Postagens

Mostrando postagens de Agosto 14, 2017

Fotos de romarias em Juazeiro do Norte ganham exposição em Barcelona

Imagem
Imaginar um elo entre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelona parece ser uma tarefa difícil. Entretanto a fotógrafa carioca Adriana Pimentel, radicada no Ceará, tratou de estreitar esses laços. Nas próximas semanas, quem passar pela cidade catalã poderá conferir 12 fotografias que retratam de perto as tradicionais romarias juazeirenses. As fotos foram capturadas entre os anos de 2005 e 2013. Hoje, mais de 10 anos após o início do projeto, a devoção do povo do Cariri chega ao outro lado do Atlântico. “O meu sentimento é de superação! Muita gratidão ao universo e aos amigos que conquistei aqui e todos que tenho aí no Brasil, principalmente no Ceará. É um momento de vitória e celebração”, relata a fotógrafa. Adriana viveu mais de 20 anos no Cariri e conta como surgiu a oportunidade de levar o seu trabalho para tão longe. “Eu fui convidada pela gerente do espaço, e ela me perguntou sobre o que eu queria expor. Falou que tinha visto em meu site algumas fotos de Juazeiro, aí eu disse q…

Mauricio de Sousa lança autobiografia com a gênese de seus 500 personagens

Imagem
por Folhapress O autor já alcançou o número de 1 bilhão de revistas publicadas. Aos 81, Mauricio de Sousa é um pai superlativo: seus filhos de carne e osso são dez (um deles morreu), de quatro mulheres diferentes. Os do papel já chegam a 500 e é praticamente certo que você, assim como qualquer brasileiro, conheça um bom punhado deles pelas revistinhas da Turma da Mônica. Boa parte desse enredo(os filhos, as mulheres, as personagens)está sendo contada na autobiografia "A História que Não Está no Gibi", livro divertido, direto e bem escrito — o texto e a reportagem adicional são do jornalista Luís Colombini, em cima de depoimentos semanais de Mauricio, por cerca de um ano. Falando em superlativo, tanto o livro quanto essa reportagem poderiam seguir parágrafos sem fim desfiando os números de Mauricio de Sousa e seus estúdios, como o de revistas já publicadas (1 bilhão), visualizações de desenhos no YouTube (2,2 bilhões) ou produtos licenciados (3.000). Melhor ir logo ao que inter…

Obra de Leonilson está exposta em Mostra de SP

Imagem
por Silas Martí* - Folhapress Obra sem título, de 1992, de Leonilson, que foi exposta no Espaço Cultural Unifor. A peça pode ser vista na mostra coletiva "do silêncio: vers Leonilson", com curadoria de Ricardo Resende, em São Paulo ( Foto: Fabiane de Paula ) Uma vontade minimalista atravessa a obra de Leonilson. Suas pinturas da década de 1980, quando despontou no cenário artístico, foram se tornando cada vez menores e menos coloridas até chegar a seus desenhos delicadíssimos, elaborados com poucos traços e emoldurados por imensos espaços em branco. Seus bordados, que chegaram a ter várias camadas e uma série de objetos costurados no tecido, seguiram a mesma linha da depuração, coincidindo com a descoberta da doença que tirou sua vida. Numa mostra organizada por Ricardo Resende ("do silêncio: vers Leonilson"), agora na galeria Marilia Razuk (SP, até 23 de setembro), um desses trabalhos - só um véu esticado sobre um chassi de madeira com duas letras negras bordadas n…

Aplicativo auxilia pessoas com doença renal crônica

Imagem
Um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, em parceria com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati), decidiu criar o aplicativo "Renal Health". O objetivo é auxiliar pessoas com doença renal crônica e educá-las sobre o tratamento, além de apresentar fatores de risco e medidas que podem ser adotadas para prevenção pela população geral. O projeto passou por uma seleção e foi aprovado para financiamento, no valor de 15 mil dólares, pela "International Society of Nephrology", em seu "Clinical Research Program", concorrendo com projetos do mundo todo. Além de verba para a compra de material necessário para a elaboração e teste do aplicativo, haverá financiamento para bolsas de iniciação científica e doutorado na Unifor. Este projeto também conta com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que…

Fechado há 14 anos, Museu Das Secas padece com falta de manutenção

Imagem
Igor Cavalcante Fechado há 14 anos sob promessa de ser restaurado, o Palacete Carvalho Mota, antigo Museu das Secas, no Centro, funciona atualmente como arquivo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Sem data para ser reaberto ao público, o prédio tem áreas sem eletricidade, cômodos estão tomados por mal cheiro e as obras de arte que sobraram estão colocadas no chão. A construção histórica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 19 de maio de 1983. Poucos que passam pelo cruzamento entre as ruas Pedro Pereira e General Sampaio notam que ali está um prédio com 110 anos de história. A maioria sequer imagina que o espaço foi um dos principais responsáveis por concentrar a memória e homenagear os flagelados pelas secas no Ceará. A construção, hoje disfarçada em meio a fios elétricos dos postes e pichações nas paredes, une elementos neoclássicos e traços de art nouveau nos 1,3 mil metros quadrados do terreno. Trabalhando há dois…

