política e corrupção Qual o Brasil que queremos para o futuro? É a partir dessa pergunta que o administrador e bancário Fábio Correia concebeu o livro "Piratas do Paranoá", que marca sua estreia como escritor. Publicado pela editora Scortecci, o livro será lançado na noite desta sexta-feira, 14, na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping Center. Primeira obra de uma série sobre política e corrupção em diferentes partes do mundo, "Piratas do Paranoá" coloca em discussão questões como história e problemas sociais da realidade brasileira. Segundo Correia, o livro surgiu da necessidade de esclarecer a verdade sobre os fatos históricos do Brasil e mostrar o que realmente é "fake news". "O Brasil tem todas as condições para ser uma grande potência. Temos que valorizar as nossas riquezas naturais", completa o auto…

Violência

Gonzaga Mota* Em razão do cruel e covarde atentado ocorrido no último dia 6 do corrente mês, em Juiz de Fora (MG), pedimos permissão ao leitor para repetir, em grande parte, nosso artigo publicado neste espaço em 01/06/2018. Estamos vivenciando no Brasil uma época em que predomina a diáspora de ideias e de objetivos. O ideal decadente mostra a falta de perspectiva das novas gerações e deixa num clima de perplexidade os mais idosos. Quais seriam então os princípios básicos para que possamos alcançar uma situação melhor? A pergunta não é de fácil resposta. Tomamos a liberdade de apontar cinco pontos substanciais: democracia, ética, espiritualidade, respeito aos direitos humanos e paz. Reconhecendo o elevado grau de utopia, precisamos ter esperança. São conceitos interdependentes e necessitam ser observados dentro de um contexto sistêmico. Sem dúvida, a ideia democrática se opõe a ideologias opacas em que o poder é, na maioria das vezes, exercido mediante força, mídia tendenciosa e dinhe…

Livro marca os 20 anos do Laboratório de Psicanálise/UFC

14.09.2018 Os autores Natália Pereira Travassos e Marco Antonio Coutinho Jorge: pesquisa aborda a destransição Derivado do trabalho de conclusão de curso da psicanalista Natália Pereira Travassos - estendido ao programa de mestrado em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e sob orientação de Marco Antonio Coutinho Jorge - o livro "Transexualidade: o Corpo Entre o Sujeito e a Ciência" chega às prateleiras. Publicada em julho deste ano pela editora Zahar, a obra ganha uma noite de lançamento em Fortaleza hoje (14), às 19h, no Ideal Clube. O evento acontece durante as comemorações dos 20 anos do Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (UFC), dentro do XVII Encontro de Psicanálise da UFC. Na ocasião, os autores estarão presentes para uma noite de autógrafos e realizarão um bate-papo, às 17h45, com o tema: "Intervenções sobre a Transexualidade: o corpo entre o sujeito e a ciência". Marco Antonio, que divide a autoria do livro…

Solano Ribeiro amplia e relança edição do livro "Prepare seu Coração"

por Julio Maria - Agência Estado Era como se os astros se posicionassem prevendo um cataclismo. A partir de abril de 1965, com Elis Regina vencendo o primeiro Festival Nacional da MPB da TV Excelsior com "Arrastão", música do menino Edu Lobo e letra da já autoridade Vinicius de Moraes, a força centrífuga de produção musical do País migraria dos núcleos isolados em apartamentos da zona sul do Rio, esquinas de Belo Horizonte e casas de jazz na Praça Roosevelt de São Paulo para os grandes festivais. Pela primeira vez, baianos, cariocas, mineiros, paulistas, cearenses, paraibanos e uma gaúcha, Elis, seriam abrigados sob um mesmo teto e teriam um mesmo propósito com suas criações: a vitória. A TV Record, de Paulo Machado de Carvalho, tomou da Excelsior as rédeas do negócio e chegou a ter praticamente todo o casting popular sob seu controle. Elis, Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Elizeth Cardoso, os programas eram todos seus. Nos festivais, a melhor música brasileira era colocada e…

Missão da Unesco faz primeira visita ao Museu Nacional

O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, recebeu nesta tarde (13) a primeira visita dos integrantes da missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Até a próxima semana, serão avaliadas ações emergenciais necessárias para resgatar peças que estão nos escombros e para resguardar o acervo que tenha sobrevivido ao incêndio de grandes proporções que tomou conta do edifício no dia 2 de setembro. O diretor do Museu Nacional, o paleontólogo Alexander Kellner, explicou que, antes da visita ao edifício incendiado, ocorreu uma primeira reunião de orientação geral entre a missão da Unesco e a diretoria da instituição. Algumas medidas concretas já foram discutidas. “Entre outras coisas, está se pensando em cobrir parte de uma área do acervo para proteger da chuva. É uma situação que está sendo conversada. Entendam que estamos todos muito no início ainda e nós vamos estabelecendo os protocolos corretos de trabalho daqui para frente”, disse. A chefe da missã…