Caetano Veloso e Emicida fazem show político em SP

Imagem
Foram poucas palavras. Cinco ou seis no total, incluindo um modesto "Fora, Temer". Com seu velho violão nas mãos, ele disparou os hits um a um. Caetano Veloso, principal atração do Coala Festival, que em 2017 chegou à sua quarta edição (Rafael Arbex /AE)
Muitos dos jovens que por volta das 20h30 do último sábado, 12, abarrotaram o Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, não haviam sequer completado 25 anos. Havia ali gente de diferentes tribos e estereótipos, das faixas coloridas no cabelo passando pelas roupas largas que faziam alusão ao estilo hip-hop gourmet.

Todos, entretanto, tinham um único objetivo: reverenciar Caetano Veloso, principal atração do Coala Festival, que em 2017 chegou à sua quarta edição.

Quando Caetano compôs boa parte do repertório do show deste sábado, muitos dos que estavam presentes ali nem sonhavam em nascer. Apesar disso, os jovens fechavam os olhos e cantavam as canções em alto e bom som. De Reconvexo à complicada letra de Podres, P…

Argentino 'Ninguém Está Olhando' vence o Cine Ceará

Imagem
História de um ator de telenovelas famoso em seu país que tenta fazer carreira em Nova York, bateu aquele que era considerado um dos favoritos, Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio. O filme triunfou também na categoria de melhor montagem e ainda levou o prêmio da crítica, oferecido pela Abraccine. (Divulgação)
O clima político frio, na quente Fortaleza, ganhou temperatura na cerimônia de encerramento do Cine Ceará, realizada sexta-feira no Cineteatro São Luiz, centro da cidade. Ao longo da noite, gritaram-se muitos “Fora, Temer”, palavra de ordem sempre aplaudida pela plateia. Como o evento é ibero-americano, ouviu-se, mais de uma vez, um “Fuera, Temer”, pronunciado por participantes hispânicos. Um deles, o argentino Guillermo Pfening, foi ganhador do troféu Mucuripe de melhor ator em Ninguém Está Olhando, longa de Julia Solomonoff que acabou vencendo o festival. O filme triunfou também na categoria de melhor montagem e ainda levou o prêmio da crítica, oferecido pela Abraccine (A…

Estudo revela 'crítica radical' de brasileiro

Imagem
Para pesquisador da USP, falta de representatividade faz eleitor formar 'consciência'; conceito de democracia não é claro, diz professor da FGV. A sensação de que no Brasil a democracia não é respeitada passa pela questão da falta de representatividade e aos desvios éticos. (Reprodução)
A falta de representatividade é a chave para entender o descontentamento com a política e a democracia brasileira apontada na pesquisa do instituto Ipsos. Essa é a visão de cientistas políticos que tiveram acesso ao levantamento em que 94% dos entrevistados dizem não acreditar que os políticos que estão no poder representam a sociedade brasileira. Em consequência disso, 86% também afirmam que a democracia no país não é respeitada.

Para o cientista político José Álvaro Moisés, da Universidade de São Paulo (USP), a pesquisa mostra uma crítica radical ao modo como a política está funcionando no Brasil. “A população não se sente representada por quem elegeu e por quem está no poder. Os números suger…

Flipelô e Campus Party terminam com grande sucesso em Salvador

Imagem
Sayonara Moreno - Correspondente da Agência Brasil
O colorido letreiro da #FLIPELÔ foi cenário de muitas fotos no PelourinhoSayonara Moreno/Agência Brasil Dois grandes eventos dos universos das letras e das tecnologias foram encerrados neste domingo (13) em Salvador com sucesso de público e movimento: a primeira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) e a Campus Party, evento de destaque mundial na área de tecnologia e informática. Com saraus, mostras e exposições, a Flipelô teve cinco dias de evento em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que faria 105 anos na última quinta-feira (10). Entre os casarões coloniais do Centro Histórico de Salvador, no Largo do Pelourinho, em frente à sede da Fundação Casa de Jorge Amado, um colorido letreiro com o nome #FLIPELÔ foi cenário de fotos de turistas e participantes da Festa Literária. A Flipelô teve a participação de mais de 200 convidados em 60 atividades - incluindo mesas de debates, saraus, contação de estórias,…

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro